Famílias Mafra

Alexandre da Silva Mafra

masculino 1871 - Sim, data desconhecida


Dados da pessoa    |    Notas    |    Fontes    |    Todos    |    PDF

  • Nome Alexandre da Silva Mafra 
    Nascimento 8 Jun 1871 
    Batismo 26 Jun 1871  Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste local 
    • Guaratuba, PR, Nossa Senhora do Bom Sucesso, Livro de Batismos 007, 013v a 014.
      Alixandre (sic). Aos vinte e seis dias do mês de Junho de mil oitocentos setenta e um batizei solenemente e pus os santos óleos a Alixandre, filho legítimo de João da Silva Mafra e sua mulher, Anna Mafra de Miranda. Nascido a oito do mesmo mês. Foram Padrinhos Alixandre Carmeliano (sic) de Miranda e sua mulher Maria Ritta de Miranda. De que para constar mandei fazer este termo que assino dia mês era ut supra. O Vigário João Manoel Pereira.
    Sexo masculino 
    Grafias do nome Alexandre da Silva Mafra 
    Falecimento Sim, data desconhecida 
    ID da pessoa I000837  Mafra
    Última alteração 5 Out 2012 

    Pai João da Silva Mafra,   nasc. +/- 1830, São Miguel, Biguaçu, SC Encontrar todos indivíduos com eventos neste localfal. 12 Jun 1887 (Idade 57 anos) 
    Mãe Ana Freitas de Miranda,   nasc. +/- 1835   fal. 31 Mai 1910 (Idade 75 anos) 
    ID da família F000372  Ficha familiar  |  Diagrama familiar

    Família Carolina Marques de Freitas,   nasc. 6 Mar 1872   fal. Sim, data desconhecida 
    Casamento 9 Set 1894  Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste local 
    • Guaratuba, PR, Casamentos 1889-1908, 066v, 060.
      Número sessenta. Aos nove dias do mês de Setembro do ano de mil oitocentos noventa e quatro, nesta Vila de São Luiz de Guaratuba, às duas horas da tarde, em casa de residência do segundo Juiz Distrital em exercício, cidadão João de Souza da Silva, aonde eu, escrivão do seu cargo, ao diante nomeado vim, sendo aí presentes as testemunhas Thiago José Pedroso, Alexandre José de Freitas, receberam-se em matrimônio Alexandre da Silva Mafra e Carolina Marquece de Freitas [sic], solteiros, residentes deste distrito; ele de idade de vinte e cinco anos, lavrador, filho legítimo de João da Silva Mafra, falecido nesta paróquia, e de Anna Mafra de Miranda; ela de vinte anos de idade, filha legítima de Francisco Carlos Marquece e de Antonia Crispiniana de Freitas Marquece, todos residentes deste distrito. E para constar eu, João Baptista Pedroso, escrivão distrital, lavrei este ato em que todos assinam com o juiz, sendo a rogo da nubente, por não saber escrever, Carlos da Silva Mafra. João de Souza da Silva. Alexandre da Silva Mafra. Carlos da Silva Mafra. Thiago Joze Pedrozo, idade quarenta e um anos, negociante, residente nesta vila. Alexandre Joze de Freitas, quarenta anos, negociante, residente nesta vila. Emygdio Francisco de Souza, trinta e um anos, lavrador, residente neste distrito. Ermelino Mattos de Sousa, quarenta anos, negociante, residente nesta vila. Maria Silveira de Miranda. Maria Mafra Pedroso. Augusto da Rocha e Silva. Maria Julia de Freitas. Luiza Benedicta de Freitas. Francisco Carlos Marquece. [1]
    • Guaratuba, PR, São Luiz, Casamentos livro 002, 037v.
      Aos três dias do mês de Fevereiro de mil oitocentos noventa e cinco, nesta Matriz de São Luís de Guaratuba, às cinco horas da tarde, canonicamente proclamados, e sem impedimento, em minha presença e das testemunhas Antonio Joze da Rocha e Alexandre Joze de Freitas, se receberam em matrimônio por palavras de presente em a forma do ritual romano os nubentes Alexandre da Silva Mafra e Carolina Marques de Freitas, filhos legítimos, ele de João da Silva Mafra e de Anna Mafra de Miranda e ela de Francisco Carlos Marques e de Antonia Crispiniana de Freitas. Ambos nubentes são naturais e fregueses desta paróquia. Lhes conferi as bênçãos nupciais. Do que fiz este. [2]
    Filhos(as) 
    +1. Francisco da Silva Mafra
     2. Vicente Marques Mafra
    +3. João Anastácio Mafra,   nasc. 7 Set 1895, Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste localfal. Sim, data desconhecida
    +4. Leôncio da Silva Mafra,   nasc. 6 Dez 1898, Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste localfal. 19 Jul 1954 (Idade 55 anos)
    +5. Elvira da Silva Mafra,   nasc. 10 Abr 1900, Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste localfal. Sim, data desconhecida
     6. Joaquim da Silva Mafra,   nasc. 10 Jun 1901, Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste localfal. Sim, data desconhecida
     7. Alexandrina da Silva Mafra,   nasc. 28 Mar 1903, Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste local (Idade 121 anos)
     8. Carolina da Silva Mafra,   nasc. 5 Set 1905, Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste localfal. 22 Out 1907 (Idade 2 anos)
     9. João,   nasc. 11 Out 1907, Rua Marechal Deodoro, Vila de Guaratuba, Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste localfal. 25 Out 1907, Vila de Guaratuba, Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste local (Idade 0 anos)
    +10. Balbina da Silva Mafra,   nasc. 19 Nov 1908, Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste local (Idade 116 anos)
    +11. Carlos da Silva Mafra,   nasc. 1 Ago 1914, Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste localfal. 2 Jan 2002, Guaratuba, PR Encontrar todos indivíduos com eventos neste local (Idade 87 anos)
    ID da família F000373  Ficha familiar  |  Diagrama familiar
    Última alteração 5 Out 2012 

  • Notas 
    • Carlos da Silva Mafra, Guaratuba, PR, 24 de Outubro de 1998: Meu pai contava que vieram de Portugal dois Mafra. Um foi para o norte e outro para Santa Catarina, que formou nossa família. Em Santa Catarina moravam em Itajaí, tinham serraria, tinham fazenda. Um dia a escrava estava tirando leite e os índios atacaram a fazenda. Havia uma cerca de limoeiro vivo, com umas passagens secretas que a preta sabia, mas os índios não sabiam, então ela meteu-se por aquelas passagens e chegou em casa, e os índios não puderam chegar. E de outra feita, um domingo, os rapazes todos montaram a cavalo e foram para a cidade de Itajaí. E os índios atacaram. Meu bisavô fechou toda a casa, armou as espingardas, ficou pronto. - Se eles tentarem abrir as portas aqui, as janelas, eu atiro. Mas eles não tentaram a casa. Foram no engenho, e todas as ferramentas, tudo o que tinha no engenho, eles levaram. Quando os rapazes voltaram de Itajaí, foram atrás, mas só ouviram, muito distante, machadadas que eles davam nos paus. Não chegaram a alcançá-los. O meu irmão, não sei se na morte de minha mãe ou de meu pai, mexeu nos documentos e papéis do meu pai, para fazer o inventário, e descobriu uma carta dos parentes de Itajaí chamando-os para se habilitar no inventário que estavam fazendo. Constava terras em Pedra de Amolar e em Macuco. Os Mafra aqui de Guaratuba se reuniram e fizeram uma desistência em favor dos Mafra de lá.

  • Fontes 
    1. [S098] Registros Civis, Guaratuba, PR, Casamentos 1889-1908, 066v, 060.

    2. [S097] Registros da Igreja Católica, Guaratuba, PR, Nossa Senhora do Bom Sucesso, Casamentos livro 002, 037v.