Famílias Mafra

Humberto Mafra

masculino 1951 -  (74 anos)


Dados da pessoa    |    Notas    |    Todos    |    PDF

  • Nome Humberto Mafra 
    Nascimento 1951  Uberaba, MG Encontrar todos indivíduos com eventos neste local 
    Sexo masculino 
    ID da pessoa I022982  Mafra
    Última alteração 17 Set 2011 

    Mãe Rosa Mafra 
    ID da família F008867  Ficha familiar  |  Diagrama familiar

  • Notas 
    • Oi Inácio,

      Legal que voce entrou em contato. A Noeli é uma pessoa por quem eu tenho grande carinho.
      Nasci em Uberaba, MG, 1951 minha mãe, Rosa Mafra, era filha de Julio Mafra, tinha 2 irmãs e 1 irmão.Eles eram da região do Prata, no Triângulo Mineiro, mas minha mãe depois mudou-se para Uberaba, onde, ao que me consta, não havia nenhum outro Mafra nos anos 50 e 60. Tenho duas irmãs e um irmão, todos já são avós tambem. Eu tenho tres filhos, mas nenhum neto ainda. Meu tio mudou para São Paulo e teve alguns filhos; uma tia mudou para Barretos, SP, teve um filho. Uma outra tia morreu mas deixou dois filhos que tambem tiveram muitos filhos e vivem em Barretos, SP. Isso é tudo que eu sei sobre a minha familia.

      Na minha familia a falta de interesse nesses assuntos era muito grande. Eu sei muito pouco a respeito dos Mafras. Nem sei direito o sobrenome de minha avó materna (uma pessoa cuja memória eu venero). O anonimato parece ser uma sina da meu ramo da familia Mafra. Quando eu estive preso em Sao Paulo, 1972, tinha uma prisioneira chamada Marcia Mafra. Cheguei a conhecê-la na OBAN, e depois nos encontramos rapidamente fora da prisão, mas não foi possível mantermos um relacionamento. Muito mais tarde tentei entrar em contato com essa pessoa pela seguinte razão: era era judia e eu estava viajando pela argentina quando encontrei uma pessoa que me disse que esse nome era semita, poderia ser judeu sefardita ou arabe. Eu queria saber qual era a conexão. Tentei localizar o nome dela na lista telefonica de São Paulo mas sem sucesso.

      Quando eu estive passeando por Portugal, por acaso encontrei um museu judaico na cidade de Tomar. Falando com o diretor do museu, ele me assegurou que Mafra é nome de judeu portugues da cidade de Mafra que saiu de Portugal no tempo da inquisicao para viver no Brasil, adotando o nome de sua cidade de origem; é um nome de cristão novo. Em Portugal não existe o nome Mafra em lugar nenhum, é totalmente desconhecido como nome familiar. Estive na cidade de Mafra, e tambem em outros lugares as pessoas me confirmaram que em Portugal Mafra não é nome de família. É possivel que a familia da Marcia Mafra, esse ramo dos Mafra, manteve a tradição e o conhecimento desse passado. Na cadeia eu conheci um Alfredo Santos de Oliveira, cuja familia sabia que eram judeus, e se mantiveram como judeus. Não que esteja querendo me converter ao Judaismo, mas essa arqueologia do passado familiar é muito interessante.

      Em 1997, mais ou menos, encontrei o Rubem Cesar Fernandes, do Viva Rio, numa conversa rápida em Brasilia, e ele me disse que é Mafra (não me lembro se por parte de pai ou por parte de mãe). Minha filha estava no Rio de Janeiro no final do ano passado e conheceu algumas pessoas que conhecem muito bem a ex-mulher do Caetano Veloso, conhecida por Lavinia, se não me engano; essas pessoas disseram pra minha filha que essa Lavinia tambem e da familia Mafra, mas o nome dela reflete só o outro nome de familia, que é um nome de família bem tradicional no Rio de Janeiro.

      Por enquanto isso é tudo que eu consegui reunir a respeito dos Mafras. Se voce souber de mais coisas, compartilhe.

      Um forte abraço,

      Humberto Mafra




      At 07:24 PM 27/2/05, you wrote:

      Humberto,

      saudações!

      Meu nome é Inácio da Silva Mafra. Estou lhe enviando esta mensagem por curiosidade. Venho pesquisando os Mafra faz algum tempo. Gostaria de saber suas origens, ou seja, nomes dos pais, avós, bisavós, e de que cidade são.

      Seu e-mail me foi passado pela Noeli Lisboa, que me disse que lhe conheceu na prisão. Sei dela porque participa do grupo arnopreis e certo dia me perguntou se lhe conhecia, se sabia onde você estava. Respondi-lhe que não, mas que gostaria de conhecer um outro Mafra que também esteve preso.

      Atenciosamente,

      ismafra