Notas |
- Carlos Adrião Pinheiro, Naro, Bombinhas, SC, 30 de Janeiro de 1999: Não tiveram filhos. Adotaram duas crianças irmãs, Justina e Cascimiro, crioulos, filhos de escravos da família, a quem deram o sobrenome e deixaram herança. Estes não se casaram, nem tiveram filhos. No entanto, Cascimiro teve um filho com Bernardina, que tentou se afogar, e depois foi para Brusque. Cascimiro deixou seus bens para um vizinho que lhe prestou assistência. Este os vendeu para Nelson Tomelin.
Djalma Mafra, 3 de Abril de 1999: Cascimiro teve filha com Maria Francisca, de nome Bernardina. Ele tinha lábios finos semelhantes aos de um branco. Dizia que sua mãe era uma escrava reprodutora.
Casamento:
- Porto Belo, SC, Casamentos 1896-1907, 090, 362.
Aos 17 Nov 1902. Neste Arraial de Bombas, em casa da residência e propriedade do cidadão José Graciano Mafra, presente o Juiz de Paz e dos casamentos o cidadão José Antonio da Silva Simas. Ele, José Graciano Mafra, solteiro, lavrador, com 35 anos, filho legitimado do finado Manoel da Silva Mafra e de Graciana Roza da Conceição. Ela, Julia Roza da Conceição, solteira, doméstica, com 35 anos, filha de Manoel Dias da Costa e Laurinda Graciana de Jesus. Ambos naturais deste Estado e residentes neste município. Consta assinatura de José Graciano Mafra. Testemunhas: José Antonio de Mello, com 42 anos, lavrador, Joaquim José de Sant'Anna, com 38 anos, negociante, e Antonio Pedro da Silva.
|