Famílias Mafra

Giacomo Angelo Provesi

masculino 1868 - 1941  (72 anos)


Gerações:      Padrão    |    Vertical    |    Compacta    |    Completa    |    Textual    |    Árvore de costado (Ahnentafel)    |    Diagrama em leque    |    Mídia    |    PDF

Geração: 1

  1. 1.  Giacomo Angelo Provesi nasceu em 19 Mai 1868 em Bariano, Bérgamo, Lombardia, Itália; foi batizado em 20 Mai 1868 em Igreja dos Santos Mártires Gervásio e Protásio, Bariano, Bérgamo (Filho de José Provesi e Elisabete Nizoli); morreu em 10 Mar 1941 em Cordeiros, Itajaí, SC; foi enterrado em 11 Mar 1941 em Machados, Itajaí, Navegantes, SC.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Jacob Provesa, Jacob Provese, Jacob Provezi, Provesi Jacob, Jacob Provesi, Jacomo Provesi, Provesi Giacomo Angelo.
    • Profissão: Lavrador
    • Endereço: 14 Abr 1923, Cordeiros, Itajaí, SC

    Notas:

    Batismo:
    Conforme cópia de Certidão de Batismo, Bariano, BG, Parrocchia dei Santi Martiri Gervasio e Protasio, Registro dei Battesimi 1850-1873, 096, 013.
    A vinte de Maio de 1868, na Parrocchia dei Santi Martiri Gervasio e Protasio, Comune Bariano (BG), foi batizado Provesi Giacomo Angelo, nascido em Bariano, Bérgamo, a dezenove de Maio de 1868, filho de Giuseppe Provesi e Elisabetta Nizoli.

    Falecimento:
    Itajaí, SC, Livro de Óbitos 033, 1940-1942, 131 a 131v, 4070, FamilySearch Livro de Óbitos 1940-1941, imagens 0133 e 0134.
    A dez de Março de 1941, neste distrito no lugar Cordeiros, onde era domiciliado e residente, faleceu, de causa ignorada, sem assistência médica, Jacob Provesi, de 75 anos, de cor branca, casado, lavrador, natural da Itália, filho legítimo de José Provezi e Dona Orelia Provesi [???], ambos falecidos. Deixou cinco filhos: Albertina, de 46 anos, Alexandrina, 43, Guilherme, 41, Francisco Provesi, 39 [???] e João, de 31 anos. Foi sepultado no cemitério de Machados a onze de Março de 1941. Declarante Paulo Rodrigues, casado, lavrador, natural deste Estado, domiciliado e residente no lugar Machados, neste distrito, onde é Inspetor do Quarteirão, a vinte e sete de Março de 1941, no cartório da cidade de Itajaí, SC. Paulo Rodrigues.

    Giacomo casado Maria Cardoso dos Santos em 8 Out 1895 em Igreja de São Luiz Gonzaga, Brusque, SC. Maria (Filha de Manoel Antônio Cardoso dos Santos e Alexandrina Rosa) nasceu em 22 Abr 1874 em Canhanduba, Itajaí, SC; foi batizado em 24 Mai 1874 em Igreja do Santíssimo Sacramento, Itajaí, SC; morreu em 21 Fev 1938 em Cordeiros, Itajaí, SC; foi enterrado em 22 Fev 1938 em Machados, Itajaí, Navegantes, SC. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Notas:

    Casamento:
    Brusque, SC, São Luiz Gonzaga, Livro de Casamentos 002, 1880-1897, 256v, 073, FamilySearch imagem 0269.
    A oito de Outubro de 1895, na Matriz de São Luiz em Brusque, na presença do Reverendíssimo Padre Frederico Tombrock, Jacob Provesi, de 30 anos, filho legítimo de José Provesi e Albertina Nesolli [???], casou-se com Maria Alexandrinha Roza de Jesus, de 21 anos, filha legítima de Manoel Cardozo dos Santos e Alexandrinha Roza de Jesus. Ambos moradores no ribeirão do Mafra desta paróquia. Testemunhas João da Silva Mafra e Marco da Silva Mafra.

    Brusque, SC, Livro de Casamentos 001, 1889-1900, 102v a 103, 021, FamilySearch imagem 0103.
    A oito de Outubro 1895, no distrito de Paz da Vila de Brusque, na casa do Conselho Municipal, na sala das audiências do Juiz de Paz, na presença do Juiz de Paz Nicoláo Gracher, Giacomo Provesi, de 30 anos, lavrador, natural da Itália, filho legítimo de José Provesi e Albertina Nesolli [???], casou-se com Dona Maria Alexandrina Rosa de Jesus, de 21 anos, de profissão doméstica, natural deste Estado, filha legítima de Manoel Cardoso dos Santos e Alexandrina Rosa de Jesus. Ambos solteiros, de religião Católica e residentes no lugar denominado Cedro Grande deste Município. Testemunhas João da Silva Mafra Netto, Eduardo Buettner, Guilherme Strecker e José Vicente Haendchen.
    A rogo dos nubentes, por eles não saberem ler nem escrever, assinaram as testemunhas João da Silva Mafra Netto e Eduardo Buettner. Gracher. João da Silva Mafra Netto, de 46 anos, lavrador, residente neste município. Eduardo Buettner, de 50 anos, negociante, residente neste município. Guilherme Strecker, de 34 anos, negociante, residente nesta Vila. José Vicente Haendchen, de 37 anos, empregado público, residente nesta Vila.

    Filhos(as):
    1. Albertina Albina Provesi nasceu em 10 Jul 1896 em Cedro Grande, Vila de Brusque, Brusque, SC; foi batizado em 10 Nov 1896 em Capela de Cedro Grande, Vila São Luís, Brusque, SC; morreu em 27 Dez 1969 em Itajaí, SC.
    2. Alexandrina Provesi nasceu em 17 Set 1897 em Ribeirão do Mafra, Brusque, SC; morreu em 15 Dez 1950 em Cordeiros, Itajaí, SC; foi enterrado em Cemitério de Espinheiros, Espinheiros, Itajaí, SC.
    3. Guilherme Provesi nasceu em 24 Out 1899 em Vila de Brusque, Brusque, SC; morreu em 3 Ago 1969 em Salseiros, Itajaí, SC; foi enterrado em Machados, Navegantes, SC.
    4. Francisca nasceu em 4 Ago 1900; foi batizado em 18 Nov 1900 em Capela de Cedro Grande, Vila São Luís, Brusque, SC.
    5. Geordina nasceu em 4 Ago 1900; foi batizado em 18 Nov 1900 em Capela de Cedro Grande, Vila São Luís, Brusque, SC.
    6. João Jacob Provesi nasceu em 15 Mar 1910 em Ribeirão do Mafra, Vila de Brusque, Brusque, SC; foi batizado em 24 Jun 1910 em Ribeirão do Mafra, Vila de Brusque, Brusque, SC; morreu em 9 Jun 1979 em Itajaí, SC; foi enterrado em Fazenda, Itajaí, SC.

Geração: 2

  1. 2.  José Provesi nasceu cerca de 1829 em Bariano, Bérgamo, Lombardia, Itália (Filho de Mateus Provesi e Madalena Bettani); morreu em 7 Mai 1904 em Brusque, SC.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Provesi Giuseppe, Provesi Jose, José Provessi, José Provezi, José Provesi.

    Notas:

    From: Aguinaldo V. Fidelis
    To: SC-Gen (Grupo)
    Sent: Saturday, October 03, 2009 2:20 AM
    Subject: [sc-gen] Procedência dos PROVESI de SC

    Os PROVESI, hoje alguns grafados PROVEZI, que emigraram para o Estado de Santa Catarina, são originários de Bariano, Bérgamo, Lombardia, Itália. Eles embarcaram no vapor italiano "Sud America" que saiu de Gênova no dia 01 de fevereiro de 1877 e chegou no Rio de Janeiro em 02 de março daquele ano, trazendo 481 imigrantes para este Estado. Não há registro de como nem quando chegaram a Santa Catarina. Boa parte, senão todos, foram enviados para a então Colônia Itajahy e/ou Príncipe Dom Pedro, depois incorporada à Colônia Brusque.

    Os PROVESI que vieram e foram inicialmente instalados na localidade de Cedro Grande (no atual município de Brusque) são os seguintes, com os dados constantes da relação dos emigrantes conduzidos pelo mencionado vapor, amparado pelo contrato entre o Governo Imperial do Brasil e Joaquim CAETANO PINTO Junior:
    1. Giuseppe Provesi (pai) - 47 anos;
    2. Elisabetta Provesi (mãe) - 44 anos (Nota 1);
    3. Caterina Chito (filha) - 32 anos (Nota 2);
    4. Matteo Provesi (filho) - 22 anos;
    5. Giacomo Provesi (filho) - 12 anos;
    6. Giovanni Provesi (filho) - 10 anos (Nota 3);
    7. Angelo Provesi (filho) - 8 anos;
    8. Francesco Provesi (filho) - 3 anos (Nota 4).
    ____________
    Nota 1: O sobrenome de solteira é Nisoli.
    Nota 2: Veio casada com Pietro Chito, da mesma origem. Há registro de batismo em Brusque que informam ser filha de José e Isabel Provesi. A idade deve estar errada, pois indica que a mãe a teria concebido aos 11 anos de idade. Naturalmente, o sobrenome de solteira é Provesi.
    Nota 3: Na listagem consta como GIOVANNA Provesi, do sexo feminino. É um evidente erro, pois é referido cono Giovani e João nos registros paroquiais da Colônia. E casou com uma mulher e teve filhos com ela.
    Nota 4: Aparece como Francisco José em registro paroquial da Colônia.

    Giuseppe Provesi casou pela segunda vez com Serafina Marchini, sem deixar descendentes dessa união. Caterina enviuvou e casou depois com Antonio Gandin. Matteo, que tem o mesmo nome do avô paterno, casou com Grazia Catarina Burini. Giacomo (que é meu bisavô pelo lado materno) casou com Maria Alexandrina Rosa de Jesus, filha de Manoel Cardozo dos Santos e Alexandrina Rosa de Jesus, de Cananéia, SP. Giovanni casou com Alexandrina Burini, irmã da Grazia Catarina acima citada. Angelo casou com Maria Aurélia Benatti. Francesco casou com Sebastiana Fidelis (que é dos Corrêa de Negreiros, meus ascendentes pelo lado paterno).

    São quase incontáveis os descendentes desses imigrantes, atualmente espalhados por boa parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

    Os dados supra, acerca da imigração e dos imigrantes (exceto os casamentos no Brasil) foram obtidos junto ao Arquivo Nacional, via internet, mediante consulta a documentos digitalizados e disponibilizados on-line, contendo a "Relação dos emmigrantes que em conformidade do contracto celebrado entre o GOVERNO IMPERIAL e Joaquim CAETANO PINTO Junior conduz de Genova para Santa Catharina o Vapor Ital. SUD-AMERICA de que é Capitão Emmanuele Ferro, sahido para seo destino em 1o. de Fevereiro de 1877", constante de Relações de Passageiros em Vapores - Porto do Rio de Janeiro da Divisão de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras - DPMAF.

    Quem dispuser de dados referentes aos Provesi/zi e descendentes e quiser compartilhar comigo, queira encaminhá-los por mensagem ao meu endereço de e-mail. Agradeço por antecipação!

    Abraços do

    Aguinaldo V. Fidelis
    Florianópolis, SC
    e-mail: avfidelis@gmail.com

    Falecimento:
    Brusque, SC, Óbitos 1904-1908, 004, 031.
    Aos 14 mai 1904 compareceu Jacob Provesi (sic), residente no lugar Cedro Grande, e declarou ter falecido seu pai José Provesi, de setenta e cinco anos de idade, casado com Serafina Provesi, natural da Itália e residente no dito lugar, tendo deixado seis filhos, sendo Catharina com cinquenta e um anos de idade, Mathias (sic) com quarenta e nove anos, o declarente com trinta e nove anos, João com trinta e sete anos, Angelo com trinta e cinco anos, e Francisco com trinta e seis anos; ocasionou o óbito convulsões e foi sepultado no cemitério público daquele lugar. O óbito deu-se no dia sete do corrente, às três horas da tarde.

    José casado Elisabete Nizoli. Elisabete nasceu cerca de 1833 em Bariano, Bérgamo, Lombardia, Itália; e morreu. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 3.  Elisabete Nizoli nasceu cerca de 1833 em Bariano, Bérgamo, Lombardia, Itália; e morreu.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Nizolli Provesi, Elisabetta Provesi, Elizabetha Nisoli, Albertina Nizollo, Albertina Nesolli, Elizabethe Nesolli, Nizoli Elisabetta.

    Filhos(as):
    1. Catarina Provesi nasceu cerca de 1852; e morreu.
    2. Mateus Provesi nasceu cerca de 1855; morreu em 18 Jul 1914 em Brusque, SC.
    3. João Provesi nasceu cerca de 1866 em Bariano, Bérgamo, Lombardia, Itália; e morreu.
    4. 1. Giacomo Angelo Provesi nasceu em 19 Mai 1868 em Bariano, Bérgamo, Lombardia, Itália; foi batizado em 20 Mai 1868 em Igreja dos Santos Mártires Gervásio e Protásio, Bariano, Bérgamo; morreu em 10 Mar 1941 em Cordeiros, Itajaí, SC; foi enterrado em 11 Mar 1941 em Machados, Itajaí, Navegantes, SC.
    5. Ângelo Provesi nasceu cerca de 1871; e morreu.
    6. Francisco José Provesi nasceu cerca de 1874; e morreu.


Geração: 3

  1. 4.  Mateus Provesi

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Matheo Provesi

    Mateus casado Madalena Bettani. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 5.  Madalena Bettani

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Magdalena Bettani

    Filhos(as):
    1. 2. José Provesi nasceu cerca de 1829 em Bariano, Bérgamo, Lombardia, Itália; morreu em 7 Mai 1904 em Brusque, SC.