Famílias Mafra

Carlota

feminino +/- 1876 -


Gerações:      Padrão    |    Vertical    |    Compacta    |    Completa    |    Textual    |    Árvore de costado (Ahnentafel)    |    Diagrama em leque    |    Mídia    |    PDF

Geração: 1

  1. 1.  Carlota nasceu cerca de 9 Set 1876 em Cimbres, Pesqueira, PE; foi batizado em 9 Dez 1876 em Igreja de Santa Águeda, Pesqueira, PE (Filha de Coronel Antônio Cordeiro da Fonseca e Antônia Cordeiro).

    Notas:

    Batismo:
    Pesqueira, PE, Santa Águeda, Livro de Batismos 1873-1877, 176, FamilySearch imagem 0364.
    Aos nove de Dezembro de 1876, Carlota, branca, com idade de três meses, filha legítima de Antonio Cordeiro da Fonceca e Antonia de Jesus Cordeira. Padrinhos José Cordeiro de Farias e sua mulher Anna de Jesus Cordeira.


Geração: 2

  1. 2.  Coronel Antônio Cordeiro da Fonseca nasceu cerca de 1844 (Filho de Francisco Cordeiro da Fonseca e Ana Joaquina Cordeiro).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Antonio Cordeiro da Fonceca, Antonio Cordeiro da Fonseca.

    Antônio casado Antônia Cordeiro em 26 Nov 1865. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 3.  Antônia Cordeiro (Filha de Francisco Cordeiro de Faria e Carlota Jacinta Cordeiro).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Antonia Fonceca de Jesus, Antonia de Jesus Cordeira, Antonia de Jesus Cordeiro, Antonia Cordeiro da Fonceca, Antonia Cordeira da Fonseca, Antonia Cordeiro da Fonseca.

    Notas:

    Casamento:
    São Bento do Una, PE, Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Livro de Casamentos 001, 1853-1871, 123v, FamilySearch filme 004116397, imagem 0000.
    Aos vinte e seis de Novembro de 1865, em Oratório privado, Antonio Cordeiro da Fonceca, filho legítimo de Francisco Cordeiro da Fonceca, já falecido e Anna Joaquina Cordeira, com Antonia Fonceca de Jesus, filha legítima de Francisco Cordeiro de Farias e Carlota Jacintha Cordeira. Testemunhas José Cordeiro da Fonceca, Ricardo Francisco de Medeiros e Maria Candida Cordeira.

    Filhos(as):
    1. Cândido Cordeiro da Fonseca nasceu cerca de 1867 em Cimbres, Pesqueira, Sanharó, PE.
    2. Dario Cordeiro da Fonseca nasceu cerca de 1873 em Cimbres, Pesqueira, Sanharó, PE.
    3. Ricardo Cordeiro da Fonseca nasceu em 30 Set 1873 em Cimbres, Pesqueira, Sanharó, PE; foi batizado em 8 Dez 1873 em Cacimbão, Cimbres, Pesqueira, PE.
    4. Ana Lanusa Cordeiro nasceu em 11 Mai 1875 em Cimbres, Pesqueira, PE; foi batizado em 29 Mai 1875 em Cimbres, Pesqueira, PE.
    5. 1. Carlota nasceu cerca de 9 Set 1876 em Cimbres, Pesqueira, PE; foi batizado em 9 Dez 1876 em Igreja de Santa Águeda, Pesqueira, PE.
    6. Davi Cordeiro da Fonseca nasceu em 28 Dez 1889 em Cajueiro, Sanharó, Pesqueira, Sanharó, PE.
    7. Alfredo Cordeiro da Fonseca nasceu cerca de 1877 em Cimbres, Pesqueira, PE.
    8. Maria Calista Cordeiro da Fonseca


Geração: 3

  1. 4.  Francisco Cordeiro da Fonseca nasceu em 5 Mai 1795 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 14 Mai 1795 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal (Filho de José da Fonseca e Maria Cordeiro da Trindade); morreu em antes de 26 Nov 1865.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Francisco, Francisco Cordeiro da Fonceca, Francisco Cordeiro d'Afonceca, Francisco Cordeiro da Fonseca.

    Notas:

    Barros Correia, Abílio César de - Relato Familiar, transcrição de Amaury de Barros Correia, páginas 2 a 3.

    Assassinado Francisco Cordeiro da Fonseca na Raiz em 1848 o Coronel Pedro Paes, que era compadre de Francisco Cordeiro, tomou alguma providência para prisão dos assassinos, o que não conseguiu; conta-se que foram cabras a mandado de um tal Francisco Leite Cascavel, que morava no sítio Jurema. O Coronel Pedro Paes mandou por gente de sua confiança levar a viúva e filhos em Cacimbão, onde morava o cunhado da viúva, José Cordeiro Cazuza.

    Francisco deixou muitos filhos, sendo Maria a mais velha, que morreu solteira e (que foi madrinha de minha mãe, minha e de Tito); José, que depois de casado foi morar em Taquaritinga; Francisco, que era o chefe da família, casou-se em Alagoas dos Gatos com 40 anos e faleceu pobre em Cacimbão, de onde nunca saiu, era orgulhoso e honestíssimo - teve muitos filhos, entre eles Mizael; Umbelina, que casou-se já velha com o Capitão Felipe, sogro de Francisco e que era viúvo; Ana, que casou-se com um viúvo, José Pedro de Holanda Valença, (que foi assassinado no mato por um filho do célebre João Gomes), só teve um fiIho, Arcanjo; Candida, minha avó materna, que casou-se em 1851 com um primo do pai, Ricardo Fonseca de Medeiros, que morava no Recife e era meu avô materno; Antonio, (é o pai de minha cunhada Sinhá), que casou-se com uma filha de Carlota, filha natural de José Fonseca Cazuza com uma cabocla da Pedra de Buíque; Luduvina, que morreu solteira; Cordeira, que casou-se com Clementino dos Santos de quem é filho João Batista Janja que foi prefeito de Jurema e que quando foi assassinado o pai em 1848 tinha um a dois anos de idade.

    Batismo:
    Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, Nossa Senhora das Neves, Livro de Batismos 011, 1793-1800, 040, imagem 0041.
    Francisco, filho de Joze da Fonceca, natural da Paroquial Igreja de Nossa Senhora das Neves, lugar da Relva e Maria Cordeira, natural da Paroquial de São José da Cidade. Avós paternos João da Fonceca e Francisca Muniz. Avós maternos Manoel Cordeiro e Antonia da Trindade. Padrinhos o Padre Ignacio Manoel, Cura da Fajão e sua irmã Anna Joaquina, freguesa de São José da Cidade.

    Francisco casado Ana Joaquina Cordeiro em 21 Ago 1827 em Mandaçaia, Brejo da Madre de Deus, PE. Ana (Filha de Bernardo José Soares e Maria Francisca Cordeiro) nasceu cerca de 9 Mar 1804 em Brejo da Madre de Deus, PE; foi batizado em 9 Abr 1804 em Igreja de São José, Brejo da Madre de Deus, PE; morreu em 5 Jul 1875 em Pesqueira, PE; foi enterrado em Cemitério da Vila de Pesqueira, Pesqueira, PE. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 5.  Ana Joaquina Cordeiro nasceu cerca de 9 Mar 1804 em Brejo da Madre de Deus, PE; foi batizado em 9 Abr 1804 em Igreja de São José, Brejo da Madre de Deus, PE (Filha de Bernardo José Soares e Maria Francisca Cordeiro); morreu em 5 Jul 1875 em Pesqueira, PE; foi enterrado em Cemitério da Vila de Pesqueira, Pesqueira, PE.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Anna, Ana Joaquina das Neves, Anna Cordeiro, Anna Joaquina Cordeira, Anna Joaquina Cordeiro.

    Notas:

    Batismo:
    Brejo da Madre de Deus, PE, São José, Livro de Batismos 002, 1804-1807, 005, FamilySearch Livro de Batismos 1806-1812, imagem 0008.
    Aos nove de Abril de 1804, na Matriz de São José do Brejo, Anna, branca, nascida há um mês, filha legítima de Bernardo Joze Soares, natural da Ilha de Santa Maria e Francisca Cordeira [???], natural da Ilha de São Miguel. Avós paternos Antonio de Andrade e Francisca do Rozario, naturais da Ilha de Santa Maria. Avós maternos Joze Benevides e Anna Cordeiro, naturais da Ilha de São Miguel. Padrinhos o Comandante Izidoro Joze Dias e sua mulher Dona Bernarda Cordeiro, desta Freguesia.

    Falecimento:
    Pequeira, PE, Santa Águeda, Livro de Óbitos 1871-1932, 007, FamilySearch imagem 0009.
    A cinco de Julho de 1875, faleceu, de um estupor, Anna Joaquina Cordeiro, de 60 anos, branca, viúva de Francisco Cordeiro da Fonceca. Seu corpo, envolto em hábito preto, foi sepultado no Cemitério desta Vila.

    Notas:

    Casamento:
    Brejo da Madre de Deus, PE, São José, Livro de Casamentos 001, 1799-1834, 248v, FamilySearch imagem 0260.
    Aos vinte e um de Agosto de 1827, no Lugar da Mandaçaia desta freguesia, Francisco Cordeiro da Fonseca, filho legítimo de Jose da Fonseca e Maria Cordeiro da Trindade, já falecida, natural da Ilha de São Miguel e Ana Joaquina das Neves, filha legítima de Bernardo Jose Soares e Dona Maria Francisca Cordeiro, natural desta freguesia, onde são ambos moradores. Dispensados do impedimento de sanguinidade no terceiro grau atingente ao segundo. Testemunhas Manoel Cordeiro de Sousa, viúvo e Bernardo José Soares, casado, moradores nesta freguesia.

    Filhos(as):
    1. Maria nasceu cerca de 8 Jun 1828 em Freguesia de São José do Brejo da Madre de Deus, Brejo da Madre de Deus, PE; foi batizado em 7 Ago 1828 em Mandaçaia, Brejo da Madre de Deus, PE.
    2. José Claudino Cordeiro da Fonseca nasceu cerca de 1831 em Freguesia de São José do Brejo da Madre de Deus, Brejo da Madre de Deus, PE; morreu em Sanharó, Pesqueira, Sanharó, PE; foi enterrado em 23 Jun 1920 em Cemitério de Sanharó, Sanharó, PE.
    3. Cândida Alexandrina Cordeiro da Fonseca nasceu cerca de 5 Set 1833 em Freguesia de São José do Brejo da Madre de Deus, Brejo da Madre de Deus, PE; foi batizado em 5 Fev 1834 em Igreja de São José, Brejo da Madre de Deus, PE; morreu em antes de 23 Nov 1905.
    4. Ana Joaquina Cordeiro da Fonseca nasceu cerca de 25 Nov 1842 em Freguesia de São José do Brejo da Madre de Deus, Brejo da Madre de Deus, PE; foi batizado em 25 Fev 1843 em Mandaçaia, Brejo da Madre de Deus, PE.
    5. 2. Coronel Antônio Cordeiro da Fonseca nasceu cerca de 1844.
    6. Rita Cordeiro da Fonseca nasceu cerca de 11 Mar 1847; foi batizado em 11 Jun 1847 em Freguesia de São José do Brejo da Madre de Deus, Brejo da Madre de Deus, PE.
    7. Francisco Cordeiro da Fonseca nasceu em Brejo da Madre de Deus, PE; morreu em antes de 26 Dez 1932.

  3. 6.  Francisco Cordeiro de Faria nasceu em 7 Mar 1828 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 13 Mar 1828 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal (Filho de Bento de Faria e Inês Jacinta Cordeiro).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Francisco, Francisco Cordeiro, Francisco Cordeiro da Fonceca, Francisco Cordeiro de Farias.

    Notas:

    Batismo:
    Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, Nossa Senhora das Neves, Livro de Batismos 016, 1827-1848, 014v, imagem 0016.
    Aos treze de Março de 1828, Francisco, nascido a sete de Março de 1828, filho legítimo de Bento de Faria e de sua mulher Ignes Jacinta Cordeira, naturais e fregueses da Paroquial de Nossa Senhora das Neves, Lugar da Relva. Avós paternos Joze de Faria e Maria Cordeira. Avós maternos Joze da Fonceca e Maria Cordeira. Padrinho Francisco Joze Fialho, viúvo, da Cidade.

    Francisco casado Carlota Jacinta Cordeiro. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 7.  Carlota Jacinta Cordeiro (Filha de José Cordeiro da Fonseca e Cabocla da Pedra de Buíque).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Carlota Jacintha Cordeira, Carlota Jacinta Cordeira, Carlota Jacintha Cordeiro, Carlota Jacinta Cordeiro.

    Filhos(as):
    1. 3. Antônia Cordeiro
    2. José nasceu em 5 Mar 1854 em Cimbres, Pesqueira, PE; foi batizado em 2 Abr 1854 em Oratório do Liberalzinho, Cimbres, Pesqueira, PE.


Geração: 4

  1. 8.  José da Fonseca nasceu em 20 Ago 1748 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 29 Ago 1748 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal (Filho de João da Fonseca e Francisca Muniz).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Joze, Joze da Fonceca, Jose da Fonceca, Joze da Fonseca, Jose da Fonseca, Joze da Fonceca Muniz, Jose da Fonceca Muniz.

    Notas:

    Batismo:
    Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, Nossa Senhora das Neves, Livro de Batismos 007, 1743-1760, 099v, imagem 0102.
    Joze, filho legítimo de João da Fonceca e de sua mulher Francisca Monis, ambos batizados na Igreja de Nossa Senhora das Neves, Lugar da Relva. Padrinhos Manoel Ferreyra Crespo e sua mulher Francisca da Conceição.

    José casado Maria Cordeiro da Trindade em 11 Ago 1788 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal. Maria (Filha de Manoel de Sousa Cordeiro e Antônia da Trindade) nasceu em 16 Fev 1764 em São José, Ponta Delgada, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 26 Fev 1764 em Igreja de São José, São José, Ponta Delgada, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  2. 9.  Maria Cordeiro da Trindade nasceu em 16 Fev 1764 em São José, Ponta Delgada, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 26 Fev 1764 em Igreja de São José, São José, Ponta Delgada, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal (Filha de Manoel de Sousa Cordeiro e Antônia da Trindade).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria Cordeiro de Jesus, Maria Cordeira Candeias, Maria Cordeira, Maria Cordeiro da Trindade.

    Notas:

    Batismo:
    São José, Ponta Delgada, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, São José, Livro de Batismos 015, 1761-1769, 078, imagem 0080.
    Maria, filha de Manoel de Souza Cordeiro, natural desta freguesia e de sua mulher Antonia da Trindade, natural da Freguesia de Nossa Senhora das Neves do Lugar da Relva. Padrinho Antonio Monis, filho famílias de Manoel Monis Falcam e de sua mulher Anna de Benevides, fregueses desta Igreja.

    Notas:

    Casamento:
    Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, Nossa Senhora das Neves, Livro de Casamentos 007, 1780-1800, 052v, imagem 0055.
    A onze de Agosto de 1788, na Paroquial de Nossa Senhora das Neves lugar da Relva, ocorridas as denunciações nesta Paroquial e na Ermida de Nossa Senhora da Saúde, sufragânea a esta mesma Paroquial, na presença do Reverendo Padre João Joze do Rego desta freguesia, Joze da Fonceca Muniz, viúvo de Maria de Jezus, sepultada nesta Paroquial, casou-se com Maria Cordeira, natural da Paroquial de São José da Cidade, filha de Manoel de Souza Cordeiro e de sua mulher Antonia da Trindade. Testemunhas o Reverendo Vice-Vigário desta mesma Paroquial, Manoel Joze do Rego e o Reverendo Padre Cura Ignacio Manoel Soares.

    Filhos(as):
    1. Antônio Cordeiro Fonseca da Trindade nasceu em 5 Jun 1789 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 14 Jun 1789 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; morreu em 18 Ago 1854 em Freguesia de São Bento, São Bento do Una, PE; foi enterrado em Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, São Bento do Una, PE.
    2. Inês Jacinta Cordeiro nasceu em 28 Mar 1791 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 6 Abr 1791 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
    3. 4. Francisco Cordeiro da Fonseca nasceu em 5 Mai 1795 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 14 Mai 1795 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; morreu em antes de 26 Nov 1865.
    4. José Cordeiro da Fonseca nasceu em 9 Abr 1798 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 18 Abr 1798 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
    5. Inácio nasceu em 10 Abr 1801 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 19 Abr 1801 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
    6. Jacinta nasceu em 7 Ago 1804 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 15 Ago 1804 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
    7. Jacinto nasceu em 15 Jul 1805 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 22 Jul 1805 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
    8. Manoel nasceu em 8 Mai 1808 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 19 Mai 1808 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.

  3. 10.  Bernardo José Soares nasceu em 9 Abr 1773 em Loural, Santo Espírito, Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Açores, Portugal; foi batizado em 18 Abr 1773 em Igreja de Nossa Senhora da Purificação, Santo Espírito, Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Açores, Portugal (Filho de Antônio de Andrade Soares e Francisca do Rosário); morreu em 3 Out 1854 em Brejo da Madre de Deus, PE; foi enterrado em Capela de São Vicente, Serra do Vento, Belo Jardim, PE.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Bernardino, Bernardo Joze Soares, Bernardo José Soares.

    Notas:

    Barros Correia, Abílio César de - Relato Familiar, transcrição de Amaury de Barros Correia, páginas 1 a 2.

    Antonio Cordeiro de Carvalho - Supõe-se que nos anos 1800 a 1805 tenha sido a chegada do Coronel Antonio Cordeiro de Carvalho ao Brejo da Madre de Deus, localizando-se na propriedade Tabocas, era filho de portugueses, natural de Olinda; homem rico, possuindo muitos escravos que empregava nos serviços de cultura do algodão; cercou-se de parentes e tornou-se senhor feudal, chefe político do Partido Liberal, Coronel da Guarda Nacional, tinha um irmão padre que vivia com ele - Padre José Cordeiro.

    Quase por essa época chegou a Tabocas um português vindo do Ceará, onde havia conseguido adquirir uma regular fortuna para aquele tempo, travando amizade com o Coronel Antonio Cordeiro, o recém-chegado que se chamava Bernado José Soares, dentro de pouco tempo casou-se com uma prima do Coronel, Ana Cordeiro de Benevides Falcão, indo morar nas terras da Mandaçaia que eram preciosas para o cultivo de algodão; era um tipo moreno, baixinho e apenas alfabetizado. Em Mandaçaia, plantando a malvácea e comprando o produto dos agricultores menos remediados, viu dentro de alguns anos aumentar os haveres e os filhos que foram muitos.

    Bernado José Soares tinha muitos filhos e vivia sempre em desavenças com a mulher, porque esta punha nos filhos sobrenomes de sua família, como Bernado José Soares teve ocasião de queixar-se a meu avô materno Ricardo Fonseca de Medeiros em 1851 por ocasião da visita que este lhe fizera logo após haver casado em Cacimbão com uma neta dele Bernado, dizendo: Vê que ela se parece muito com a vó, não vá fazer contigo o que a outra fez comigo meu nome é Bernado José Soares e ela põe nos filhos, ora Cordeiro de Benevides, ora Cordeiro Pires e outras vezes Cordeiro Falcão, e Cordeiro dizendo que Bernado José não é nome de família. Bernardo José Soares também trabalhava nos brejos e possuía terras nas propriedades Estivas, Caboclo, Piaca e Pelada, brejos Mandaçaia e Tomalá sertão.

    João Cordeiro Muniz Falcão (tetravô de José Candido Mergulhão meu genro), português carranca, que usava trança dos cabelos era cunhado de Bernado José Soares (irmão de Ana), era lugar tenente do primo Coronel Antonio Cordeiro, pretendeu casar-se com a sobrinha Ana, filha de Bernado, porém Ana que havia visto Francisco Cordeiro da Fonseca o administrador do Coronel, rapaz novo e simpático, não quiz casar-se com o tio, casando com Francisco. Conta-se que João Cordeiro não ficou vendo com bons olhos o preferido da sobrinha, dando lugar a isso Francisco deixar o lugar de feitor dos escravos do Coronel e mudar-se já com a família para lugarejo Raiz onde foi assassinado em 1848 de emboscada por ocasião de um levante que tomou o nome de "Mata-mata marinheiro".

    Quando da visita que meu avô Ricardo, casado de novo fez a Bernado Soares em 1851 em Mandaçaia, já o encontrou velhinho e separado da mulher, sendo que as casas distanciam uma da outra umas cem braças, separava-as o rio Tabocas, sendo que Bernado ocupava a da beira da estrada onde era também localizada sua Bolandeira; andando eu, em propaganda política por Mandaçaia em 1912, procurei me informar dos antigos do lugar onde tinham sido essas casas, as vi já em ruínas, eram taperas. Em Mandaçaia vivia-se muito tempo e por curiosidade fui visitar o cemitério local onde divulguei muitos túmulos bem edificados, não encontrei o de Bernado ou da mulher - Bernado deve ter falecido com mais de 90 anos - li em diversas lousas, talvez mais de doze pessoas que haviam falecido com mais de cento e dez anos, numa que o aí sepultado falecera com cento e trinta e seis (136).

    Batismo:
    Santo Espírito, Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Açores, Portugal, Nossa Senhora da Purificação, Livro de Batismos 008, 1765-1779, 061, imagem 0063.
    Bernardino, filho de Antonio de Andrade Soares e de sua legítima mulher Francisca do Rozario, naturais desta Paroquial de Nossa Senhora da Purificação, Lugar de Santo Espírito, Ilha de Santa Maria. Foi batizado em casa por Sylvestre Cabral, casado nesta freguesia com Maria das Candeias. Padrinhos Manoel Joze, filho de Antonio de Rezendes Soares e de sua mulher Thereza de Andrade, natural da Paroquial de Santa Bárbara, Lugar de São Lourenço desta Ilha e freguês desta Paroquial e Marianna do Rozario, filha de Mathias de Souza e de Esperança da Conceipção, natural desta Paroquial.

    Falecimento:
    Brejo da Madre de Deus, PE, São José, Livro de Óbitos 004, 1850-1867, 046, FamilySearch imagem 0054.
    A três de Outubro de 1854 faleceu Bernardo José Soares, de 86 anos, branco, casado com Maria Francisca Cordeiro. Encomendado pelo Coadjutor pró-Pároco Jozé Theodoro Cordeiro, envolto em hábito preto, foi sepultado na Capela de São Vicente desta Freguesia.

    Bernardo casado Maria Francisca Cordeiro. Maria (Filha de José de Benavides Cordeiro e Ana Cordeiro dos Santos) nasceu em 5 Mar 1785 em São José, Ponta Delgada, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 14 Mar 1785 em Igreja de São José, São José, Ponta Delgada, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  4. 11.  Maria Francisca Cordeiro nasceu em 5 Mar 1785 em São José, Ponta Delgada, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 14 Mar 1785 em Igreja de São José, São José, Ponta Delgada, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal (Filha de José de Benavides Cordeiro e Ana Cordeiro dos Santos).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria, Maria Francisca, Maria Francisca Cordeiro.

    Notas:

    Batismo:
    São José, Ponta Delgada, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, São José, Livro de Batismos 018, 1782-1789, 093v, imagem 0096.
    Maria, filha de Joze de Benavides, natural da freguesia de Nossa Senhora das Neves do Lugar da Relva e de sua mulher Anna Cordeyra, natural desta freguesia. Padrinho Francisco Cordeyro, filho de Manoel de Souza Cordeyro e de Antonia da Trindade, morador nesta freguesia.

    Filhos(as):
    1. 5. Ana Joaquina Cordeiro nasceu cerca de 9 Mar 1804 em Brejo da Madre de Deus, PE; foi batizado em 9 Abr 1804 em Igreja de São José, Brejo da Madre de Deus, PE; morreu em 5 Jul 1875 em Pesqueira, PE; foi enterrado em Cemitério da Vila de Pesqueira, Pesqueira, PE.
    2. Manoel nasceu em 25 Set 1811 em Freguesia de São José do Brejo da Madre de Deus, Brejo da Madre de Deus, PE; foi batizado em 10 Out 1811 em Barra de Cima, Brejo da Madre de Deus, PE.
    3. Úrsula nasceu cerca de 20 Dez 1821 em Freguesia de São José do Brejo da Madre de Deus, Brejo da Madre de Deus, PE; morreu em 20 Fev 1822 em Freguesia de São José do Brejo da Madre de Deus, Brejo da Madre de Deus, PE; foi enterrado em Capela de São Vicente, Serra do Vento, Belo Jardim, PE.
    4. Quirino nasceu cerca de 9 Jul 1825 em Mandaçaia, Brejo da Madre de Deus, PE; foi batizado em 24 Out 1825 em Igreja de São José, Brejo da Madre de Deus, PE.
    5. João nasceu cerca de 12 Set 1826 em Mandaçaia, Brejo da Madre de Deus, PE; foi batizado em 22 Out 1826 em Igreja de São José, Brejo da Madre de Deus, PE.
    6. José nasceu cerca de 7 Dez 1828 em Mandaçaia, Brejo da Madre de Deus, PE; foi batizado em 7 Jan 1829 em Cachoeira, Brejo da Madre de Deus, PE.
    7. Maria Cândida Cordeiro

  5. 12.  Bento de Faria nasceu em 2 Set 1787 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 9 Set 1787 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal (Filho de José de Faria e Maria Cordeiro).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Bento de Farias Cordeiro, Bento de Farias, Bento de Faria.

    Notas:

    Batismo:
    Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, Nossa Senhora das Neves, Livro de Batismos 010, 1781-1793, 068, imagem 0070.
    Aos nove de Setembro de 1787, Bento, nascido a dois de Setembro de 1787, filho legítimo de Joze de Faria e de sua mulher Maria Cordeira, naturais da Paroquial de Nossa Senhora das Neves, lugar da Relva. Padrinhos Mathias de Souza Cordeiro e sua mulher Jozefa Maria, naturais e moradores desta mesma freguesia.

    Bento casado Inês Jacinta Cordeiro em 31 Ago 1812 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal. Inês (Filha de José da Fonseca e Maria Cordeiro da Trindade) nasceu em 28 Mar 1791 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 6 Abr 1791 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  6. 13.  Inês Jacinta Cordeiro nasceu em 28 Mar 1791 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 6 Abr 1791 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal (Filha de José da Fonseca e Maria Cordeiro da Trindade).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Ignez Cordeira de Farias, Ignez Cordeiro de Faria, Ignez, Ignez Jacinta Cordeira, Ignez Jacintha Cordeiro, Ignez Jacinta Cordeiro, Ignes Cordeira, Ignes Jacinta Cordeira, Ignes Jacinta Cordeiro, Ines Jacinta Cordeira, Ines Jacinta Cordeiro.
    • Inventário: 1880, Cidade de Santa Águeda de Pesqueira, PE

    Notas:

    Batismo:
    Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, Nossa Senhora das Neves, Livro de Batismos 010, 1781-1793, 108v, imagem 0111.
    Ignez, filha legítima de Joze da Fonceca, natural da Paroquial de Nossa Senhora das Neves, lugar da Relva e de sua mulher Maria Cordeira, natural da Paroquial de São José da Cidade. Avós paternos João da Fonceca e Francisca Muniz. Avós maternos Manoel de Souza Cordeiro e Antonia da Trindade. Padrinhos o Padre Ignacio Manoel Soares e sua irmã Maria Antonia, filha de Ignacio Soares e de Maria Antonia, moradores nos Arrifes e fregueses de São José da Cidade.

    Inventário:
    Inventário de Ignez Jacinta Cordeiro, FamilySearch filme 004899583, imagens 0025 a 0068.
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5PQ-BT2?i=24

    1880 - Cidade de Santa Águeda de Pesqueira - Juízo de Órfãos. Inventário de Ignez Jacinta Cordeiro. Inventariante seu filho Francisco Cordeiro de Farias. Caixa 100.

    Folha 008, imagem 0026
    Procurações, imagens 0026 a 0031
    Certificado de notificação dos avaliadores, imagem 0032
    Termo de Juramento dos avaliadores, 0032 e 0033
    Descrição e avaliação dos bens, 0034 a 0037
    Certificado de notificação dos herdeiros, 0038
    Audiência de herdeiros, 0038 a 0040
    Despachos para proceder à partilha, 0041 a 0043
    Certificado de notificação dos herdeiros, 0044
    Auto de partilha, 0045 a 0047
    Partilha e pagamento aos herdeiros, 0048 a 0061
    Pagamento aos direitos da Fazenda, 0062 a 0065
    Sentença de partilha, 0066
    Termo de tutela dos órfãos, 0067 e 0068

    Inventário de Ignez Jacinta Cordeiro, FamilySearch filme 004899583, imagens 0025 a 0068.
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5PQBT2i=24

    Filhos herdeiros:

    Maria Candida Cordeiro
    Rosa Candida Cordeiro
    Joanna Cordeiro dos Santos
    Francisco Cordeiro de Farias, inventariante
    Sebastiana Cordeiro, falecida

    Filhos de Sebastiana Cordeiro:

    Maria Leopoldina
    Maria Ursulina, casada com Manoel Juzino
    Anna Davina
    Maria Amelia de Jesus Cordeiro, casada com Francisco Cypriano Cordeiro da Fonceca
    Miguel Archanjo Cordeiro da Fonceca
    José Florencio Cordeiro da Fonceca
    Julia Accioly, casada com Manoel Pinto
    Rita Accioly, casada com João de tal
    Ursula Sebastiana de Medeiros
    Antonia Eutalia de Medeiros, casada com Sebastião Martins Dinis
    Ignes Accioly
    Francisca de Jesus Cordeiro, falecida

    Filhos de Francisca de Jesus Cordeiro:

    Maria, Rita e Joaquim.

    Inventário de Ignez Jacinta Cordeiro, FamilySearch filme 004899583, imagens 0025 a 0068.
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5PQ-BT2?i=24

    José Camillo Valença foi procurador das herdeiras Maria Candida Cordeiro e Joanna Cordeiro dos Santos. A rogo da outorgante Maria Candida Cordeiro, por ela não saber ler nem escrever, assinou a procuração José Odilom Cordeiro da Fonceca, com as testemunhas Eduardo Antunes d’Albuquerque Mello e Estanislao Florintino dos Santos.

    José Rodrigues Pereira de Freitas foi procurador dos herdeiros Miguel Archanjo Cordeiro da Fonceca e de Manoel Juzino dos Santos e sua mulher Maria Urçulina Cordeira.

    O nome da inventariada, Ignez Jacinta Cordeiro, também consta grafado ou nominado Ignez Jacintha Cordeiro, Ignez Cordeiro de Faria e Ignez Cordeira de Farias.

    A herdeira Sebastiana Cordeiro consta também nominada Sebastiana Cordeiro dos Santos.

    Miguel Archanjo Cordeiro da Fonceca consta também nominado Miguel Archanjo Cordeiro.

    O nome de Maria Ursulina também consta grafado Maria Urçulina.

    Joaquim Correia Botelho consta também nominado Joaquim Correia.

    Dona Roza Candida Cordeiro, casada com Joaquim Correia, haverá o que deve ao monte seu marido e seu filho Francisco Correia de Farias.

    Inventário de Ignez Jacinta Cordeiro, FamilySearch filme 004899583, imagens 0034 a 0037.
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95PQ-BTM?i=33

    Descrição e avaliação dos bens

    Dinheiro = 61.000 réis
    Semoventes:
    Albina, preta, 40 anos, viúva, do serviço doméstico = 400.000
    10 vacas = 600.000
    5 garrotes = 150.000
    1 boiote = 54.000
    2 bestas = 80.000
    2 poldros brutos = 80.000
    Raiz:
    Uma parte de terra na propriedade Boa Vontade, 300 e tantas braças de frente e meia légua de fundo, sem benfeitorias = 600.000
    Uma pequena casa velha no lugar Sítio do Meio = 20.000
    Dívidas ativas:
    Do herdeiro Joaquim Correia Botelho = 30.000
    De Francisco Correia de Farias = 50.000

    Inventário de Ignez Jacinta Cordeiro, FamilySearch filme 004899583, imagens 0045 a 0047.
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95PQ-BF6?i=44

    Auto de partilha

    Montante = 2.125.000 réis
    Direitos da Fazenda e custos = 185.000
    Montante líquido = 1.940.000
    A cada um dos cinco filhos herdeiros = 388.000

    A cada um dos doze filhos da falecida herdeira Sebastiana Cordeiro = 32.333

    A cada um dos três filhos da falecida Francisca de Jesus Cordeiro, filha da falecida herdeira Sebastiana Cordeiro = 10.777

    Inventário de Ignez Jacinta Cordeiro, FamilySearch filme 004899583, imagens 0067 e 0068.
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5PQ-B8L?i=66

    Termo de tutela dos órfãos

    Joaquim Correia Botelho, aos vinte e três de Fevereiro de 1881, na Cidade de Santa Águeda de Pesqueira, perante o Juiz de Órfãos suplente em exercício, Tenente Coronel Francisco Cavalcante d'Albuquerque, prestou juramento e assinou termo de tutela, na qualidade de tutor dos órfãos seus netos Maria, Rita e Joaquim, filhos da falecida Francisca de Jesus Cordeiro.

    Notas:

    Casamento:
    Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, Nossa Senhora das Neves, Livro de Casamentos 008, 1800-1821, 094, imagem 0095.
    Aos trinta e um de Agosto de 1812, na Paroquial Igreja de Nossa Senhora das Neves, Lugar da Relva, Bento de Faria, 27 anos, filho de Joze de Faria e Maria Cordeira e Ines Jacinta Cordeira, 23 anos, filha de Joze da Fonseca e Maria Cordeira. Ambos batizados nesta mesma Paroquial, onde são atuais fregueses. Testemunhas os Reverendos Luis Maria de Mello Rapozo, Beneficiado próprio, freguês da Matriz de São Sebastião da Cidade e João Jozé do Rego, Cura desta sobredita Paroquial.

    Filhos(as):
    1. Maria Cândida Cordeiro nasceu em 22 Out 1813 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 28 Out 1813 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
    2. Rosa Cândida Cordeiro nasceu em 9 Out 1816 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 12 Out 1816 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
    3. Joana Cordeiro dos Santos nasceu em 31 Out 1819 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 7 Nov 1819 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
    4. Isabel nasceu em 30 Abr 1822 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 8 Mai 1822 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.
    5. Sebastiana Cordeiro dos Santos nasceu em 28 Mar 1825 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 6 Abr 1825 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; morreu em 8 Fev 1872.
    6. 6. Francisco Cordeiro de Faria nasceu em 7 Mar 1828 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 13 Mar 1828 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal.

  7. 14.  José Cordeiro da Fonseca nasceu em 9 Abr 1798 em Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal; foi batizado em 18 Abr 1798 em Igreja de Nossa Senhora das Neves, Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal (Filho de José da Fonseca e Maria Cordeiro da Trindade).

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Joze, Jozé Cordeiro da Fonceca, José Cordeiro da Fonceca, José Cordeiro da Fonseca.
    • Testamento: 6 Dez 1854, Vila de Pesqueira, Pesqueira, PE

    Notas:

    Barros Correia, Abílio César de - Relato Familiar, transcrição de Amaury de Barros Correia, página 1.

    O Coronel Antonio Cordeiro envolvido com política que em 1817 empolgou a quantos eram patriotas, precisava de um administrador para sua Fazenda, e informado por um seu parente português que tinha em Cacimbão comarca de Cimbres hoje Pesqueira, homem rico, casado sem filhos legítimos, que tinha um irmão também rico que morava nas matas de entre Quipapá e Jurema, solteiro e amasiado com uma mulher por nome Geltrudes. Chamava-se o primeiro José Cordeiro da Fonseca e era conhecido por "Cazuza" e o segundo Antonio Cordeiro da Fonseca, mandou o Coronel dinheiro para a passagem do português Francisco Cordeiro da Fonseca, irmão dos dois acima citados, afim deste embarcar para o Brasil e vir ser o feitor dos escravos que eram muitos. Dentro de pouco tempo encontrava-se Francisco Cordeiro da Fonseca, senhor das suas obrigações.

    Pesqueira, PE, Cimbres, Nossa Senhora das Montanhas, Livro de Batismos 001, 1842-1846, 009v, FamilySearch imagem 0012.
    A seis de Fevereiro de 1843, Jozé Cordeiro da Fonceca e sua mulher Maria Candida Cordeiro, moradores no Cacimbão, foram padrinhos de batismo de Antonio, branco, filho legítimo de João de Oliveira Correa e Felicidade Perpetua de Jesus, moradores em Curral Velho.

    Batismo:
    Relva, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal, Nossa Senhora das Neves, Livro de Batismos 011, 1793-1800, 125v, imagem 0128.
    Joze, filho de Joze da Fonceca, natural da Paroquial Igreja de Nossa Senhora das Neves, Lugar da Relva e de Maria Cordeira, natural da Paroquial de São José da Cidade. Avós paternos João da Fonceca e Francisca Monis, naturais desta dita Paroquial, Lugar da Relva. Avós maternos Manoel de Souza Cordeiro, natural da dita Paroquial de São José da Cidade e Antonia da Trindade, natural desta sobredita Paroquial, Lugar da Relva. Padrinhos Manoel e Barbora Francisca, filhos de João da Fonceca, tios irmãos da mãe [sic] [???] do batizado, moradores neste mesmo lugar da Relva.

    Testamento:
    Registro do testamento de José Cordeiro da Fonceca, Pesqueira, PE, Livro de Testamentos 024, 1854, 043v a 045, FamilySearch filme 004898588, imagens 0047 e 0048.
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5GQ-24R?i=46&cat=2058220

    Testamento de José Cordeiro da Fonceca, feito de sua própria letra a seis de Dezembro de 1854, registrado a dez de Abril de 1876. Vila de Pesqueira, Pesqueira, PE.

    Recomenda que seu corpo, depois de envolto no hábito da ordem de São Francisco, seja recolhido na Igreja mais próxima de sua residência.

    Declara que é filho e natural da Ilha de São Miguel no Reino de Portugal e que é casado com Maria Candida Cordeiro, com quem tem vivido desde Novembro de 1833, de cujo consórcio nunca tiveram filho algum.

    Declara que antes do seu casamento teve uma filha natural, a qual se chama Carlota Jacinta Cordeiro e se acha desposada com seu sobrinho e melhor amigo, aos quais institui por seus universais herdeiros, isto é, a Francisco Cordeiro de Farias, seu sobrinho, filho de Bento de Farias Cordeiro, e à sua mulher Carlota Jacinta Cordeiro, à qual declara pelo presente testamento sua filha legítima e única.

    Nomeia para seu testamenteiro em primeiro lugar sua mulher, em segundo seu sobrinho e herdeiro Francisco Cordeiro de Farias.

    Testemunhas o Major Pantaleão de Siqueira Cavalcante Junior, Emigdio Camello Pessoa de Siqueira Cavalcante, o Doutor Manoel d"Albuquerque Machado, Antonio José de Farias, Valeriano Bizerra Cavalcante d'Albuquerque e Manoel Vicente de Anunciação.

    José casado Cabocla da Pedra de Buíque. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  8. 15.  Cabocla da Pedra de Buíque
    Filhos(as):
    1. 7. Carlota Jacinta Cordeiro