Famílias Mafra

Jerônimo Vieira Pinto

masculino 1688 -


Dados da pessoa    |    Notas    |    Fontes    |    Todos    |    PDF

  • Nome Jerônimo Vieira Pinto 
    Nascimento Vila do Arrecife, Recife, PE Encontrar todos indivíduos com eventos neste local 
    Batismo 27 Set 1688  Igreja do Corpo Santo, Vila nova de São Sebastião do Arrecife, Recife, PE Encontrar todos indivíduos com eventos neste local 
    • Recife, PE, Vila Nova de São Sebastião do Recife, Livro de Batismos da Matriz do Corpo Santo, 042v.

      Diligência de Habilitação de Jerónimo Vieira Pinto - Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, Jerónimo , maço 006, documento 0102.

      Folha 014, imagem 031.
      E logo em o dito dia, mês, e ano atrás declarado [vinte e seis de Fevereiro de 1710] mandou o Reverendo Comissário o Licenciado Manoel da Costa Rybeiro vir perante si o Livro dos batizados da Matriz do Corpo Santo da Vila nova de São Sebatião do Arrecife, e revendo o dito livro a folhas quarenta e duas, verso, achou um assento, cujo teor é o seguinte.

      Aos vinte e sete de Setembro de mil e seiscentos, e oitenta e oito batizei, e pus os santos óleos em Hieronimo, filho de Bento Gonçalves Vieira, e Dona Maria de Olyveira. Foram Padrinhos João Alves Vieira, e Dona Catharina de Xarès. O Padre João Gonçalves Florença.

      E não continha mais o dito assento a que me reporto, e dou fé passar o referido na verdade, de que assinou o Reverendo Comissário comigo Escrivão eleito para esta diligência. Manoel da Costa Ribeiro. Manoel da Cunha de Carvalho. [1]
    Sexo masculino 
    Grafias do nome Hyeronymo Vieyra Pinto, Hieronimo Vieira Pinto, Jeronimo Vieyra Pinto. 
    ID da pessoa I048969  Mafra
    Última alteração 15 Set 2024 

    Pai Sargento-mor Bento Gonsalves Vieira,   nasc. Concelho de São Salvador de Souto Rebordões, Rebordões, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Portugal Encontrar todos indivíduos com eventos neste local 
    Mãe Maria de Oliveira,   nasc. Vila do Porto Calvo, Porto Calvo, AL Encontrar todos indivíduos com eventos neste local 
    ID da família F018831  Ficha familiar  |  Diagrama familiar

  • Notas 
    • Diligência de Habilitação de Jerónimo Vieira Pinto - Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, Jerónimo , maço 006, documento 0102.

      Informações de Limpeza de sangue e geração de Jeronimo Vieyra Pinto, que vive de sua fazenda, natural da Vila do Recife de Pernambuco, na Freguesia de Santo Amaro de Jaboatão dos Guararapes, Bispado de Peranmbuco, filho do Sargento-mor Bento Gonçalves. Feita carta a seis de Fevereiro de 1711.

      Folha 002, imagem 005.
      Lisboa, dezesseis de Agosto de 1707. Diz Hyeronymo Vieyra Pinto, morador no Recife de Pernambuco, que ele deseja muito servir ao Santo Ofício no cargo de familiar, e por que entende, tem os requisitos necessários para tal ocupação.

      O suplicante é natural do Recife de Pernambuco, filho legítimo do Sargento-mor Bento Gonçalves Vieira, familiar do Santo Ofício, natural do Concelho de São Salvador de Souto Rebordões, Arcebispado de Braga, e de sua mulher Dona Maria de Oliveyra, natural da Vila do Porto Calvo, Arcebispado de Pernambuco. Neto paterno de Domingos Affonço Nugueira e de sua mulher Victoria Gonçalves Vieira, naturais, e moradores que foram todos do dito Concelho de São Salvador de Souto Rebordões. Neto materno do Capitão Julião de Oliveyra e de sua mulher Dona Maria de Abreu, moradores na dita Vila do Porto Calvo.

      Folha 003 frente e verso, imagens 007 e 008.
      Informação extrajudicial. Hieronimo Vieira Pinto, de 22 anos, é filho legítimo do Sargento-mor Bento Gonçalves Vieira, familiar do Santo Ofício, já defunto, e de sua mulher Dona Maria de Oliveyra. Por anos se deu ao estudo, e hoje governa as Fazendas de sua mãe, que é viúva. Olinda, doze de Maio de 1708. Manoel da Costa Ribeiro.

      Folha 005, imagem 011.
      Certidão de que nada constou nos arquivos do Santo Ofício de Coimbra.

      Folha 006, imagem 013.
      Certidão de que nada constou nos arquivos do Santo Ofício de Évora.

      Folha 006, imagem 015.
      Certidão de que nada constou nos arquivos do Santo Ofício de Lisboa.

      Folha 007, imagem 017.
      Certidão de como é familiar o pai do habilitando.
      João Nunes Xavier, notário do Santo Ofício nesta Inquisição de Lisboa, certifico, e faço fé que revendo o Livro 5º da criação dos familiares, nele a folha 353 está a cópia de uma Provisão dos Senhores do Conselho Geral passada em 16 de Fevereiro de 1677, pela qual consta haverem criado familiar do Santo Ofício desta dita inquisição a Bento Gonçalves Vieyra, mercador, solteiro, filho de Domingos Affonço, da Freguesia de Salvador do Souto, Conselho do mesmo Souto, Comarca de Viana e morador no Recife de Pernambuco, e na margem da dita cópia se acha uma declaração do teor seguinte "As diligências de Dona Maria de Oliveira com quem pretende casar o familiar Bento Gonçalves Vieyra foram aprovadas, como consta do aviso que à Mesa fez o Secretário do Conselho Geral, que anda a folha 510 deste Livro. Barboza." E por tudo constar do dito Livro a que me reporto passei a presente. Lisboa, no Santo Ofício, 16 de Outubro 1710. João Nunes Xavier. [1]
    • Diligência de Habilitação de Jerónimo Vieira Pinto - Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, Jerónimo , maço 006, documento 0102.

      Inquirição no Recife. Folha 008, imagem 019.
      Atuamento da comissão para inquirição das testemunhas. A vinte e seis de Fevereiro de 1710, na Vila Nova de São Sebastião, na Capela do Senhor Bom Jesus das Portas da Freguesia do Corpo Santo do Arrecife do Bispado de Pernambuco, o Reverendo Comissário o Licenciado Manoel da Costa Rybeiro, Tesoureiro-mor da Sé do Salvador da Cidade de Olinda, me deu uma comissão do Tribunal do Santo Ofício da Inquisição de Lisboa para inquirir testemunhas sobre a filiação e capacidade de Hieronymo Vieira Pinto, natural deste bispado e morador no seu Engenho do Gurjaú, Freguesia de Santo Amaro de Jaboatão. O Padre Manoel da Cunha de Carvalho, escrivão eleito.

      Inquirição no Recife. Folha 011, imagem 025.
      Termo de Juramento do Padre Manoel da Cunha de Carvalho. A vinte e seis de Fevereiro de 1710, na Vila Nova de São Sebastião do Arrecife, Freguesia do Corpo Santo, na Capela do Senhor Bom Jesus das Portas, o Reverendo Comissário do Santo Ofício o Licenciado Manoel da Costa Ribeiro, Tesoureiro-mor da Santa Sé do Salvador da Cidade de Olinda, me deu o juramento dos Santos Evangelhos. O Padre Manoel da Cunha de Carvalho, escrivão eleito. Manoel da Costa Ribeiro. Manoel da Cunha de Carvalho.

      Primeira testemunha. Folha 011, imagem 025.
      O Tenente do Coronel João de Abreo de Villasboas, de 53 anos, solteiro, vive de negócio, natural da Freguesia de São Pedro de Daão, Arcebispado de Braga, morador na Vila do Recife há vinte e cinco anos.

      Segunda testemunha. Folha 011v, imagem 026.
      O Capitão-mor Domingos da Costa de Araujo, de 53 anos, casado, cristão velho, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, homem de negócio de que vive, natural da Freguesia de Santa Maria de Rendufinho, Vila da Póvoa e Castelo de Lanhoso do Arcebispado de Braga, morador na Vila do Recife há quarenta anos.

      Terceira testemunha. Folha 012, imagem 027.
      O Alferes Manoel de Faria, de 65 anos, casado, cristão velho, homem de negócio de que vive, natural da Vila de Almada, Freguesia de Nossa Senhora do Monte do Arcebispado de Lisboa, morador na Vila Nova de São Sebastião, Freguesia do Corpo Santo do Recife, há quarenta e três anos.

      Quarta testemunha. Folha 013, imagem 029.
      O Capitão Ignacio de Barros, de 70 anos, casado, cristão velho, que vive de seu negócio, natural da Vila de Viana do Arcebispado de Braga, morador na Vila de São Sebastião, Freguesia do Corpo Santo do Recife, há cincoenta e três anos.

      Quinta testemunha. Folha 013v, imagem 030.
      O Padre Manoel Luis da Fonseca, de 61 anos, sacerdote do hábito de São Pedro, natural da Vila de Ranhados, Freguesia de São Martinho do Bispado de Lamego, morador na Vila Nova de São Sebastião da Freguesia do Corpo Santo do Recife há trinta anos. [1]
    • Diligência de Habilitação de Jerónimo Vieira Pinto - Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, Jerónimo , maço 006, documento 0102.

      Folha 014, imagem 031.
      E logo em o dito dia, mês, e ano atrás declarado [vinte e seis de Fevereiro de 1710] mandou o Reverendo Comissário o Licenciado Manoel da Costa Rybeiro vir perante si o Livro dos batizados da Matriz do Corpo Santo da Vila nova de São Sebatião do Arrecife, e revendo o dito livro a folhas quarenta e duas, verso, achou um assento, cujo teor é o seguinte.

      Aos vinte e sete de Setembro de mil e seiscentos, e oitenta e oito batizei, e pus os santos óleos em Hieronimo, filho de Bento Gonçalves Vieira, e Dona Maria de Olyveira. Foram Padrinhos João Alves Vieira, e Dona Catharina de Xarès. O Padre João Gonçalves Florença.

      E não continha mais o dito assento a que me reporto, e dou fé passar o referido na verdade, de que assinou o Reverendo Comissário comigo Escrivão eleito para esta diligência. Manoel da Costa Ribeiro. Manoel da Cunha de Carvalho.

      Folha 014v, imagem 032.
      O Licenciado Manoel da Cunha de Carvalho, sacerdote do hábito de São Pedro, certifico que nesta inquerição se gastou um dia, vindo o Reverendo Comissário da Cidade de Olinda, onde tem o seu domicílio, a esta Vila nova de São Sebastião do Arrecife, distante uma légua, e eu na mesma vila acima declarada. Em fé da verdade passei a presente de minha letra, e sinal, aos vinte e seis dias do mês de Fevereiro de mil e setecentos e dez anos. Manoel da Cunha de Carvalho. [1]

  • Fontes 
    1. [S270] ANTT - Arquivo Nacional da Torre do Tombo, https://digitarq.arquivos.pt/details?id=2329778.