Famílias Mafra

Sátiro José Tomás

masculino 1892 -


Gerações:      Padrão    |    Vertical    |    Compacta    |    Completa    |    Textual    |    Árvore de costado (Ahnentafel)    |    Diagrama em leque    |    Mídia    |    PDF

Geração: 1

  1. 1.  Sátiro José Tomás nasceu em 12 Jan 1892; foi batizado em 5 Mar 1892 em Penha, SC (Filho de José Tomás Machado Maciel e Maria Carolina).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Sartiro Jutico Machado, Satyro Jotico Machado, Satiro Jotico Machado.

    Notas:

    Batismo:
    Penha, SC, Nossa Senhora da Penha, Batismos 1891-1898, 016.
    Satiro. Aos cinco dias de Março de mil oitocentos noventa e dois na Matriz da Penha de Itapocorói, Província de Santa Catarina, batizei e pus os santos óleos a Satiro nascido a doze de Janeiro do corrente ano, filho legítimo de Jozé Thomaz Machado e Maria Carolina de Jesus. Neto paterno de Thomaz Machado Maciel e Maria Ignacia de Jesus. Neto materno de João Matheus de Souza e Carolina Rosa de Jesus. Foram padrinhos Francisco da Costa Passos Sobrinho e Francisca Rosa da Trindade. [...]. O Vigário Padre Vicente d?Argenzio.

    Sátiro casado Margarida Catarina da Conceição em 13 Mai 1911 em Itajaí, SC. Margarida (Filha de José Machado de Oliveira e Bernardina Catarina da Conceição) nasceu cerca de 1891. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Notas:

    Casamento:
    Itajaí, SC, Casamentos 1909-1914, livro 006, 066v e 067, 018.
    Ato do casamento de Satiro Jotico Machado [sic] e Margarida Catharina da Conceição [...]. Aos doze dias do mês de Maio de mil novecentos e onze nesta Cidade de Itajaí [...] testemunhas os cidadãos Firmo Baptista Pirajú e Laudelino da Silva Valle [sic] [...] Satiro Jotico Machado, com dezenove anos de idade, solteiro, lavrador [...] Casa com Margarida Catharina da Conceição [...]. [...]. Sartiro Jutico Machado [sic]. Euzebio Bernardino Cordeiro. Firmo Baptista Pirajú, com 42 anos de idade, Militar, natural da República Paraguay, casado, residente atualmente nesta cidade. Adelino da Silva Valle [sic] 33 anos, artista, natural deste Estado residente nesta Cidade, Casado [...]. [...].

    Itajaí, SC, Santíssimo Sacramento, Casamentos 1908-1914, 081, 041.
    Aos vinte de Maio de mil novecentos e treze em casa particular do lugar denominado Pedra d'Amolar, dispensados dos pregões vis articulo mortis, em minha presença e na das testemunhas Francisco Manoel dos Passos e Leopoldo Geraldino Bittencourt receberam-se em matrimônio Satyro Jotico Machado e Margarida Catharina da Conceição, ele com vinte e dois anos de idade, filho legítimo de José Thomaz Machado e Maria Carolina da Conceição, nascido e batizado em Armação, paróquia de Penha, e residente nesta paróquia, ela com vinte e dois anos de idade, filha legítima de José Machado de Oliveira e Bernardina Catharina da Conceição, natural e moradora desta paróquia. [...] O Vigário Padre José Foxius.

    Família/Cônjuge: Maria Ana Nogueira. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos(as):
    1. Nicolau Nogueira nasceu cerca de 1936 em Gaspar, SC.

Geração: 2

  1. 2.  José Tomás Machado Maciel (Filho de Tomás Machado Maciel e Maria Rosa de Jesus).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: José thomaz Machado, José Thomas Machado.

    José casado Maria Carolina em 19 Dez 1868 em Penha, SC. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 3.  Maria Carolina (Filha de João Mateus de Sousa e Carolina Rosa).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria Carolina de Jesus, Maria Carolina da Conceição, Maria Carolinda.

    Notas:

    Casamento:
    Penha, SC, Nossa Senhora da Penha, Casamentos 1866-1875, 034.
    Aos dezenove dias do mês de Dezembro do ano [...] de mil oitocentos sessenta oito nesta Matriz de Nossa Senhora da Penha de Itapocorói [...] às dez horas da manhã em minha presença e das testemunhas abaixo assinadas Antonio Floriano da Costa Silveira e Floriano José da Costa, ambos moradores nesta freguesia, se receberam solenemente em matrimônio em face da Igreja por palavras de presente e mútuo consenso José Thomaz Machado Maciel, filho legítimo de Thomaz Machado Maciel e de sua mulher Maria Ignacia de Jesus, com Maria Carolina de Jesus, filha legítima de João Matheus de Sousa e de sua mulher Carolina Rosa de Jesus, nascidos e batizados nesta mesma freguesia. [...] . O Vigário Padre João Domingos Álvares da Veiga.

    Filhos(as):
    1. José nasceu em 25 Mai 1870; foi batizado em 20 Dez 1870; e morreu.
    2. João nasceu em 10 Jun 1873; foi batizado em 23 Jan 1874; e morreu.
    3. Maria nasceu em 7 Jul 1874; foi batizado em 6 Ago 1874; e morreu.
    4. Rosa Machado nasceu em 8 Mai 1876; foi batizado em 28 Set 1876; e morreu.
    5. José Machado nasceu em 23 Fev 1878; foi batizado em 12 Mar 1878; e morreu.
    6. Francisco Machado nasceu em 9 Mar 1879; foi batizado em 9 Jun 1879; e morreu.
    7. 1. Sátiro José Tomás nasceu em 12 Jan 1892; foi batizado em 5 Mar 1892 em Penha, SC.
    8. Domingos José Tomás


Geração: 3

  1. 4.  Tomás Machado Maciel

    Tomás casado Maria Rosa de Jesus. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 5.  Maria Rosa de Jesus

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria Rosa de Jesus

    Filhos(as):
    1. Joaquina Maria de Jesus
    2. Maria Inácia de Jesus
    3. Pedro Tomás Machado
    4. 2. José Tomás Machado Maciel
    5. Inácia Maria
    6. Maria Rosa de Jesus
    7. João Tomás Machado

  3. 6.  João Mateus de Sousa nasceu em 1 Nov 1815 em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC; foi batizado em 12 Nov 1815 em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC (Filho de Mateus de Sousa da Silva e Constantina Rosa).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: João de Sosa, João de Souza da Silva, João Matheus de Souza, João Matheus de Sousa.

    Notas:

    Batismo:
    Penha, SC, Itapocoroia, São João Batista, Livro de Batismos 001, 1791-1821, 040.
    [...]. [...] nesta Capela de São João Batista de Itapocoroia [...] João inocente [...] foram padrinhos João Silveira da Costa e Francisca Rosa [...]. [...].

    João casado Carolina Rosa em 4 Mar 1838 em Itajaí, SC. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 7.  Carolina Rosa (Filha de Floriano José da Costa e Francisca Rosa).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Carolina Roza de Jezus, Carolina Rosa de Jesus, Carolina Francisca, Carolina Rosa.

    Notas:

    Casamento:
    Itajaí, SC, Santíssimo Sacramento, Casamentos 1834-1845, 134.
    [...]. Aos quatro dias de Março de 1838 nesta Matriz do Santíssimo Sacramento de Itajaí às cinco horas da manhã em minha presença com testemunhas abaixo assinadas [...]. [...]. Maximo Jose Pereira. Antonio Floriano da Costa.

    Filhos(as):
    1. 3. Maria Carolina
    2. Francisca Rosa de Jesus nasceu cerca de 22 Nov 1842 em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC; foi batizado em 22 Jan 1843 em Penha de Itapocorói, Penha, SC.
    3. Antônio João de Sousa
    4. Rita Carolina de Sousa
    5. Agostinho nasceu cerca de 1867; morreu em 10 Jan 1881 em Armação de Itapocorói, Penha, SC.


Geração: 4

  1. 12.  Mateus de Sousa da Silva nasceu em Freguesia de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC; foi batizado em Freguesia de São Miguel, São Miguel, Biguaçu, SC (Filho de João de Sousa da Silva e Rosa Joaquina).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Mateus de Sousa, Matheos de Sousa e Silva, Matheus de Souza da Silva.

    Notas:

    Em S. Francisco do Sul, no ano de 1840, procedeu-se ao inventário dos bens deixados pelo falecido Matheus de Sousa da Silva, morador em Itapocorói, sendo inventariante a viúva Constantina Rosa de Jesus, que outorgou procuração ao francisquense Salvador Antônio Alves Maia. O cidadão Joaquim Firmiano de Oliveira era o Juiz de Órfãos interino. Constantina Ignácia era filha de João Cardoso Coelho e de Luiza Rosa, ao passo que Matheus de Sousa da Silva o era de José de Sousa da Silva e de Rosa Joaquina. A viúva declarou os seguintes filhos de seu extinto casal: José, Maria, Cipriana, Rosa, e os órfãos Miguel, Francisco Justina e Laurinda. José parece que foi o José de Sousa da Silva casado com Maria Gomes, conforme batismo da filha Ana, aos 03/8/1858, e do filho José, aos 28/12/1859. Miguel foi batizado na freguesia de N. Sª da Penha de Itapocorói aos 05/11/1821. Lourenço Manoel de Lima e Salvador Alves Maia assinam como testemunhas. André Caetano Vieira e José Maria de Sousa foram os louvadores. Manoel Joaquim Pinheiro era o escrivão da época. Deixou uma casa de vivenda de 11 portas e três janelas, coberta de telhas e assoalhada, avaliada em 150 mil réis, dentre outros bens. O herdeiro Laurentino Pereira devia 36 réis ao espólio. Joaquim José de Oliveira Cercal e João Crisóstomo Pinheiro Ribas também foram testemunhas em juízo. Matheus e sua mulher eram descendentes de açorianos que moravam na Penha.

    Abçs.
    Nascimento

    Mateus casado Constantina Rosa em 2 Out 1808 em Capela de São João Batista, Itapocoroia, Penha, SC. Constantina (Filha de Manoel Cardoso Coelho e Luísa Rosa) nasceu em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC; foi batizado em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 13.  Constantina Rosa nasceu em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC; foi batizado em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC (Filha de Manoel Cardoso Coelho e Luísa Rosa).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Constancia Rosa de Jesus, Constantina Rosa de Jesus, Costancia Rosa, Constantina Roza, Constantina Rosa.

    Notas:

    Casamento:
    Penha, SC, Itapocoroia, São João Batista, Livro de Casamentos 001, 1805-1841, 011v ou 203v, FamilySearch Livro de Casamentos 1803-1841, imagem 0214 ou 0215.
    A dois de Outubro de 1808, na Capela de São João Batista de Itapocoroia, filial da Matriz de Nossa Senhora da Graça, na presença do Padre Joze Antonio Martins, Matheus de Souza da Silva, natural e batizado na Freguesia de São Miguel, filho legítimo de João de Souza da Silva e de sua mulher Roza Joaquina, já falecida, casou-se com Constantina Roza, natural e batizada na Capela de Itapocoroia, filha legítima de Manoel Cardozo Coelho e de sua mulher Luiza Roza. Testemunhas assinadas. Joze Antonio Martins. Manoel [cruz] Cardozo Coelho. Manoel [cruz] Maxado Maciel.

    Filhos(as):
    1. Cipriana Constância de Jesus
    2. Rosa Inácia de Jesus
    3. Maria Constância nasceu em 19 Fev 1811 em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC; foi batizado em 24 Fev 1811; e morreu.
    4. 6. João Mateus de Sousa nasceu em 1 Nov 1815 em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC; foi batizado em 12 Nov 1815 em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC.
    5. Miguel de Sousa da Silva nasceu em 27 Out 1821; foi batizado em 5 Nov 1821 em Armação de Itapocorói, Penha, SC; e morreu.
    6. Mariana nasceu em 20 Abr 1823; foi batizado em 9 Mai 1823 em Armação de Itapocorói, Penha, SC; e morreu.
    7. Justina Constância Rosa nasceu em 20 Mar 1830 em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC; foi batizado em 4 Abr 1830 em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC; e morreu.
    8. Floriana nasceu em 20 Jul 1831; foi batizado em 13 Ago 1831 em Armação de Itapocorói, Penha, SC; e morreu.

  3. 14.  Floriano José da Costa (Filho de João Silveira da Costa e Francisca Rosa); foi enterrado em 21 Fev 1865.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Floriano de Acosta, Floriano Jose de Acosta, Floriano Joze da Costa, Floriano Jose da Costa.

    Notas:

    Sepultamento:
    Penha, SC, Nossa Senhora da Penha, Óbitos 1855-1878, 021.
    Mato Grosso. Aos vinte e um dias do mês de Fevereiro de 1865 no Cemitério de São João Batista de Itapocorói sepultou-se com todos os sacramentos e encomendado ... ? o cadáver de Floriano José da Costa, casado com Francisca Rosa de Jesus, naturais do Mato Grosso desta freguesia de Nossa Senhora da Penha, morreu de ... ? com idade ... ? de setenta e sete anos.

    Floriano casado Francisca Rosa em 21 Abr 1806 em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 15.  Francisca Rosa (Filha de Alferes Antônio Francisco da Silva e Maria Santa).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Francisca Maria de Jesus, Francisca Roza de Jezus, Francisca Rosa de Jesus, Francisca Roza.

    Notas:

    Casamento:
    Penha, SC, Itapocoroia, São João Batista, Livro de Casamentos 001, 1805-1841, 004v a 005 ou 196v a 197, FamilySearch Livro de Casamentos 1803-1841, imagens 0205 e 0207.
    A vinte e um de Abril de 1806, na Capela de São João de Itapocoroia, filial à Matriz de Nossa Senhora da Graça de São Francisco, na presença do Padre Manuel Alvares de Toledo, Floriano Joze da Costa, filho de João Silveira da Costa e Francisca Roza de Jezus, casou-se com Francisca Roza de Jezus, filha do Alferes Antonio Francisco da Silva e Maria Santa de Jezus. Testemunhas Manuel Caetano e Joze Antonio. Manuel Alvares de Toledo. Joze Antonio da Silva. Crus [cruz] de Manuel Caetano.

    Filhos(as):
    1. Crispim José da Costa
    2. Policarpo José da Costa
    3. Inácio Floriano da Costa
    4. João Floriano da Costa
    5. José nasceu em 22 Set 1821; foi batizado em 30 Set 1821 em Penha, SC; e morreu.
    6. Maria Santa da Costa nasceu em 12 Set 1823 em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC; foi batizado em 21 Set 1823 em Itapocoroia, Armação de Itapocorói, Penha, SC; e morreu.
    7. Floriano José da Costa, Júnior nasceu em 1 Ago 1830; foi batizado em 15 Ago 1830 em Armação de Itapocorói, Penha, SC; e morreu.
    8. Francisca Rosa da Conceição nasceu em 26 Mar 1832; foi batizado em 17 Abr 1832 em Penha, SC; morreu em 3 Ago 1877 em Armação de Itapocorói, Penha, SC.
    9. 7. Carolina Rosa
    10. Antônio Floriano da Costa