Famílias Mafra

José Graciano Mafra

masculino 1869 - Sim, data desconhecida


Dados da pessoa    |    Fontes    |    Todos    |    PDF

  • Nome José Graciano Mafra 
    Nascimento 8 Ago 1869  Bombas, Porto Belo, Bombinhas, SC Encontrar todos indivíduos com eventos neste local 
    Batismo 13 Mar 1870  Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Porto Belo, SC Encontrar todos indivíduos com eventos neste local 
    • Porto Belo, SC, Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Livro de Batismos 006, 1867-1870, 034v a 035, 412.
      Bombas. Jose. Março 13. Aos treze dias do mês de Março do ano de mil oitocentos e setenta, nesta paroquial Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo, batizei solenemente e pus os santos óleos ao inocente Jose filho natural de Graciana [Rosa] de Jesus, que nasceu no dia oito de Agosto de 1869. Neto paterno de pais incógnitos e materno de Felis Jose Simões e Graciana Rosa de Jesus. Foram padrinhos Bernardino Antonio de Sena Feltro e Protetora Nossa Senhora da Conceição. E por ser verdade e poder constar fiz este termo que em testemunho de fé assino em dia, mês, era ut supra. O Vigário Padre João Rodrigues de Almeida. E logo no mesmo ato compareceu perante mim o Cidadão Manoel da Silva Mafra, solteiro, morador e paroquiano desta mesma freguesia, que sei ser o próprio, e por ele, na presença das testemunhas João Mattos da Fonceca [sic], Augusto Frederico Benjamim Ethur e Bernardino Antonio de Sena Feltro, moradores e paroquianos desta freguesia, os quais sei serem os próprios, me foi dito e rogado declarasse ser o supra citado párvulo Jose seu filho, a quem muito de sua livre e espontânea vontade sem constrangimento de pessoa alguma reconhecia como seu filho, para efeitos de gozar de todos os direitos e privilégios como se fosse de legítimo Matrimônio, e que concedem as Leis Pátrias, principalmente dos que são permitidos pela Lei Nº 463 de dois de Setembro de 1847, em virtude do que e do meu Ministério lavrei todo este termo e fiz esta declaração. O que tudo para constar, fiz depois de lido e conferido perante o referido Manoel da Silva Mafra e estes testemunhas que comigo assinaram. Era ut supra. Manoel da Silva Mafra. João Mattos da Fonseca. Augusto Frederico Benjamin Etur. Bernardino Antonio de Senha Feltro. O Vigário Interino Padre João Rodrigues de Almeida. [1]
    Sexo masculino 
    Grafias do nome Jose 
    Falecimento Sim, data desconhecida 
    ID da pessoa I001412  Mafra
    Última alteração 5 Mar 2018 

    Pai Manoel da Silva Mafra   sep. 3 Set 1900, Porto Belo, SC Encontrar todos indivíduos com eventos neste local 
    Mãe Graciana Rosa da Conceição 
    ID da família F000594  Ficha familiar  |  Diagrama familiar

    Família Júlia Rosa da Conceição 
    Casamento 17 Nov 1902  Porto Belo, SC Encontrar todos indivíduos com eventos neste local 
    • Porto Belo, SC, Casamentos 1896-1907, 090, 362.
      Aos 17 Nov 1902. Neste Arraial de Bombas, em casa da residência e propriedade do cidadão José Graciano Mafra, presente o Juiz de Paz e dos casamentos o cidadão José Antonio da Silva Simas. Ele, José Graciano Mafra, solteiro, lavrador, com 35 anos, filho legitimado do finado Manoel da Silva Mafra e de Graciana Roza da Conceição. Ela, Julia Roza da Conceição, solteira, doméstica, com 35 anos, filha de Manoel Dias da Costa e Laurinda Graciana de Jesus. Ambos naturais deste Estado e residentes neste município. Consta assinatura de José Graciano Mafra. Testemunhas: José Antonio de Mello, com 42 anos, lavrador, Joaquim José de Sant'Anna, com 38 anos, negociante, e Antonio Pedro da Silva.
    Notas 
    • Carlos Adrião Pinheiro, Naro, Bombinhas, SC, 30 de Janeiro de 1999: Não tiveram filhos. Adotaram duas crianças irmãs, Justina e Cascimiro, crioulos, filhos de escravos da família, a quem deram o sobrenome e deixaram herança. Estes não se casaram, nem tiveram filhos. No entanto, Cascimiro teve um filho com Bernardina, que tentou se afogar, e depois foi para Brusque. Cascimiro deixou seus bens para um vizinho que lhe prestou assistência. Este os vendeu para Nelson Tomelin.
      Djalma Mafra, 3 de Abril de 1999: Cascimiro teve filha com Maria Francisca, de nome Bernardina. Ele tinha lábios finos semelhantes aos de um branco. Dizia que sua mãe era uma escrava reprodutora.
    ID da família F000595  Ficha familiar  |  Diagrama familiar

  • Fontes 
    1. [S059] Registros da Igreja Católica, Porto Belo, SC, Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Livro de Batismos 006, 1867-1870, 034v a 035, 412.