Famílias Mafra

Antenor Caldeira de Andrada

masculino 1879 - Sim, data desconhecida


Gerações:      Padrão    |    Vertical    |    Compacta    |    Completa    |    Textual    |    Árvore de costado (Ahnentafel)    |    Diagrama em leque    |    Mídia    |    PDF

Geração: 1

  1. 1.  Antenor Caldeira de Andrada foi batizado em 6 Jan 1879 em Desterro, Florianópolis, SC (Filho de Fernando Gomes Caldeira de Andrada e Maria Rita Linhares); e morreu.

    Antenor casado Antonieta da Silva Mafra em 10 Out 1908 em Desterro, Florianópolis, SC. Antonieta (Filha de Conselheiro Manoel da Silva Mafra e Maria Elisa de Carvalho Raposo) nasceu cerca de 1878; morreu em 2 Jul 1928 em Florianópolis, SC; foi enterrado em 3 Jul 1928 em Cemitério São Francisco de Assis, Itacorubi, Trindade, Florianópolis, SC. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


Geração: 2

  1. 2.  Fernando Gomes Caldeira de Andrada nasceu em 14 Mai 1846 em Florianópolis, SC; foi batizado em 25 Jun 1846 em Florianópolis, SC (Filho de José Bonifácio Caldeira de Andrada e Maria Amália Vieira de Melo); e morreu.

    Notas:

    From: Brigitte Brandenburg
    To: sc_gen@yahoogrupos.com.br
    Sent: Tuesday, July 15, 2008 1:36 AM
    Subject: [sc-gen] a novela do batismo-Boegershausen e Caldeira
    Aos Snrs. Dr. Juiz de Direito e Promotor Público - Vai sem comentário,

    1-"Illmo. e Rev. Snr. Peço a V.Rev. o favor de batizar hoje às 4 horas e meia da tarde uma criança. Seu criado e respeitador F. Caldeira. Jlle, 8 de fevereiro de 1874."

    2 -(resposta-Copia) "Illmo. Snr. F. Caldeira, Em resposta a seu favor, que recebi hoje ao meio dia, comunico a V.Sa. que esta tarde a qualquer hora me achará pronto a fazer o batizado. Não sei quem se apresentará para servir de padrinho, por isso acho bom de lembrar a V.Sa. que, segundo as leis da Igreja, não pode ser padrinho quem pertence à maçonaria. Com toda a estima e consideração. De VSa. Venerador e servo. Padre Boegershausen. Joinville, 8 de fevereiro de 1874."

    3- "Illmo e Rev. Snr. Padre Carlos Boegershausen, Respondendo a carta de V.rev. que recebi hoje às e horas da tarde, cumpre me avisar a VRev. que o padrinho seria eu se quisesse esconder de VRev. uma qualidade de que me honro - a de maçon - mas por prudência e para evitar desgosto deixo de comparecer a este ato de religião. VRev. ficará portanto com a consciência tranquila, obedecendo a uma bula não placitada, e eu lamentando que depois dos fatos que se tem dado, queira VRev. chamar a si tal celebridade. De VRev. Criado e Venerador Fernando G. Caldeira de Andrade. Joinville, 8 de fevereiro de 1874."

    Para os Snrs. Dr. Juiz de Direito e Promotor Público verem:
    Copias.
    "Fernando Gomes Caldeira de Andrada, Cavalleiro da Ordem de N.S. de Jesus Cristo, condecorado com as medalhas da rendição de Uruguayana e Campanha do Paraguay, Juiz Comissario dos Municípios de S.Francisco e Joinville, etc, etc, - Por esta minha bastante procuração por mim feita e assinada constituo meu procurador ao Snr. João Eugenio Moreira para levar à igreja, afim de completar o batismo por mim feito na inocente Maria, filha da parda Rita Maria da Maia. Joinville, 10 de fevereiro de 1874.
    Fernando Gomes Caldeira de Andrada."

    Ilmo e Rev. Snr. Padre Carlos Boegershausen.
    João Eugenio Moreira precisa que VRev. se digne certificar a razão por que não aceita a procuração passada pelo Sr. Fernando Gomes Caldeira de Andrada para em nome dele eu apresentar ao batismo a inocente Maria. Pede a VRev. assim se digne deferir e com que E.R.Mcc. Joinville, 11 de Fevereiro de 1874. João Eugenio Moreira.

    "A razão é por que não admitiria a quem passou a procuração, se em pessoa comparecesse para servir de padrinho."
    Freguesia de S. Francisco Xavier de Joinville, aos 12 de fevereiro de 1874. O Vigario Padre Carlos Boegershausen.

    Do Kolonie Zeitung - 1874
    Brigitte

    Fernando casado Maria Rita Linhares em 8 Jul 1876 em Desterro, Florianópolis, SC. Maria (Filha de Patrício Marques Linhares e Maria Inês da Silva Mafra) nasceu em 24 Jan 1855 em Desterro, Florianópolis, SC; foi batizado em 21 Abr 1855; e morreu. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 3.  Maria Rita Linhares nasceu em 24 Jan 1855 em Desterro, Florianópolis, SC; foi batizado em 21 Abr 1855 (Filha de Patrício Marques Linhares e Maria Inês da Silva Mafra); e morreu.

    Notas:

    Maria Rita Mafra Linhares.

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Nossa Senhora do Desterro, Batismos 1850-1858, 099.
    Maria Rita (sic). Aos 21 Abr 1855. Maria (sic), nascida a vinte e quatro de Janeiro do dito ano, filha legítima de Patrício Marques Linhares e Dona Maria Ignes Mafra Linhares, neta paterna de João Martins Linhares e Dona Marcelina Clara de Jesus, e materna do Comendador Marcos Antonio da Silva Mafra e Dona Maria Rita da Conceição Mafra, falecidos, naturais e batizados nesta Província.

    Notas:

    Casamento:
    Florianópolis, SC, Nossa Senhora do Desterro, Casamentos 1870-1881, 099.
    Aos 08 Jul 1876, às sete horas da noite. Fernando Gomes Caldeira de Andrada, viúvo de Maria Eulália da Costa Andrada, com Maria Rita Linhares, filha legítima de Patrício Marques Linhares e de Maria Ignes Linhares, naturais e batizados nesta Matriz. Testemunhas Manoel da Silva Mafra e Felisberto Gomes Caldeira de Andrada.

    Filhos(as):
    1. 1. Antenor Caldeira de Andrada foi batizado em 6 Jan 1879 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.


Geração: 3

  1. 4.  José Bonifácio Caldeira de Andrada (Filho de José Bonifacio de Oliveira Fontoura e Jacinta Moreira de Oliveira).

    Notas:

    Natural de Minas Gerais.

    José casado Maria Amália Vieira de Melo. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 5.  Maria Amália Vieira de Melo (Filha de João Vieira da Rosa e Maria Cândida da Conceição).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria Amalia Vieira de Mello

    Notas:

    Maria Amélia ?

    Filhos(as):
    1. 2. Fernando Gomes Caldeira de Andrada nasceu em 14 Mai 1846 em Florianópolis, SC; foi batizado em 25 Jun 1846 em Florianópolis, SC; e morreu.

  3. 6.  Patrício Marques Linhares nasceu cerca de 1818 em Freguesia de Garopava, Garopaba, SC (Filho de João Martins Linhares e Marcelina Clara de Jesus); morreu em Desterro, Florianópolis, SC; foi enterrado em 11 Mai 1892 em Desterro, Florianópolis, SC.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Patricio Marques Linhares

    Notas:

    Falecimento:
    Florianópolis, SC, Nossa Senhora do Desterro, Óbitos 1888-1894, 040v, 052.
    Patricio. A onze de Maio de mil oitocentos e noventa e dois foi encomendado e sepultado Patricio Marques Linhares, de setenta e quatro anos, falecido de desinteria, casado com Maria Ignez Mafra Linhares. O Vigário Padre Manuel Joaquim Alves Soares.

    Patrício casado Maria Inês da Silva Mafra em 14 Jan 1849 em Desterro, Florianópolis, SC. Maria (Filha de Comendador Marcos Antônio da Silva Mafra e Dona Maria Rita da Conceição Ramos) nasceu em 5 Mar 1826 em Desterro, Florianópolis, SC; foi batizado em 15 Mar 1826 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 7.  Maria Inês da Silva Mafra nasceu em 5 Mar 1826 em Desterro, Florianópolis, SC; foi batizado em 15 Mar 1826 em Desterro, Florianópolis, SC (Filha de Comendador Marcos Antônio da Silva Mafra e Dona Maria Rita da Conceição Ramos); e morreu.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria Ignez Linhares, Maria Ignez Mafra Linhares, Maria Ignes da Silva Mafra.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Nossa Senhora do Desterro, Batismos 1820-1829, 119.
    Aos 15 Mar 1826, nesta Matriz do Desterro de Santa Catarina. Maria, nascida de dez dias, filha do Capitão Marcos Antonio da Silva Mafra, natural da freguesia das Necessidades, e de D. Maria Rita da Conceição, natural desta, neta paterna do Capitão José da Silva Mafra, natural de Mafra, e de D. Maria do Rozario Soares, natural desta, neta materna do Capitão Manoel José Ramos, natural de Portugal, e de D. Antonia Maria de Jesus, natural da freguesia de São José. Padrinhos Capitão Domingos Luiz do Livramento, cazado, e D. Ana Angélica de Jesus, solteira.

    Notas:

    Casamento:
    Florianópolis, SC, Nossa Senhora do Desterro, Casamentos 1848-1850, 010.
    Patricio Marques Linhares e Dona Maria Ignes da Silva Mafra. Aos quatorze de Janeiro de mil oitocentos e quarenta e nove nesta Matriz do Desterro da Ilha de Santa Catarina [...] pelas oito horas da noite em minha presença e das testemunhas abaixo assinadas o Senador José da Silva Mafra, por procuração que apresentou o Major Francisco José de Oliveira, e Polidoro do Amaral e Silva, se receberam em matrimônio com palavras de presente o Tenente Patricio Marques Linhares, filho legítimo de Patrício Marques Linhares [sic] [???] e Dona Marcelina Clara de Jesus, natural da Freguesia de Garopava, com Dona Maria Ignes da Silva Mafra, filha legítima do Comendador Marcos Antonio da Silva Mafra e Dona Maria Ritha da Conceição Mafra, natural desta Cidade. [...]. O Vigário Antonio Joaquim Pereira Malheiros.

    Filhos(as):
    1. Ildefonso Marques Linhares
    2. Marcos nasceu em 14 Jan 1851 em Desterro, Florianópolis, SC; foi batizado em 19 Fev 1851 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.
    3. 3. Maria Rita Linhares nasceu em 24 Jan 1855 em Desterro, Florianópolis, SC; foi batizado em 21 Abr 1855; e morreu.
    4. João nasceu em 3 Mar 1857 em Desterro, Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, SC; foi batizado em 1 Jul 1857 em Igreja de Nossa Senhora do Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.
    5. Patrício nasceu em 17 Ago 1859; foi batizado em 19 Out 1859; e morreu.
    6. Lauro Marques Linhares nasceu em 18 Ago 1864; foi batizado em 28 Set 1864; e morreu.
    7. Maria José nasceu em 18 Set 1866; foi batizado em 25 Nov 1866 em Florianópolis, SC; morreu em 18 Fev 1868 em Florianópolis, SC.
    8. Maria do Carmo nasceu em 6 Jul 1868; foi batizado em 27 Set 1868; e morreu.
    9. Maria Elisa Linhares nasceu em 4 Nov 1870 em Desterro, Florianópolis, SC; foi batizado em 10 Jun 1871 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.
    10. Maria das Dores nasceu em 11 Mai 1873; foi batizado em 28 Set 1873; e morreu.
    11. Maria nasceu em 1 Jan 1875; foi batizado em 6 Jul 1876; e morreu.


Geração: 4

  1. 8.  José Bonifacio de Oliveira Fontoura

    José casado Jacinta Moreira de Oliveira. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 9.  Jacinta Moreira de Oliveira
    Filhos(as):
    1. 4. José Bonifácio Caldeira de Andrada

  3. 10.  João Vieira da Rosa

    João casado Maria Cândida da Conceição. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 11.  Maria Cândida da Conceição

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria Candida da Conceição

    Filhos(as):
    1. 5. Maria Amália Vieira de Melo

  5. 12.  João Martins Linhares nasceu em Freguesia da Enseada de Brito, Enseada de Brito, Palhoça, SC.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: João Martins Linhares

    Notas:

    Imbituba, SC, Mirim, Santa Ana, Batismos 1830-1838, 112.
    No dia 8 de Fevereiro de 1835, juntamente com Marcelina Clara de Jesus, foi padrinho de batismo de Marcelina em Vila Nova, Imbituba, SC.

    Imbituba, SC, Mirim, Santa Ana, Casamentos 1831-1862, 024.
    No dia 11 de Janeiro de 1836 foi testemunha de casamento em Vila Nova, Imbituba, SC.

    From: Gilson J Rosa
    Reply-To: sc-gen
    Date: Fri, 17 Jan 2014 00:14:20 -0200
    To: sc-gen
    Subject: [sc-gen] João Martins Linhares

    Não estou acreditando que os batismos dos filhos do João Martins Linhares se encontram no livro da Enseada, aquele que está faltando. Semana que vem pretendo esclarecer esta dúvida. Acho que estas informações estariam no livro de Vila Nova(Imbituba), que não existe mais.

    Penso que o João Martins Linhares é o mesmo João filho de Domingos Martins Linhares e Ana Antônia do Rosário, o qual foi batizado no Desterro em 31/7/1785, nascido 26/7(3B-29v, imagem 33).
    João e Marcelina já eram falecidos quando nasceu o neto Manoel em 1834. O Custódio, pai de Manoel, nasceu em 1809 em Garopaba, que deve ter sido o ano aproximado do nascimento da Senhorinha, nesta mesma época deviam estar casando o João e a Marcelina. Um ou mais filhos deveriam constar no livro da Enseada, o que falta(no FS) é de 1815 a 1836. A Marcelina era da família Marques, que na ilha parece concentravam-se na Lagoa da Conceição. Não encontrei uma Marcelina nestas famílias Marques, o que me leva a acreditar que eram de Vila Nova.

    Modified Register para João Martins Linhares

    Primeira Geração

    1. João Martins Linhares. João casou-se com Marcelina Clara de Jesus. João e Marcelina faleceram antes de 9/11/1834.

    Eles tiveram os seguintes filhos

    + 2 F i. Senhorinha Cândida Linhares.
    3 M ii. Patrício Marques Linhares faleceu1 em 11/maio/1892 em Desterro.
    Patrício casou-se com2 Maria Inês da Silva Mafra, filha de comendador Marcos Antônio da Silva Mafra e Maria Rita da Conceição Ramos, em 14/janeiro/1849 em Desterro.
    4 F iii. Ana Clara de Jesus nasceu em Imbituba. Ana casou-se com3 João José Gonçalves, filho de Manoel José Gonçalves e Maria de Jesus, em 6/dezembro/1845 em Imarui (livro de Mirim). João nasceu em Enseada de Brito.


    Segunda Geração

    2. Senhorinha Cândida Linhares (João Martins). Senhorinha casou-se com Custódio de Souza Baptista, filho de Manoel de Souza Baptista e Maria de Jesus. Custódio foi batizado4 em 9/abril/1809 em Garopaba.

    Eles tiveram os seguintes filhos
    5 M i. Manoel nasceu em 7/setembro/1834 e foi batizado5 em 9/novembro/1834 em Imbituba. Manoel foi afillhado de batismo de Bernardo Marques Bitencourt e sua irmã Maria Cândida.
    6 F ii. Francisca Carolina de Souza. Francisca casou-se com6 Vicente José Vitorino Pereira, filho de José Vitorino Pereira e Maria Francisca da Conceição, em 8/agosto/1864 em Araranguá.
    7 F iii. Ana Carolina de Souza Baptista nasceu em Garopaba-SC. Ana casou-se com Torquato Luís Martins, filho de João Martins Luís e Maria Rosa de Jesus, em 25/novembro/1854 em Garopaba. Torquato nasceu em Garopaba-SC. Em 1853 era morador em Garopaba onde foi exposto em sua casa o menino Thomé, sendo padrinhos Manoel Marques de Souza Baptista e Francisca Carolina de Souza Baptista

    8 M iv. Victor nasceu em 12/abril/1849 em Garopaba e foi batizado7 em 12/agosto/1849 em Garopaba. Victor foi afillhado de batismo de Jerônimo Marques Linhares e Maria Cândida de Jesus.
    Apêndice A - Fontes


    1. Arquivo de Inácio da Silva Mafra.
    2. Arquivo de Inácio da Silva Mafra.
    3. Arquivo de Telmo Tomio.
    4. Livros de reg. bat. da igr. cat. de Enseada de Brito-SC, pp. 5-142, 145.
    5. Livros de reg. bat. da igr. cat. de Santa Ana de Vila Nova(Imbituba), bat 1830-1838 imagem 82.
    6. microfilmes casamentos Araranguá-SC número 1252976, 1C-1v.
    7. Livros de reg. bat. da igr. cat. de Garopaba, bat 1848-1852 imagem 16.

    João casado Marcelina Clara de Jesus. Marcelina nasceu em Vila Nova, Mirim, Imbituba, SC . [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  6. 13.  Marcelina Clara de Jesus nasceu em Vila Nova, Mirim, Imbituba, SC .

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Marcellina Linhares, Marcellina Clara de Jesus, Marcelina Clara de Jesus.

    Filhos(as):
    1. 6. Patrício Marques Linhares nasceu cerca de 1818 em Freguesia de Garopava, Garopaba, SC; morreu em Desterro, Florianópolis, SC; foi enterrado em 11 Mai 1892 em Desterro, Florianópolis, SC.
    2. Senhorinha Cândida de Jesus
    3. Ana Clara de Jesus nasceu em Vila Nova, Mirim, Imbituba, SC .

  7. 14.  Comendador Marcos Antônio da Silva Mafra nasceu em Santo Antônio de Lisboa, Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, SC; foi batizado em 23 Out 1793 em Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, SC (Filho de Capitão José da Silva Mafra e Dona Maria do Rosário Soares); morreu em 28 Jan 1860 em Lages, SC.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Marcos, Marcos Antonio da Silva Mafra.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Santo Antônio de Lisboa, Nossa Senhora das Necessidades, Livro de Batismos 003, 1790-1806, 063, FamilySearch imagem 0068.
    Aos vinte e três de Outubro de 1793, na Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades, Marcos, filho legítimo do Capitão Joze da Silva Mafra, natural da Vila de Mafra do Patriarcado de Lisboa e nela batizado, e de Dona Maria do Rozario Soares, natural da Matriz de Nossa Senhora do Desterro desta Ilha e nela batizada. Avós paternos Domingos Delgado e Domingas da Silva. Avós maternos Silvestre Soares e Luzia da Conceyçam. Padrinho somente o Tenente Jacinto Jorge dos Anjos. A data de nascimento não consta.

    Marcos casado Dona Maria Rita da Conceição Ramos em 10 Jun 1824 em Igreja de Nossa Senhora do Desterro, Florianópolis, SC. Maria (Filha de Capitão Manoel José Ramos e Dona Antônia de Jesus) morreu em 8 Abr 1852 em Desterro, Florianópolis, SC. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  8. 15.  Dona Maria Rita da Conceição Ramos (Filha de Capitão Manoel José Ramos e Dona Antônia de Jesus); morreu em 8 Abr 1852 em Desterro, Florianópolis, SC.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria Rita Mafra, Maria Ritha da Conceição Mafra, Maria Rita da Conceição Mafra, Maria Ritha da Conceição, Maria Rita da Conceição, Maria Rita da Conceição Ramos.

    Notas:

    Casamento:
    Florianópolis, SC, Nossa Senhora do Desterro, Livro de Casamentos 005, 1809-1839, 167, FamilySearch imagem 0184.
    Aos dez de Junho de 1824, na Matriz do Desterro da Ilha de Santa Catarina, o Capitão Marcos Antonio da Silva Mafra, natural da Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades desta Ilha e freguês desta, filho legítimo do Capitão Joze da Silva Mafra e Dona Maria do Rozario Soares, com Dona Maria Rita da Conceição, natural desta Freguesia, filha legítima do Capitão Manoel Joze Ramos e Dona Antonia de Jezus. Testemunhas Jacinto Jorge dos Anjos Correa e Joze Antonio da Luz.

    Filhos(as):
    1. José morreu em Mai 1827 em Desterro, Florianópolis, SC.
    2. Ana Teodora da Silva Mafra nasceu cerca de 1834 em Freguesia de Nossa Senhora do Desterro, Desterro, Florianópolis, SC; morreu em 25 Abr 1897 em Freguesia de São João Batista, Niterói, RJ; foi enterrado em 26 Abr 1897 em Cemitério de Maruí, Niterói, RJ.
    3. Silva Mafra, inominado foi enterrado em 25 Mar 1825 em Desterro, Florianópolis, SC.
    4. 7. Maria Inês da Silva Mafra nasceu em 5 Mar 1826 em Desterro, Florianópolis, SC; foi batizado em 15 Mar 1826 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.
    5. José da Silva Mafra, Sobrinho nasceu em 15 Mai 1827 em Desterro, Florianópolis, SC; foi batizado em 26 Mai 1827 em Desterro, Florianópolis, SC; morreu em 13 Jun 1869 em Desterro, Florianópolis, SC; foi enterrado em Cemitério Público de Desterro, Desterro, Florianópolis, SC.
    6. Maria nasceu em 11 Jun 1829 em Desterro, Florianópolis, SC; foi batizado em 18 Jun 1829 em Desterro, Florianópolis, SC; morreu em 2 Jul 1831 em Desterro, Florianópolis, SC.
    7. Conselheiro Manoel da Silva Mafra nasceu em 12 Out 1831 em Desterro, Florianópolis, SC; foi batizado em 22 Out 1831 em Desterro, Florianópolis, SC; morreu em 11 Mai 1907 em Niterói, RJ.
    8. Maria nasceu em 21 Jan 1835 em Desterro, Florianópolis, SC; foi batizado em 20 Fev 1835 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.