Famílias Mafra

Elisa Ribeiro Campos

feminino +/- 1884 -


Gerações:      Padrão    |    Vertical    |    Compacta    |    Completa    |    Textual    |    Árvore de costado (Ahnentafel)    |    Diagrama em leque    |    Mídia    |    PDF

Geração: 1

  1. 1.  Elisa Ribeiro Campos nasceu cerca de 1884 (Filha de Major Arsênio Cordeiro Ribeiro Campos e Filomena Capitulina da Silva Santos).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Eliza Ribeiro Campos

    Elisa casado Capitão José Cordeiro de Benevides Falcão em 19 Out 1910. José (Filho de Tenente Cesário de Benevides Falcão e Generosa Cordeiro) nasceu cerca de 1874. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Notas:

    Casamento:
    Panelas, PE, Livro de Casamentos 002, 1908-1919, 035 a 035v, 046, FamilySearch imagens 0035 e 0036.
    Aos dezoito de Abril de 1911, na Vila de Panelas, o Capitão Jozé Cordeiro de Benevides Falcão, 37 anos, comerciante, filho do Tenente Cezario de Benevides Falcão e Dona Generoza Cordeiro de Benevides, já falecidos, com Dona Eliza Ribeiro Campos, 27 anos, filha do Major Arcenio Cordeiro Ribeiro Campos, já falecido e Dona Fhilomena da Silva Campos. Ambos solteiros, naturais desta Vila e nela residentes. Os nubentes declararam que se casaram religiosamente aos dezenove de Outubro do ano passado. Testemunhas Juvenal Cordeiro de Benevides Falcão, 39 anos, casado, empregado público, residente nesta Vila e Firmo dos Santos Silva, 39 anos, casado, agricultor, residente no Município de Água Preta. Jozé Cordeiro de Benevides Falcão. Elisa Ribeiro Campos. Juvenal Cordeiro Benevides Falcão. Firmo dos Santos Silva. José dos Santos Silva. Alzira Ribeiro Campos. Esther Ribeiro Campos. Maria Berlinda Santos. Anna Soares. Abilio Martins Rodrigues Costa.


Geração: 2

  1. 2.  Major Arsênio Cordeiro Ribeiro Campos nasceu cerca de 1845 em Poço da Panela, Recife, PE (Filho de Capitão Joaquim Cordeiro Ribeiro Campos e Maria Joaquina Ferreira); morreu em 19 Ago 1907 em Vila de Panelas, Panelas, PE; foi enterrado em 20 Ago 1907 em Cemitério Público de Panelas, Panelas, PE.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Arcenio Cordeiro Ribeiro Campos, Arsenio Cordeiro Ribeiro Campos.
    • Profissão: Negociante. Comerciante

    Notas:

    Falecimento:
    Panelas, PE, Livro de Óbitos 001, 1889-1908, 190v, 072, FamilySearch imagem 0194.
    Aos dezenove de Agosto de 1907, na Vila de Panelas, faleceu, de congestão no fígado, o Major Arcenio Cordeiro Ribeiro Campos, 62 anos, comerciante, natural deste Estado, casado com Philomena da Silva Campos. Deixou oito filhos. Declarante José Cordeiro de Benevides Falcão, aos vinte de Agosto de 1907, no cartório da Vila de Panelas. José Cordeiro de Benevides Falcão.

    Arsênio casado Filomena Capitulina da Silva SantosVila de Panelas, Panelas, PE. Filomena (Filha de Coronel José dos Santos Silva e Francisca Romana César) nasceu em Panelas, PE. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 3.  Filomena Capitulina da Silva Santos nasceu em Panelas, PE (Filha de Coronel José dos Santos Silva e Francisca Romana César).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Fhilomena da Silva Campos, Philomena da Silva Campos, Philomena Capitulina da Silva Santos.

    Filhos(as):
    1. 1. Elisa Ribeiro Campos nasceu cerca de 1884.
    2. Alzira Ribeiro Campos nasceu cerca de 1886.
    3. Ester nasceu cerca de 15 Ago 1888 em Vila de Panelas, Panelas, PE; morreu em 15 Jan 1889 em Vila de Panelas, Panelas, PE; foi enterrado em Cemitério Público de Panelas, Panelas, PE.
    4. Ester Ribeiro Campos nasceu em 17 Out 1889 em Vila de Panelas, Panelas, PE.


Geração: 3

  1. 4.  Capitão Joaquim Cordeiro Ribeiro Campos

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Joaquim Cordeiro Ribeiro Campos

    Joaquim casado Maria Joaquina Ferreira. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 5.  Maria Joaquina Ferreira

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria Joaquina Ferreira Campos

    Filhos(as):
    1. 2. Major Arsênio Cordeiro Ribeiro Campos nasceu cerca de 1845 em Poço da Panela, Recife, PE; morreu em 19 Ago 1907 em Vila de Panelas, Panelas, PE; foi enterrado em 20 Ago 1907 em Cemitério Público de Panelas, Panelas, PE.

  3. 6.  Coronel José dos Santos Silva nasceu cerca de 1826 (Filho de José dos Santos Silva e Maria Madalena da Conceição); morreu em 7 Out 1911 em Vila de Panelas, Panelas, PE; foi enterrado em Cemitério Público de Panelas, Panelas, PE.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Jozé dos Santos da Silva Junior, Jose dos Santos da Silva Junior, José dos Santos Silva.

    Notas:

    Falecimento:
    Panelas, PE, Livro de Óbitos 002, 1909-1915, 060v, 143, FamilySearch imagem 0064.
    José dos Santos Silva, 85 anos, viúvo, faleceu, de velhice, nesta Vila de Panelas e foi sepultado no cemitério público desta Vila. Declarante Eduardo Martins Rodrigues da Costa, aos dez de Outubro de 1911, no cartório da Vila de Panelas. Eduardo Martins da Costa.

    José casado Francisca Romana César em 6 Out 1851 em São José, Recife, PE. Francisca (Filha de Manoel Fonseca de Medeiros e Clara Zeferina César) nasceu cerca de 1836. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 7.  Francisca Romana César nasceu cerca de 1836 (Filha de Manoel Fonseca de Medeiros e Clara Zeferina César).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Francisca Cezar Romana dos Santos, Francisca Romana Cezar dos Santos, Francisca Cezar dos Santos, Francisca Cezar Romana, Francisca Romana Cezar, Francisca Romana Cesar.

    Notas:

    Casamento:
    Recife, PE, São José, Livro de Casamentos 1850-1867, 008 a 008v, FamilySearch imagens 0011 e 0012.
    [Aos seis de Outubro de 1851, em Oratório privado,] Jozé dos Santos da Silva Junior, natural da Freguesia do Brejo da Madre de Deus, filho legítimo de Jozé dos Santos e Silva e de Maria Magdalena da Conceição, já falecida, com Dona Francisca Romana Cesar, natural desta Cidade, filha legítima de Manoel Fonceca de Medeiros, já falecido e Clara Zeferina Cesar. Testemunhas o Major Justino Pereira de Farias e Jozé Duarte das Neves, ambos casados.

    Recife, PE, São José, São José, Livro de Casamentos de nº não informado, folhas não informadas, conforme certidão de casamento de cinco de Agosto de 1854, a qual consta na página 062v dos autos do inventário de Manoel Fonseca de Medeiros, FamilySearch Filme 004312841, imagem 0220.
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65P3-JLJ?i=219&cat=2058231
    Aos seis de Outubro de 1851, em Oratório privado, Jose dos Santos da Silva Junior, natural da Freguesia do Brejo da Madre de Deus, filho legítimo de José dos Santos e Silva e de Maria Magdalena da Conceição, já falecida, com Dona Francisca Romana Cesar, natural desta Cidade, filha legítima de Manoel Fonceca de Medeiros, já falecido e de Clara Zeferina Cesar. Testemunhas o Major Justino Pereira de Faria e Jose Duarte das Neves, ambos casados.

    Filhos(as):
    1. Augusto Santos nasceu cerca de 1869.
    2. Eleusipo da Silva Santos morreu em antes de 24 Abr 1912.
    3. Firmo da Silva Santos nasceu cerca de 1862 em Panelas, PE.
    4. Alfredo Santos
    5. Ester da Silva nasceu em Panelas, PE.
    6. 3. Filomena Capitulina da Silva Santos nasceu em Panelas, PE.
    7. José dos Santos Silva, Filho nasceu cerca de 1859; morreu em 29 Out 1894 em Vila de Panelas, Panelas, PE; foi enterrado em 30 Out 1894 em Cemitério Público de Panelas, Panelas, PE.


Geração: 4

  1. 12.  José dos Santos Silva

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Jozé dos Santos e Silva, José dos Santos e Silva, Jose dos Santos Silva.

    José casado Maria Madalena da Conceição. Maria morreu em antes de 6 Out 1851. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 13.  Maria Madalena da Conceição morreu em antes de 6 Out 1851.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria Magdalena da Conceição

    Filhos(as):
    1. Manoel Florentino dos Santos
    2. 6. Coronel José dos Santos Silva nasceu cerca de 1826; morreu em 7 Out 1911 em Vila de Panelas, Panelas, PE; foi enterrado em Cemitério Público de Panelas, Panelas, PE.

  3. 14.  Manoel Fonseca de Medeiros nasceu em 24 Jan 1766 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 2 Fev 1766 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal (Filho de João da Fonseca e Antônia de Almeida); morreu em 10 Jan 1842 em Recife, PE; foi enterrado em Antiga Igreja de Nossa Senhora da Penha, São José, Recife, PE.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Manoel, Manoel de Medeiros, Manoel da Fonceca de Medeiros, Manoel da Fonseca Medeiros, Manoel Fonceca de Medeiros, Manoel Fonseca de Medeiros.
    • Inventário: 30 Mai 1842, Cidade do Recife, Recife, PE

    Notas:

    Barros Correia, Abílio César de - Relato Familiar, transcrição de Amaury de Barros Correia, páginas 3 a 4.

    No ano de 1850 meu avô Ricardo Fonseca de Medeiros tinha 18 anos, morava em Recife, de onde era natural, filho de Manoel Fonseca de Medeiros, um português que era capitão de navio, homem talvez de mais de quarenta anos, asmático, um verdadeiro alérgico e que tinha uma irmã solteira por nome Barbara, a quem foi confiada por um frade franciscano nas vésperas da morte, uma menina por nome Clara Zeferina Cesar, (conta-se que essa menina era sobrinha do frade), para que Dona Barbara a criasse e educasse, para isso o frade entregou a Dona Barbara certa importância em dinheiro, supõe-se mais de cinquenta contos de réis em prata e ouro. Dona Barbara, senhora religiosa, de quem o frade conhecia os predicados, cumpriu à risca a incumbência. Estando a menina mocinha e Dona Barbara já velha, receando morrer a qualquer momento, induziu o irmão que era capitão de navio a casar-se com a mocinha que era dona de avultada fortuna para a época, o que aconteceu.

    Manoel Fonseca de Medeiros, que era irmão da mãe de Francisco Cordeiro da Fonseca (assassinado na Raiz em 1848) e que foi sogro de Ricardo Fonseca de Medeiros, casou-se já velho e doente com Clara Zeferina Cesar, desse casamento teve dois filhos e duas filhas, o primeiro Ricardo; o segundo Manoel, que foi casado em Recife com uma francesa (Maria Amélia Gadault) e foram os avós do Doutor Amaury de Medeiros; Ana, que foi casada com Manoel dos Santos, avós de Euclides Santos que mora em Quipapá e de Epaminondas Santos, que foi comerciante em Rio Branco (Arcoverde); Francisca, que foi casada com o Coronel José dos Santos, de Panelas, pais de Augusto Santos, que foi meu concunhado.

    Manoel Fonseca, marido de Clara, era doente e tinha ataques de epiléticos; conta-se que num desses ataques, tido como morto, foi sepultado em uma cova muito funda numa das igrejas de Recife; para deixar o cadáver na cova, descia-se por uma escada e em cima cobria-se com uma laje pesada; após um ano da norte de Manoel, indo-se abrir a cova para sepultar outro, encontraram os ossos no ultimo degrau da escada, pelo que calculam que ele tornando do ataque, subiu a escada, porém não pode remover a laje e morresse de verdade. Clara casou-se alguns anos depois com o imediato do navio, Carlos Leocadio Vieira, de quem ainda teve diversos filhos, entre eles meu sogro Agostinho Leocadio Vieira.

    De: Leonor Medeiros
    Date: ter, 9 de abr de 2019 às 12:56
    Subject: Comentários (Manoel Fonseca de Medeiros)
    To:

    Comentários (Manoel Fonseca de Medeiros): Manoel Fonseca de Medeiros era filho do português MANOEL FONSECA DE MEDEIROS (1) e CLARA ZEFERINA CESAR. Eram filhos desse casal:

    Ricardo Fonseca de Medeiros, o mais velho, casou-se em 1851 com Cândida Alexandrina Fonseca de Medeiros. Pais de Maria Aurora Fonseca de Medeiros, casada com Francisco Claudino de Almeida Valença (meus bisavós).

    Manoel Fonseca de Medeiros (2), casado com Maria Amélia Gadault

    Ana Fonseca de Medeiros, casada com Manoel dos Santos

    Francisca Fonseca de Medeiros, casada com o Coronel José dos Santos (2), que era de Panelas/PE. Era irmão do Manoel dos Santos, citado anteriormente. Filhos do português José dos Santos (1).

    Clara Zeferina ficou viúva e voltou a se casar com Carlos Leocádio Vieira.

    Nota: Ricardo Fonseca de Medeiros (1) teve vários filhos, entre os quais Ricardo (2) que faleceu aos 17 anos, e Manoel (3), chamado de Yoyô, professor, casado com Carlota Arcoverde.

    A história da família MEDEIROS, em Pernambuco, segue.

    Gostaria de ter acesso ao autor dessa página dos MEDEIROS (Manoel Fonseca de Medeiros/Bianor/Amaury/Coaracy).

    Em tempo, há um terceiro filho de Bianor: Caramuru de Medeiros, que acredito tenha sido médico no RJ, pois há uma referência a um CARAMURU DE MEDEIROS no Almanak Laemmert de 1930 - link http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=104416&url=http://memoria.bn.br/docreader#

    Leonor Medeiros
    mlmedeiros@gmail.com

    Batismo:
    Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, Nossa Senhora das Neves, Livro de Batismos 008, 1760-1770, 086v, imagem 0089.
    Manoel, filho legítimo de João da Fonceca e de sua mulher Antonia de Almeyda, naturais da freguesia de Nossa Senhora das Neves do Lugar da Relva. Padrinho Francisco Tavares Benavides, morador em Rosto de Cão.

    Inventário:
    Inventário de Manoel da Fonseca de Medeiros, FamilySearch filme 004312841, imagens 0123 a 0236.
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65P3-J7C?i=123&cat=2058231

    1842 - Juízo de Órfãos. Inventário de Manoel da Fonseca de Medeiros. Inventariante sua mulher Clara Zeferina Cesar.

    Juramento da inventariante, imagem 0125
    Relação dos filhos herdeiros, 0126
    Requerimento da viúva para iniciar inventário, 0127
    Conta das custas, 0128
    Descrição e avaliação dos bens, 0131 a 0137
    Avaliação da casa de sobrado de um andar, 0138 e 0139
    Requerimento da viúva para nomear tutor dos filhos, 0140



    Inventário de Manoel da Fonseca de Medeiros, FamilySearch filme 004312841, 001 a 002, imagens 0124 a 0125.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65P3-J7C?i=123&cat=2058231

    Juízo de Órfãos. Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Manoel da Fonseca de Medeiros, casado que foi com Clara Zeferina Cesar, morador que foi nesta Cidade do Recife. Inventariante a dita Clara Zeferina Cesar.

    Aos trinta de Maio de 1842, na Cidade do Recife, perante o Juiz de Órfãos, a Inventariante Clara Zeferina Cesar, após prestar juramento, declarou que o referido seu marido havia falecido a dez de Janeiro do presente ano sem que fizesse testamento, deixando os filhos e herdeiros seguintes.

    Meeira a dita sua mulher Clara Zeferina Cesar

    Manoel da Fonceca de Medeiros, 15 anos
    Anna Joaquina Cesar, 13 anos
    Ricardo da Fonceca de Medeiros, 10 anos
    João Baptista da Fonceca, 8 anos
    Francisca Romana Cesar, 6 anos de idade

    Inventário de Manoel da Fonseca de Medeiros, FamilySearch filme 004312841, 005 a 009v, imagens 0131 a 0139.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65P3-JH5?i=130&cat=2058231

    Descrição e avaliação dos bens

    Ouro: 1 crucifixo, contas de rosário, fivelas etc. = 177.800 réis
    Prata: 1 colher de tirar sopa, colheres de sopa, garfos, etc. = 46.420
    Móveis: 1 oratório de cedro, 1 cômoda de amarelo = 83.000
    Escravos:
    João, angola, 30 anos, so serviço de padaria = 500.000
    José, moçambique, 20 anos, do serviço de rua, com as pernas bastante tortas = 250.000
    Rosa, benguela, 36 anos, do serviço de casa, exaurida dos pés proveniente de cravos = 200.000
    Bens de raiz:
    morada de casa de sobrado de um andar, sita na rua da Praia do Fagundes do Bairro Santo Antônio = 2.000.000
    Dívidas ativas:
    Carlos L. Vieira deve = 884.000
    Anna Joaquina dos Passos deve = 25.000
    Antonio Luis Gonçalves deve = 30.000
    Dinheiro: = 10.000
    Dívidas passivas:
    Funeral =
    Custas = 523.214

    Conta das custas, 0128



    Falecimento:
    Recife, PE, Santíssimo Sacramento, Santo Antônio, Livro de Óbitos décimo quarto, folhas 198, conforme certidão de óbito de vinte e cinco de Outubro de 1842, a qual consta na folha 026 dos autos do inventário de Manoel Fonseca de Medeiros, FamilySearch Filme 004312841, imagem 0161.
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-65P3-NYQ?i=160&cat=2058231
    Aos dez de Janeiro de 1842, na freguesia do Sacramento de Santo Antônio do Recife, faleceu de apoplexia, Manoel Fonceca de Medeiros, 62 anos, branco, natural da Ilha, casado com Clara Zefirina Cezar. Envolto em hábito Franciscano, foi primeiramente enterrado em fora de Portas, e por despacho do Prefeito interino desta Comarca, a requerimento de sua mulher e filhos, foi desenterrado para se sepultar na Igreja de Nossa Senhora da Penha.

    Manoel casado Clara Zeferina César. Clara morreu em antes de 13 Jun 1855. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 15.  Clara Zeferina César morreu em antes de 13 Jun 1855.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Clara Zeferina do Sacramento, Clara Zefirina Cezar, Clara Zeferina Cezar, Clara Zeferina Cesar.

    Notas:

    Barros Correia, Abílio César de - Relato Familiar, transcrição de Amaury de Barros Correia, página 4.

    Depois do falecimento do primeiro marido, Dona Clara, moça ainda, estabeleceu-se com uma grande padaria na Praça das Cinco Pontas, fazendo muito negócio; comerciantes do interior lhe compravam em grosso barricões de bolacha, e tinha mesmo grande freguesia do artigo, no interior. José dos Santos, português morador em Panelas, era um destes, seus dois filhos, José e Manoel, casaram-se com as duas filhas de Dona Clara.

    Manoel Vicente, morador em Lagoa dos Cavalos - Alagoinha – Pesqueira - era outro freguês de Dona Clara e muito amigo da família, tanto que em 1850 indo a Recife encontrou Ricardo Fonseca de Medeiros, meu avô, e filho de Clara, um pouco enfraquecido pelos estudos, convidou-o vir passar as férias na Fazenda, o que foi aceito; a estrada passava por Cacimbão onde morava José Cordeiro da Fonseca - Cazuza - primo de Ricardo, que se opôs a que o rapaz passasse dali, onde ficou entre a parentela.

    Falecimento:
    Rio de Janeiro, RJ, Biblioteca Nacional, Hemeroteca Digital Brasileira, Diário de Pernambuco, Recife, PE, Quarta-feira 13 de Junho de 1855, página 3, Leilões, Tasso Irmãos. http://memoria.bn.br/DocReader/029033_03/6530 em 19 de Agosto de 2020.
    Tasso Irmãos informam que aos dezoito de Junho de 1855 farão leilão de uma padaria com dois fornos, sita na rua das Cinco Pontas, a qual pertenceu à falecida Dona Clara Zeferina Cesar, viúva de Carlos Leocadio Vieira.

    Filhos(as):
    1. Manoel Fonseca de Medeiros nasceu cerca de 1827 em Freguesia de Santo Antônio, Recife, PE; morreu em 11 Jun 1876 em Recife, PE.
    2. Ana Joaquina César nasceu cerca de 1829.
    3. Professor Ricardo Fonseca de Medeiros nasceu cerca de 1832.
    4. João Batista da Fonseca de Medeiros nasceu em 20 Jun 1834 em Santo Antônio, Recife, PE; foi batizado em 20 Jul 1834 em Igreja do Santíssimo Sacramento, Santo Antônio, Recife, PE; morreu em 1855 em Panelas, PE.
    5. 7. Francisca Romana César nasceu cerca de 1836.