Famílias Mafra

Amaro Rosa

masculino 1931 - 2010  (79 anos)


Gerações:      Padrão    |    Vertical    |    Compacta    |    Completa    |    Textual    |    Árvore de costado (Ahnentafel)    |    Diagrama em leque    |    Mídia    |    PDF

Geração: 1

  1. 1.  Amaro Rosa nasceu em 9 Jun 1931 (Filho de José Ildefonso Rosa e Osória Maria Mafra); morreu em 16 Set 2010.

    Família/Cônjuge: Felicidade da Silva. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos(as):
    1. José Rosa
    2. Rosiane Rosa
    3. Rosete de Jesus Rosa

    Família/Cônjuge: Leonor da Silva. Leonor (Filha de José da Silva e Adelaide de Borba) nasceu em 20 Jan 1947. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos(as):
    1. Fernanda Felicidade Rosa
    2. Cecília Rosa
    3. Silvana Rosa
    4. Moisés Rafael Rosa

Geração: 2

  1. 2.  José Ildefonso Rosa nasceu cerca de 1889 em Camboriú, SC (Filho de João Desidério Rosa e Maria Francisca dos Santos); morreu em 4 Fev 1956 em Estaleiro, Camboriú, Balneário Camboriú, SC; foi enterrado em Barra, Camboriú, Balneário Camboriú, SC.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: José Ildephonso Rosa, José Ildefonso Roza, José Ildefonso Rosa.

    Notas:

    Falecimento:
    Camboriú, SC, Óbitos 1951-1958, 188, 1001.
    [...]. Aos seis dias do mês de Fevereiro de mil e novecentos e cinqüenta e seis, nesta cidade de Camboriú [...] às oito horas do dia quatro do corrente mês e ano, em domicílio, no lugar Estaleiro neste município, faleceu José Ildefonso Rosa, com sessenta e sete anos de idade, do sexo masculino, de cor branca, de profissão lavrador, estado civil casado com Osoria Maria Rosa, natural deste município, domiciliado neste município e residente neste município, filho legítimo de João Desiderio Rosa, já falecido e de sua mulher Francisca Maria dos Santos [sic], já falecida, deixando bens a inventariar e os seguintes filhos: Olimpio, Valdemar, Maria Rosa e Amaro. Deixou herdeiros netos. O sepultamento foi feito no cemitério da Barra neste município. [...].

    José casado Osória Maria Mafra em 29 Nov 1914 em Camboriú, SC. Osória (Filha de Domingos Vicente Mafra e Maria dos Prazeres de Aviz) nasceu em 10 Jun 1893 em Moura, Tijucas, Canelinha, SC; foi batizado em 22 Jul 1893 em Vila de Brusque, Brusque, SC; morreu em 9 Dez 1985 em Estaleiro Grande, Balneário Camboriú, SC; foi enterrado em Barra de Camboriú, Balneário Camboriú, SC. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 3.  Osória Maria Mafra nasceu em 10 Jun 1893 em Moura, Tijucas, Canelinha, SC; foi batizado em 22 Jul 1893 em Vila de Brusque, Brusque, SC (Filha de Domingos Vicente Mafra e Maria dos Prazeres de Aviz); morreu em 9 Dez 1985 em Estaleiro Grande, Balneário Camboriú, SC; foi enterrado em Barra de Camboriú, Balneário Camboriú, SC.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Osoria Maria Rosa, Izoria, Isaura, Ozoria Maria Mafra, Osoria Maria Mafra.

    Notas:

    Olindina Rocha, 16 de Outubro de 1998: Ozória era parteira, benzia e dava remédios.

    Paulina Mafra, Lina, Itaipava, Itajaí, SC, 16 de Outubro de 1998: Ozória era sobrinha do meu pai.

    Amaro Loreno Mafra, 18 de Outubro de 1998: Osória era filha do meu tio Domingos, irmão do meu pai, e casada com José Rosa. Procurar José Domingos no Braço do Camboriú.

    Nascimento:
    São João Batista, SC, Nascimentos 1889-1900, 109, 317.
    Vicente e Ozoria [sic]. Aos dois dias do mês de Março do ano de mil oitocentos e noventa e cinco, neste distrito de Paz da Paróquia de São João Batista da Comarca de São Sebastião de Tijucas do Estado de Santa Catarina, em meu cartório compareceu o cidadão Domingos Vicente Mafra [...] e declarou que no lugar denominado Moura deste distrito, no dia vinte e três de Fevereiro de mil oitocentos e noventa e dois nasceu uma criança do sexo masculino e no dia dez [sic] de Junho de mil oitocentos e noventa e três nasceu outra criança do sexo feminino, filhos legítimos do declarante e de sua mulher Maria dos Prazeres d'Aviz, netos paternos de Vicente Francisco Mafra e de Maria Matutina e maternos de Manoel Martins d'Aviz e de Maria de Alexandria Dutra, cujas crianças foram batizadas, o primeiro com o nome de Vicente e foram padrinhos Loreno Francisco Mafra e Maria Joana Mafra, e a segunda com o nome de Izoria [sic] e foram padrinhos Vicente Francisco Feliz e Maria Francisca de Jesus. [...]. Domingos Vicente Mafra. [...].

    Batismo:
    Brusque, SC, São Luiz Gonzaga, Livro de Batismos 1892-1895, 041, 278.
    No dia vinte e dois de Julho de 1893, na Igreja Matriz, Isaura [sic], nascida a dezesseis [sic] de Junho de 1893, filha de Domingo Vicente Mafra [sic] e Maria Despraser de Avis [sic]. Avós paternos Vicente Francisco Mafra e Maria Matutina Candida, maternos Manoel Martins d'Avis e Maria Alessandrina Doutra [sic]. Padrinhos Vicente Francisco Ferles [sic] e Maria Francisca de Jesus. Padre [Antonio] Eising.

    Falecimento:
    Balneário Camboriú, SC, Óbitos 1983-1988, 159v, 2206.
    [...]. [...] nesta cidade e comarca de Balneário Camboriú [...] no dia nove de Dezembro de mil novecentos e oitenta e cinco, às quinze horas, em domicílio, à rua Geral, sem número, no lugar Estaleiro Grande, deste Município, faleceu Ozoria Maria Mafra, do sexo feminino, [...] domiciliada e residente neste Município, no lugar Estaleiro Grande, à rua Geral sem número, com noventa e dois anos de idade, estado civil viúva, filha de Domingos Vicente Mafra e de Maria dos Prazeres de Aviz, ambos já falecidos. O sepultamento foi feito no Cemitério da Barra de Camboriú [...]. [...].

    Notas:

    Casamento:
    Camboriú, SC, Divino Espírito Santo, Casamentos 1905-1923, 065, 027.
    [...]. Aos vinte e nove de Novembro de mil e novecentos e quatorze na Matriz de Camboriú, dispensados dos pregões por já serem casados civilmente, [...] na presença do Reverendo Padre Geraldo Spettmann e na das testemunhas Rozendo José Rebello e José Francisco Victor, receberam-se em matrimônio José Ildefonso Roza e Osoria Maria Mafra, ele com vinte e cinco anos de idade, filho legítimo de João Desiderio Roza e Maria Francisca dos Santos [sic], ela com vinte e dois anos anos de idade, filha legítma de Domingos Vicente Mafra e Maria Prazeres d'Avis [sic], ambos naturais e moradores desta paróquia. Para constar fiz este assento que assino. O vigário Padre José Foxius.

    Filhos(as):
    1. Margarida nasceu em 2 Mai 1918; foi batizado em 14 Jan 1919 em Barra, Camboriú, Balneário Camboriú, SC.
    2. Maria Trindade nasceu em 7 Mai 1920; foi batizado em 15 Jan 1921 em Barra, Camboriú, Balneário Camboriú, SC.
    3. Olímpio Germano Rosa nasceu em 28 Mai 1922; foi batizado em 14 Jan 1923 em Barra, Camboriú, Balneário Camboriú, SC; morreu em 28 Ago 2009 em Balneário Camboriú, SC; foi enterrado em Cemitério da Barra, Barra, Balneário Camboriú, SC.
    4. Valdemar Rosa
    5. Maria Bonsucesso Rosa morreu em 29 Jan 1999.
    6. 1. Amaro Rosa nasceu em 9 Jun 1931; morreu em 16 Set 2010.


Geração: 3

  1. 4.  João Desidério Rosa

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: João Desiderio Roza, João Desiderio Rosa.

    João casado Maria Francisca dos Santos. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 5.  Maria Francisca dos Santos

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Francisca Maria dos Santos, Maria Francisca dos Santos.

    Filhos(as):
    1. 2. José Ildefonso Rosa nasceu cerca de 1889 em Camboriú, SC; morreu em 4 Fev 1956 em Estaleiro, Camboriú, Balneário Camboriú, SC; foi enterrado em Barra, Camboriú, Balneário Camboriú, SC.

  3. 6.  Domingos Vicente Mafra nasceu em Jul 1861; foi batizado em 19 Out 1861 em Biguaçu, SC (Filho de Vicente Francisco Mafra e Maria Matutina Mafra Pereira); morreu cerca de 1925.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Domingo Vicente Mafra, Domingos Vicente Mafra.

    Notas:

    Regina Mafra, 29 de Maio de 1999: Veio do Moura, e de lá também trouxe meu pai.

    Olímpio Germano Rosa, 12 de Junho de 1999: Meus avós maternos vieram do Moura primeiro para Porto Belo e depois para Estaleiro. Vieram devido ferida na perna da minha avó, que para curar disseram que tinha de lavar com água do mar. Minha mãe tinha treze anos quando vieram para Estaleiro. Aqui compraram dos Coelho. No Moura tinham engenho de cana e de farinha, movidos a água. Aqui movidos a boi. Ozória, minha mãe, aprendeu a curar com seus pais. Minha avó era parteira e meu avô curava de picada de cobra. Meus avós maternos tinham casa em Porto Belo e devem ter sido enterrados lá. Meu pai era das Bombas.

    Amaro Rosa, 4 de Julho de 1999: Minha mãe falava que meus avós eram de Tijuquinhas antes de ir para o Moura. Vieram para Estaleiro quando minha mãe tinha treze anos. Vieram a conselho médico, para minha avó materna melhorar a visão, pois quase não enxergava

    Batismo:
    Biguaçu, SC, São Miguel, Batismos 1861-1863, 007.
    Aos 19 Out 1861. Domingos, nascido há 3 meses, filho de Vicente Francisco Mafra e de Maria Matotina Candida, moradores no Sertão do Inferninho. Padrinhos: Domingos Vicente Pereira e sua mulher Candida Joana Mafra.

    Domingos casado Maria dos Prazeres de Aviz em 26 Jun 1886 em Igreja de São João Batista, São João Batista, SC. Maria (Filha de Manoel Martins de Aviz e Maria Alexandrina Dutra) nasceu em 8 Mar 1871 em Vila de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC; foi batizado em 20 Mai 1872 em Igreja de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC; morreu cerca de 1923. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 7.  Maria dos Prazeres de Aviz nasceu em 8 Mar 1871 em Vila de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC; foi batizado em 20 Mai 1872 em Igreja de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC (Filha de Manoel Martins de Aviz e Maria Alexandrina Dutra); morreu cerca de 1923.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria, Maria d'Avis, Maria dos Prazeres de Avis, Maria dos Prazeres de Aviz.

    Notas:

    Joaquim Vicente Mafra, 13 de Março de 1999: A sua irmã Benta de Aviz casou-se com o viúvo Marco Rico, e depois com Caseca Jeremias.

    Batismo:
    Biguaçu, SC, São Miguel, Livro de Batismos 011, 1871-1874, 024.
    Maria. Aos vinte dias do mês de Maio de mil oitocentos setenta e dois [...] inocente Maria nascida no dia oito de Março de mil oitocentos setenta e um filha legítima de Manoel Martins de Avis e Maria Dutra [...] [...]. Foram padrinhos João Joaquim Dutra e Anna Maria de Avis. [...].

    Notas:

    Casamento:
    São João Batista, SC, São João Batista, Livro de Casamentos 003, 1882-1887, 018v.
    Aos vinte e seis dias do mês de Junho do ano de mil e oitocentos e oitenta e seis, nesta matriz de São João Batista do Alto Tijucas, depois de em tudo habilitados juxta tridentinum, perante mim e as testemunhas abaixo assinadas, receberam-se em matrimônio por palavras de presente Domingos Vicente Mafra com Maria dos Prazeres de Aviz; ele com vinte e quatro anos de idade, filho legítimo de Vicente Francisco Mafra, ela item de Manoel Martins de Aviz e de Maria Alexandrina Dutra: tem quinze anos de idade. A mãe do noivo Maria Matutina Candida. E para constar lavrei este termo que assino. Domingos Correia de Amorim. Francisco Duarte da Silva. O Vigário Manoel Miranda da Cruz.

    Filhos(as):
    1. Cândida Mafra nasceu em 1 Abr 1909 em Barra, Camboriú, Balneário Camboriú, SC; foi batizado em 20 Mai 1910 em Barra, Camboriú, Balneário Camboriú, SC; morreu em 30 Jan 1983 em Itajaí, SC; foi enterrado em Camboriú, SC.
    2. Maria Domingas Mafra nasceu em 22 Mai 1887; foi batizado em 5 Nov 1887; e morreu.
    3. Maria nasceu em 13 Mai 1888; foi batizado em 2 Set 1889; e morreu.
    4. Benita Maria Mafra nasceu em 15 Jan 1891 em São João Batista, SC; foi batizado em 21 Mar 1891; e morreu.
    5. Vicente Domingos Mafra nasceu em 23 Fev 1892 em Moura, Tijucas, Canelinha, SC; e morreu.
    6. 3. Osória Maria Mafra nasceu em 10 Jun 1893 em Moura, Tijucas, Canelinha, SC; foi batizado em 22 Jul 1893 em Vila de Brusque, Brusque, SC; morreu em 9 Dez 1985 em Estaleiro Grande, Balneário Camboriú, SC; foi enterrado em Barra de Camboriú, Balneário Camboriú, SC.
    7. Matutina nasceu em 6 Nov 1896; foi batizado em 29 Mar 1897; e morreu.
    8. Arão Mafra nasceu em 10 Dez 1897; foi batizado em 27 Mar 1898 em Vila de Brusque, Brusque, SC; e morreu.
    9. José Domingos Mafra nasceu em 4 Out 1900 em Nova Itália, Vila de Brusque, Brusque, Canelinha, SC; foi batizado em 13 Dez 1900 em Nova Itália, Vila de Brusque, Brusque, Canelinha, SC; e morreu.
    10. Laurinda Mafra nasceu em 14 Abr 1903 em Limeira, Vila de Brusque, Brusque, SC; foi batizado em 8 Set 1903 em Limeira, Vila de Brusque, Brusque, SC.
    11. Narciso Mafra nasceu em 22 Dez 1905; foi batizado em 11 Mai 1906.


Geração: 4

  1. 12.  Vicente Francisco Mafra nasceu em 3 Ago 1839; foi batizado em 29 Set 1839 em Vila de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC (Filho de José Francisco Mafra e Maria Madalena); morreu em antes de 14 Nov 1914.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Vicente Mafra, Vicente Francisco Mafra.

    Notas:

    Batismo:
    Biguaçu, SC, São Miguel, Batismos 1836-1851, 058v.
    Vicente. Aos vinte nove de Setembro de mil oitocentos e trinta e nove nesta Matriz da Vila de São Miguel batizei solenemente e pus os santos óleos a Vicente, nascido a três de Agosto, filho legítimo de José Francisco Mafra e de Maria Magdalena, desta. Neto paterno de Vicente Francisco Pereira e de Faustina Rosa de Jesus, desta. Neto materno de José Ferreira Cabral e de Joana Antonia Mafra, desta. Foram Padrinhos João Furtado Santiago e Francisca Rosa, desta. Fiz e assinei. O Vigário Encomendado Joaquim Serrano.

    Vicente casado Maria Matutina Mafra Pereira em 28 jul1860 em São Miguel, Biguaçu, SC. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 13.  Maria Matutina Mafra Pereira (Filha de Domingos Vicente Pereira e Cândida Joana Mafra).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria Matutina, Maria Matutina de Jesus, Maria Matutina Candida, Maria Matutina Mafra, Matutina Mafra Pereira.

    Notas:

    Casamento:
    Rio de Janeiro, RJ, Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, Habilitações Matrimoniais ano 1860, notação 15648, caixa 1461, maço 0.
    Petição inicial do processo de dispensa:
    Ilustríssimo e Reverendíssimo Senhor Arcipreste.
    Dizem os oradores Vicente Francisco Mafra e Maria Matutina, moradores na Freguesia de São Miguel, que eles contrataram para se casarem na forma do Sagrado Concílio Tridentino, mas o não podem fazer, sem primeiro serem dispensados do impedimento de segundo grau por consanguinidade em que estão ligados; que José Francisco Mafra e Candida Joanna de Jesus são legítimos irmãos, desta nasceu a oradora, e daquele o orador; que o orador, em razão do parentesco, tem frequente entrada em casa da oradora, e pelo grande amor que lhe adquiriu, contrataram para se casar, e por cuja causa tem havido grande murmuração [contra] a honra e reputação da oradora, não obstante não ter havido entre eles cópula carnal; que a oradora não foi raptada, e se acha vivendo em companhia de seus pais, em sua liberdade e honestamente; que os oradores são pobres. Desterro, 21 de Fevereiro de 1860.
    Seguem depoimentos do orador, da oradora, e das testemunhas Joze Francisco de Azevedo, casado, natural e morador na Vila de São Miguel, que vive de lavrador, idade que disse ser de quarenta e quatro anos, Bernardo Alves da Silva, casado, natural e morador na Vila de São Miguel, que vive do seu negócio, idade que disse ser de quarenta anos, e Pedro Joze Correa, casado, natural e morador na Vila de São Miguel, que vive de lavrador, idade que disse ser trinta e sete anos. 22 de Fevereiro de 1860.
    Sentença final.
    Vistos estes autos de Oradores Vicente Francisco Mafra, e Maria Matutina, moradores na Freguesia de São MIguel da Cidade do Desterro em Santa Catarina, sua petição em que pedem serem dispensados do impedimento de consanguinidade em segundo grau de linha transversal, em que se acham ligados, para o fim de [se] receberem validamente em matrimônio, e à vista das causas alegadas, e que justificaram no Juizo Eclesiástico daquele Arcebispado, lhes imponho as seguintes penitências. - Assistam estes Oradores a duas missas conventuais com velas acesas nas mãos, em uma Igreja Matriz, deixando as ditas velas para a mesma Igreja, que a varrerão duas vezes, reze cada um dez rosários, faça dois jejuns ordinários, confessem-se, e comunguem, e tudo ofereçam à Paixão de Cristo Senhor Nosso em sufrágio pelas almas do Purgatório. Satisfeito em virtude do Breve Apostólico dos 25 a. [?], e pelas faculdades que me são concedidas, os dispenso do referido impedimento, e para este fim somente, os absolvo de qualquer censura, ou pena eclesiástica. Portanto se lhes dê Sentença. Rio de Janeiro, 27 de Abril de 1860.

    Biguaçu, SC, São Miguel, Casamentos 1860-1865, 003.
    Aos vinte e oito dias do mês de Julho do ano de mil oitocentos e sessenta pelas nove horas do dia, nesta Matriz de São Miguel, [...] se receberam em matrimônio [...] Vicente Francisco Mafra, filho legítimo de Jozé Francisco Mafra, Joanna, e de sua mulher Maria Magdalena, com Maria Matutina, filha legítima de Jozé Vicente Pereira e de sua mulher Custodia da Silva Mafra, dispensados do segundo grau de consanguinidade em que se acham ligados. [...]. Do que para constar mandei lavrar este termo que assino, sendo eu uma das testemunhas. Pelo Padre Manoel Amancio Barreto [o] Padre Isidro Duarte e Silva. Como testemunha Jozé Vicente Pereira.

    Filhos(as):
    1. Maria Matutina Mafra
    2. Loureno Vicente Mafra
    3. Maria Domingas Mafra
    4. João
    5. 6. Domingos Vicente Mafra nasceu em Jul 1861; foi batizado em 19 Out 1861 em Biguaçu, SC; morreu cerca de 1925.
    6. Justo nasceu em 19 Jul 1864; foi batizado em 31 Out 1864 em Biguaçu, SC; e morreu.
    7. Francisca Mafra nasceu cerca de 1867.
    8. Cândida Matutina Mafra nasceu em Mar 1868; foi batizado em 6 Ago 1868 em Biguaçu, SC; morreu em 20 Jun 1947 em Canhanduba, Camboriú, SC; foi enterrado em Camboriú, SC.
    9. Maria Joana Mafra nasceu em 25 Jul 1876 em São João Batista, Tijucas, São João Batista, SC; foi batizado em 25 Fev 1877 em Igreja de São João Batista, São João Batista, SC.
    10. Benta Maria Mafra nasceu em 30 Mar 1877; foi batizado em 23 Jun 1877; morreu em 3 Fev 1899; foi enterrado em 4 Fev 1899.
    11. Cipriana Matutina Mafra nasceu em 13 Out 1878; foi batizado em 16 Set 1879; e morreu.
    12. José Vicente Mafra nasceu em 4 Abr 1886 em São João Batista, SC; foi batizado em 2 Nov 1886; morreu em 2 Abr 1982.

  3. 14.  Manoel Martins de Aviz (Filho de Manoel de Aviz e Maria Narcisa); morreu em antes de 1 Dez 1910.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Manoel de Aviz, Manoel Martins de Avis, Manoel Martins de Aviz.

    Manoel casado Maria Alexandrina Dutra. Maria (Filha de Joaquim José Dutra e Lucinda Rosa de Jesus) morreu em antes de 1 Dez 1910. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 15.  Maria Alexandrina Dutra (Filha de Joaquim José Dutra e Lucinda Rosa de Jesus); morreu em antes de 1 Dez 1910.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria Dutra da Silva, Maria Dutra, Maria de Alexandria Dutra, Maria Alessandrina Dutra, Maria Alexandrina Dutra.

    Filhos(as):
    1. 7. Maria dos Prazeres de Aviz nasceu em 8 Mar 1871 em Vila de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC; foi batizado em 20 Mai 1872 em Igreja de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC; morreu cerca de 1923.
    2. Benta Maria de Aviz nasceu cerca de 26 Out 1873 em Vila de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC; foi batizado em 26 Dez 1874 em Igreja de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC.
    3. Leonel Manoel de Aviz nasceu cerca de 26 Ago 1874 em Vila de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC; foi batizado em 26 Dez 1874 em Igreja de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC.
    4. Narciso Manoel de Aviz nasceu cerca de 1881 em Tijucas Grandes, Tijucas, SC; morreu em 14 Jun 1917.
    5. José Manoel de Aviz