Famílias Mafra

Francisco José de Araújo e Oliveira

masculino 1810 -


Gerações:      Padrão    |    Vertical    |    Compacta    |    Completa    |    Textual    |    Árvore de costado (Ahnentafel)    |    Diagrama em leque    |    Mídia    |    PDF

Geração: 1

  1. 1.  Francisco José de Araújo e Oliveira foi batizado em 25 Mar 1810 em Itabira, Itabirito, MG (Filho de Joaquim José de Oliveira Mafra e Pudenciana Monteiro).

    Notas:

    Era médico. Foi um dos treze deputados dissidentes por ocasião da Revolução de 1842.

    Batismo:
    Itabirito, MG, Nossa Senhora da Boa Viagem, Batismos 1795-1815, 118v ou 140v.
    Francisco. Aos vinte cinco de Março de mil oitocentos e dez nesta Matriz da Senhora da Boa Viagem da Itabira batizei solenemente e pus os santos óleos a Francisco inocente, filho legítimo do Furriel Joaquim Joze de Oliveira e sua mulher Pudencianna Monteira da Encarnação. Foram padrinhos o Licenciado Antonio Fernandez de Araujo e [...?] Maria Fernandez da Encarnação. Todos desta freguesia. [...] O Vigário Francisco Xavier de Meirelles e Soiza.

    Família/Cônjuge: Constância Euflazina da Silva. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


Geração: 2

  1. 2.  Joaquim José de Oliveira Mafra (Filho de José Joaquim de Oliveira e Ana Joaquina de Jesus); morreu em 10 Out 1860 em São João del Rei, MG; foi enterrado em São João del Rei, MG.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Joaquim José d'Araujo e Oliveira Mafra, Joaquim Joze d'Oliveira Mafra, Joaquim Joze de Oliveira.

    Notas:

    Oliveira Mafra, José de - A Família Mafra
    O Sargento-Mór Joaquim José de Oliveira Mafra, morador de São João del-Rei, aí faleceu no dia dez de Outubro de 1860, tendo deixado testamento solene de dez de Agosto de 1854. Tal testamento encontra-se arquivado no Museu dessa cidade: letra J, maço 25, ano 1860. Foi sepultado no cemitério da Ordem Terceira do Carmo, da qual foi secretário de 1843 a 1845. Teve o nome de Joaquim José de Oliveira, que mudou por ser homônimo de um parente e inimigo. Ao mudar o nome dizia que restaurava o de sua família, que era Mafra. Era comerciante, e foi Major da Guarda Nacional. Foi educado por um tio padre. Era da família dos Távoras, condenados à morte durante o governo do Marquês de Pombal. Figura como cirurgião-mór no ato de posse, em sete de Janeiro de 1843, do cargo de vereador à Câmara Municipal de São João del-Rei. Foi um dos signatários da moção dessa Câmara contra o Governo Central por ocasião da Revolução de 1842. Era do Partido Liberal. Antes de se casar, Germana de Oliveira teve dele o filho Felício Germano de Oliveira Mafra.

    Falecimento:
    São João del Rei, MG, Nossa Senhora do Pilar, Óbitos 1848-1866, 370.
    Aos dez de Outubro de mil oitocentos e sessenta faleceu o Major Joaquim Jose d'Araujo e Oliveira Mafra [sic], de setenta e nove anos de idade, viúvo, branco. Depois de solenemente encomendado, foi sepultado no Cemitério do Carmo. O Vigário Francisco Amancio d'Assis.

    Joaquim casado Pudenciana Monteiro em 17 Mai 1808 em Itabirito, MG. Pudenciana (Filha de Antônio Fernandes de Araújo e Ana Monteiro, da Encarnação) morreu em 30 Mar 1857 em São João del Rei, MG. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 3.  Pudenciana Monteiro (Filha de Antônio Fernandes de Araújo e Ana Monteiro, da Encarnação); morreu em 30 Mar 1857 em São João del Rei, MG.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Pudencianna Monteiro da Conceição, Pudencianna Monteira da Encarnação, Pudencianna Monteira.

    Notas:

    Natural de Itabira do Campo (hoje, Itabirito MG), foi batizada na Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem. Faleceu no dia trinta de Março de 1857, com testamento, e foi sepultada no cemitério de Nossa Senhora do Carmo, de São João del-Rei.

    Notas:

    Casamento:
    Casaram-se no dia dezessete de Maio de 1808, na Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, de Itabira do Campo, hoje Itabirito MG, conforme 1802-1908 C 15v. Tiveram dezessete filhos.

    Filhos(as):
    1. 1. Francisco José de Araújo e Oliveira foi batizado em 25 Mar 1810 em Itabira, Itabirito, MG.
    2. Joaquim José de Oliveira Mafra foi batizado em 1 Out 1811 em Itabira, Itabirito, MG.
    3. Antônio Joaquim de Oliveira Mafra nasceu em 1812 em Itabirito, MG; foi batizado em 16 Dez 1812 em Itabira, Itabirito, MG; morreu em 14 Out 1845.
    4. José Policarpo de Araújo e Oliveira nasceu em Arraial da Itabira do Campo, Itabirito, MG; foi batizado em Arraial da Itabira do Campo, Itabirito, MG.
    5. Maria Amélia Tertuliana de Oliveira
    6. Pudenciana Guilhermina de Araújo e Oliveira
    7. João José de Araújo e Oliveira Mafra morreu em 23 Set 1888.
    8. Ana Joaquina de Oliveira Mafra
    9. Custódia Ubaldina de Oliveira Mafra
    10. Felicíssima Ricardina de Oliveira Mafra
    11. Herculano José de Oliveira Mafra nasceu em São João del Rei, MG; morreu em 3 Jul 1914.
    12. Policena Tertuliana de Oliveira Mafra foi batizado em 15 Mai 1819 em Itabirito, MG; morreu em 14 Abr 1886 em São João del Rei, MG.
    13. Rita Jesuína Augusta de Oliveira Mafra foi batizado em 7 Fev 1820 em Itabirito, MG; e morreu.
    14. Matilde Emiliana de Oliveira Mafra foi batizado em 28 Ago 1825 em Itabirito, MG; e morreu.


Geração: 3

  1. 4.  José Joaquim de Oliveira

    José casado Ana Joaquina de Jesus. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 5.  Ana Joaquina de Jesus

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Ana Joaquina de Jesus

    Filhos(as):
    1. 2. Joaquim José de Oliveira Mafra morreu em 10 Out 1860 em São João del Rei, MG; foi enterrado em São João del Rei, MG.
    2. João José de Oliveira
    3. Vicente José de Oliveira foi batizado em 14 Mar 1802 em Itabira, Itabirito, MG.

  3. 6.  Antônio Fernandes de Araújo

    Antônio casado Ana Monteiro, da Encarnação. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 7.  Ana Monteiro, da Encarnação
    Filhos(as):
    1. 3. Pudenciana Monteiro morreu em 30 Mar 1857 em São João del Rei, MG.