Notas |
- Oi Inácio,
Legal que voce entrou em contato. A Noeli é uma pessoa por quem eu tenho grande carinho.
Nasci em Uberaba, MG, 1951 minha mãe, Rosa Mafra, era filha de Julio Mafra, tinha 2 irmãs e 1 irmão.Eles eram da região do Prata, no Triângulo Mineiro, mas minha mãe depois mudou-se para Uberaba, onde, ao que me consta, não havia nenhum outro Mafra nos anos 50 e 60. Tenho duas irmãs e um irmão, todos já são avós tambem. Eu tenho tres filhos, mas nenhum neto ainda. Meu tio mudou para São Paulo e teve alguns filhos; uma tia mudou para Barretos, SP, teve um filho. Uma outra tia morreu mas deixou dois filhos que tambem tiveram muitos filhos e vivem em Barretos, SP. Isso é tudo que eu sei sobre a minha familia.
Na minha familia a falta de interesse nesses assuntos era muito grande. Eu sei muito pouco a respeito dos Mafras. Nem sei direito o sobrenome de minha avó materna (uma pessoa cuja memória eu venero). O anonimato parece ser uma sina da meu ramo da familia Mafra. Quando eu estive preso em Sao Paulo, 1972, tinha uma prisioneira chamada Marcia Mafra. Cheguei a conhecê-la na OBAN, e depois nos encontramos rapidamente fora da prisão, mas não foi possível mantermos um relacionamento. Muito mais tarde tentei entrar em contato com essa pessoa pela seguinte razão: era era judia e eu estava viajando pela argentina quando encontrei uma pessoa que me disse que esse nome era semita, poderia ser judeu sefardita ou arabe. Eu queria saber qual era a conexão. Tentei localizar o nome dela na lista telefonica de São Paulo mas sem sucesso.
Quando eu estive passeando por Portugal, por acaso encontrei um museu judaico na cidade de Tomar. Falando com o diretor do museu, ele me assegurou que Mafra é nome de judeu portugues da cidade de Mafra que saiu de Portugal no tempo da inquisicao para viver no Brasil, adotando o nome de sua cidade de origem; é um nome de cristão novo. Em Portugal não existe o nome Mafra em lugar nenhum, é totalmente desconhecido como nome familiar. Estive na cidade de Mafra, e tambem em outros lugares as pessoas me confirmaram que em Portugal Mafra não é nome de família. É possivel que a familia da Marcia Mafra, esse ramo dos Mafra, manteve a tradição e o conhecimento desse passado. Na cadeia eu conheci um Alfredo Santos de Oliveira, cuja familia sabia que eram judeus, e se mantiveram como judeus. Não que esteja querendo me converter ao Judaismo, mas essa arqueologia do passado familiar é muito interessante.
Em 1997, mais ou menos, encontrei o Rubem Cesar Fernandes, do Viva Rio, numa conversa rápida em Brasilia, e ele me disse que é Mafra (não me lembro se por parte de pai ou por parte de mãe). Minha filha estava no Rio de Janeiro no final do ano passado e conheceu algumas pessoas que conhecem muito bem a ex-mulher do Caetano Veloso, conhecida por Lavinia, se não me engano; essas pessoas disseram pra minha filha que essa Lavinia tambem e da familia Mafra, mas o nome dela reflete só o outro nome de familia, que é um nome de família bem tradicional no Rio de Janeiro.
Por enquanto isso é tudo que eu consegui reunir a respeito dos Mafras. Se voce souber de mais coisas, compartilhe.
Um forte abraço,
Humberto Mafra
At 07:24 PM 27/2/05, you wrote:
Humberto,
saudações!
Meu nome é Inácio da Silva Mafra. Estou lhe enviando esta mensagem por curiosidade. Venho pesquisando os Mafra faz algum tempo. Gostaria de saber suas origens, ou seja, nomes dos pais, avós, bisavós, e de que cidade são.
Seu e-mail me foi passado pela Noeli Lisboa, que me disse que lhe conheceu na prisão. Sei dela porque participa do grupo arnopreis e certo dia me perguntou se lhe conhecia, se sabia onde você estava. Respondi-lhe que não, mas que gostaria de conhecer um outro Mafra que também esteve preso.
Atenciosamente,
ismafra
|