Famílias Mafra

Cristiano Horn

masculino 1787 - Sim, data desconhecida


Dados da pessoa    |    Notas    |    Todos    |    PDF

  • Nome Cristiano Horn 
    Nascimento 1787  Womrath, Rhein-Hunsrück, Rheinland Pfalz, Alemanha Encontrar todos indivíduos com eventos neste local 
    Sexo masculino 
    Falecimento Sim, data desconhecida 
    ID da pessoa I014966  Mafra
    Última alteração 17 Set 2011 

    Família Elisabete Kreff,   nasc. 1787, Sargenroth, Prússia, Alemanha Encontrar todos indivíduos com eventos neste localfal. Sim, data desconhecida 
    Filhos(as) 
    +1. Pedro Horn,   nasc. 12 Jun 1823, Womrath, Rhein-Hunsrück, Rheinland Pfalz, Alemanha Encontrar todos indivíduos com eventos neste localfal. 22 Mar 1896, Estrela, RS Encontrar todos indivíduos com eventos neste local (Idade 72 anos)
    ID da família F005836  Ficha familiar  |  Diagrama familiar

  • Notas 
    • Christian Horn nasceu em 1787.

      A família Horn chegou em São Leopoldo, RS, em 16 Dez 1827. Fez a travessia do Atlântico a bordo do Navio Flind Adler. A cidade de origem é Wonrath, Hunsrück, Rheinland Pfalz. (In Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, códice 333.)

      Pedro Horn casou-se com Elisabetha Knippel. Sendo ele católico e ela evangélica, acertaram que, se o primeiro filho a nascer fosse homem, seriam todos católicos, senão todos evangélicos. Ele era dono das terras entre o Rio Taquari e o Arroio do Meio. ( In Genealogia Krämer (também escrito Kraemer, Kremer, Cremer) e mais 54 famílias de origem germânica, páginas 231 e 232).

      "Consoante entrevista concedida em 1961 pelo nonagenário Jacó Horn nascido em Estrela (8 de agosro de 1871) num ranchinho de barro, seu pai Pedro Horn arribou a Estrela em 1868 procedente da região de São Leopoldo; como não tivesse onde morar, ficou hospedado no sobrado de Antônio Vitor enquanto construía seu rancho de barro e pau a pique. Na localidade havia então somente seis casas."
      "Pedro Horn nascera na região de Hunsrück a 12 de junho de 1823, e veio para o Brasil com apenas 11 meses de idade. Casado com Elisabeth Knippel em 1851 em Dois Irmãos, tiveram dez filhos: Pedro, João, Maria Isabel, Emília, Susana, Cristiano, os gêmeos José e Henrique, Jacó (o informante e o único que não figura nos arquivos paroquiais vistos) e Josefina. Estabeleceu-se com açougue iniciando uma tradição familiar que duraria cerca de um século. De São Leopoldo saiu incomodado já então pelos "Muckers". Até Taquari viajaram de vapor e de lá a Estrela de caíque, num dia inteiro, a remo. A casinha que construiu, ficava no depois chamado Morro dos Horn e onde mais tarde se edificou o Centro Educacional Estrela da Manhã. Comprou terras ao sul do povoado, de Antônio Vitor, em 1868. Houve outro Pedro Horn, casado com Maria Lenhardt e que também migrou de Dois Irmãos para Estrela". (In O Município de Estrela - História e Crônica, de Lothar Hessel, Martins Livreiro Editor, páginas 24, 25 e 42).

      PEDRO HORN FILHO - Recebeu medalha de bronze na Exposição Estadual encerrada em 2 de junho de 1901, para seu produto: fumo em rama. (In idem, página 117).

      AFONSO J. HORN, "que iniciaria modestamente seus estabelecimentos em uma casa de meia-água ã Rua Dr. Tostes, por esse tempo já subira para o topo da colina, com ativa casa de comércio na esquina das ruas Fernando Abbott e Marechal Floriano.
      Crescendo sua firma, transferiu-se para Porto Alegre onde se fixou à rua Senhor dos Passos, 75/77, com filial de Petrópolis. Ingressando no setor das confecções, produzia camisas e pijamas "Hornesa". Desde seus primeiros tempos comerciais tinha o simpático hábito de propiciar trabalho semi-artesanal caseiro a famílias pobres, fabricando sacos de papel, palhas de cigarro, cigarros prontos, etc. que depois comercializava." ( In idem, página 129).
      (Airton Wilges)