Famílias Mafra

Maria Paula de Espíndola Bitancurt

feminino +/- 1717 - 1814  (97 anos)


Gerações:      Padrão    |    Compacta    |    Vertical    |    Textual    |    Formato de Registro    |    Tabelas    |    PDF

Geração: 1

  1. 1.  Maria Paula de Espíndola Bitancurt nasceu cerca de 1717 em São Mateus, Vila da Praia, Santa Cruz da Graciosa, Ilha Graciosa, Açores, Portugal; morreu em 9 Jul 1814 em Freguesia de Nossa Senhora do Desterro, Desterro, Florianópolis, SC; foi enterrado em Capela da Ordem Terceira de São Francisco, Florianópolis, SC.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Maria Paula, Maria Paula de Espindola Bitancur.

    Notas:

    Falecimento:
    Florianópolis, SC, Nossa Senhora do Desterro, Livro de Óbitos 005, 1804-1816, 199v, FamilySeearch imagem 00215.
    A nove de Julho de 1814, na Freguesia de Nossa Senhora do Desterro da Ilha de Santa Catarina, faleceu, de velhice, Dona Maria Paula de Bitancur, de 97 anos, viúva de Manoel Martins Coelho, de quem ficaram quatro filhos. Foi sepultada na Capela da Ordem Terceira. Fez testamento. Foi seu testamenteiro seu filho o Tenente Leonardo Joze Martins.

    Família/Cônjuge: Manoel Martins Coelho. Manoel (Filho de Sebastião Martins Coelho e Maria de Santa Rosa) nasceu em Quatro Ribeiras, Ilha Terceira, Açores, Portugal. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos(as):
    1. 2. Eugênia  Representação gráfica dos descendentes foi batizado em 16 Nov 1754; e morreu.
    2. 3. José Martins Coelho  Representação gráfica dos descendentes nasceu em Freguesia da Lagoa da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, SC; foi batizado em 16 Nov 1755 em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC; e morreu.
    3. 4. Francisco José Martins  Representação gráfica dos descendentes foi batizado em 2 Fev 1757 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.
    4. 5. Manoel  Representação gráfica dos descendentes foi batizado em 24 Set 1758 em Lagoa da Conceição, Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.
    5. 6. João  Representação gráfica dos descendentes nasceu em Freguesia da Lagoa da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, SC; foi batizado em 24 Jun 1760 em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC.
    6. 7. Maria  Representação gráfica dos descendentes foi batizado em 2 Jan 1763; e morreu.
    7. 8. Clara  Representação gráfica dos descendentes foi batizado em 27 Abr 1767 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.
    8. 9. Tenente Leonardo José Martins  Representação gráfica dos descendentes foi batizado em 19 Dez 1768; e morreu.


Geração: 2

  1. 2.  Eugênia Representação gráfica dos descendentes (1.Maria1) foi batizado em 16 Nov 1754; e morreu.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1751-1769, 029.
    Em os dezesseis dias do mês de Novembro de 1754. Eugenia, filha de Manoel Martins Coelho, natural de da Ilha Terceira da freguesia de Santa Beatriz, e de sua mulher Dona Maria de Bittancurt (sic), natural da Vila da Praia da Ilha Graciosa. Foram padrinhos Pedro Martins Coelho, solteiro e D. Florência, filha famílias de Francisco Spinola e de sua mulher Dona Maria, todos fregueses desta Matriz.


  2. 3.  José Martins Coelho Representação gráfica dos descendentes (1.Maria1) nasceu em Freguesia da Lagoa da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, SC; foi batizado em 16 Nov 1755 em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC; e morreu.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Joze, Jozeph Martins Coelho.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Livro de Batismos 001, 1751-1769, 036v, FamilySearch imagem 0040.
    A dezesseis de Novembro 1755, na pia batismal da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Vigário Manoel Cabral e Bittãocurt batizou Joze, filho de Manoel Martins Coelho, natural de Santa Beatriz das Quatro Ribeiras e de sua mulher Maria Paula, natural da Ilha Graciosa da Vila da Praia, Matriz do Apóstolo São Mateus. Padrinho Pedro Martins, filho de Sebastiam Martins e Maria de Santa Roza, já defuntos, e madrinha Maria Florencia Clara, filha de Francisco de Espindola de Bitancurt e de sua mulher Maria de Santo Antonio. Todos moradores nesta freguesia e fregueses desta Matriz.

    José casado Ana Maria Dávila em 1 Dez 1789 em Igreja de São Pedro, Rio Grande, RS. Ana (Filha de Manoel Dávila Machado e Rosa Maria Dias) nasceu em Freguesia de São Pedro do Rio Grande, Rio Grande, RS. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  3. 4.  Francisco José Martins Representação gráfica dos descendentes (1.Maria1) foi batizado em 2 Fev 1757 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Francisco Joze Martins
    • Crisma: 24 Ago 1765, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1751-1769, 046.
    Em o segundo dia do mês de Fevereiro de 1757. Francisco, filho de Manoel Martins, natural da freguesia de Santa Beatriz da Ilha Terceira, e de sua mulher Maria Paula, natural da Vila da Praia da Ilha Graciosa. Foram padrinhos Francisco Ferreira da Costa, casado com Jozepha Maria, [e] Flora Maria, filha famílias de Manoel Pires Ferreira ? e de sua mulher Izabel da Ressureiçam (sic).

    Crisma:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Livro de Batismos 001, 1751-1769, 157 a 157v, FamilySearch imagens 0163 e 0164.
    A vinte e quatro de Agosto 1765, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa da Ilha de Santa Catarina do Bispado do Rio de Janeiro, o Reverendo Doutor Vigário da Vara desta dita Ilha Ignacio Jozeph Galvão, com licença do Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom Frei Antonio do Desterro, Bispo do Rio de Janeiro, administrou o Sacramento da Confirmação. Crismou as pessoas seguintes. O Vigário Manoel da Crus Gomes.
    1. Francisco, filho de Manoel Martins Coelho e da sua mulher Maria Paula. Padrinho Francisco Martins da Rocha.

    Família/Cônjuge: Clara Maria Bitancurt. Clara (Filha de Manoel José Espíndola de Bitancurt e Rufina de Santo Antônio) nasceu em Freguesia da Lagoa da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, SC; foi batizado em 11 Fev 1759 em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC; e morreu. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos(as):
    1. 10. Maria  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 22 Nov 1790; foi batizado em 30 Nov 1790; e morreu.
    2. 11. Manoel  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 18 Jun 1792; foi batizado em 24 Jun 1792 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.
    3. 12. Ana  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 26 Jul 1794; foi batizado em 10 Ago 1794; e morreu.
    4. 13. Rita  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 16 Fev 1800 em Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC; foi batizado em 2 Abr 1800 em Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC; e morreu.
    5. 14. Genoveva Martins  Representação gráfica dos descendentes foi batizado em Nov 1802 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.
    6. 15. Francisca Martins  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 17 Set 1805; foi batizado em 4 Ago 1805 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.

  4. 5.  Manoel Representação gráfica dos descendentes (1.Maria1) foi batizado em 24 Set 1758 em Lagoa da Conceição, Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1751-1769, 067.
    Em os vinte e quatro dias do mês de Setembro de 1758. Manoel, filho de Manoel Martins Coelho, natural da freguesia de Santa Beatriz das Quatro Ribeiras da Ilha Terceira, Bispado de Angra, e sua mulher Maria Paula, natural da Freguesia de São Matheus da Praia da Ilha Graciosa, Bispado de Angra. Foram padrinhos Antonio Joze, filho famílias de Francisco de Espindola, natural da Freguesia de São Matheus da Ilha Graciosa do mesmo Bispado, e Matinha Suprianna de Jesus, filha famílias de Manoel de Ávilla da Rocha, natural da freguesia de Nossa Senhora de Água de Lupe, Ilha Terceira, Bispado de Angra.

    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1751-1769, 163v e 165.
    Aos [...] vinte e cinco dias do mês de Agosto de mil setecentos e sessenta e cinco anos continuou o Reverendo Doutor Vigário da Vara Ignacio Jozeph Galvão em administrar nesta Matriz de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa o Sacramento da Confirmação conforme a faculdade a ele concedida por sua Excelência Reverendíssima [Dom Frei Antonio do Desterro], do que para constar fiz este termo em o dia, mês e ano ut supra. O Vigário Manoel da Crus Gomes. [...].
    65. Manoel, filho de Manoel Martins e de Maria Paula. Padrinho João de Andrade. [...].


  5. 6.  João Representação gráfica dos descendentes (1.Maria1) nasceu em Freguesia da Lagoa da Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, SC; foi batizado em 24 Jun 1760 em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Livro de Batismos 001, 1751-1769, 085v, FamilySearch imagem 0091.
    A vinte e quatro de Junho de 1760, na pia batismal de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, Ilha de Santa Catarina, Bispado do Rio de Janeiro, o Vigário Sebatiam Joze da Cunha batizou João, filho de Manoel Martins Coelho, natural e batizado na Freguesia de Santa Beatriz das Quatro Ribeiras, Ilha Terceira e de sua mulher Maria Paula, natural e batizada na Freguesia de São Mateus da Praia, Ilha Graciosa. Padrinhos Manoel Pires Fereira e sua mulher Izabel da Sureisam. Todos fregueses desta Paroquial de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa.


  6. 7.  Maria Representação gráfica dos descendentes (1.Maria1) foi batizado em 2 Jan 1763; e morreu.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1751-1769, 114.
    Aos dois do mês de Janeiro de 1763. Maria, filha legítima de Manuel Martins Coelho (sic), natural e batizado na freguesia de Santa Beatriz da Ilha Terceira, e de sua mulher Maria Paula, natural e batizada na freguesia de São Mateus da Vila da Praia da Ilha da Graciosa, neta pela parte paterna de Sebastião Martins, natural e batizado na freguesia de Santa Beatriz, e de Maria da Santa Roza, sua mulher, natural da freguesia de Porto Martim, ambas da Ilha Terceira, e pela materna neta de Francisco Spinola de Bitancurt, natural e batizado na freguesia de São Mateus da Vila da Praia, e da sua mulher Dona Maria de Santo Antonio, natural da freguesia de Nossa Senhora da Luz, [ambas da Ilha] Graciosa. Foram padrinhos o Alferes ... ? Spinola Baptista, e Dona Florência Clara, todos fregueses desta freguesia.


  7. 8.  Clara Representação gráfica dos descendentes (1.Maria1) foi batizado em 27 Abr 1767 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1751-1769, 181.
    Aos 27 Abr 1767. Clara, filha legítima de Manoel Martins Coelho, natural e batizado na freguesia de Santa Beatriz da Ilha Terceira, e de sua mulher Maria Paula, natural e batizada na freguesia de São Mateus da Ilha Graciosa do Bispado de Angra, neto pela parte paterna de Sebastião Martins e de Maria de Santa Roza, naturais da dita freguesia, e pela parte materna de Francisco de Espindola Bitancur e de sua mulher Maria de Santo Antonio, naturais da mesma freguesia de São Mateus. Foram padrinhos o Alferes João Espindola Baptista de Bintancurt (sic), casado, e Antonia ? de Jesus, todos fregueses desta Matriz.


  8. 9.  Tenente Leonardo José Martins Representação gráfica dos descendentes (1.Maria1) foi batizado em 19 Dez 1768; e morreu.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Leonardo Joze Martins

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1751-1769, 222.
    Aos dezenove dias do mês de Dezembro de 1768. Leonardo, filho legítimo de Manoel Martins, natural e batizado na Freguesia de Santa Beatriz das Quatro Ribeiras da Ilha Terceira, Bispado de Angra, e de sua mulher Maria Paula, natural e batizada na freguesia de São Mateus da Ilha da Graciosa do dito Bispado; neto pela parte paterna de Sebastiam Martins, natural e batizado na dita Matriz de Santa Beatriz, e de sua mulher Maria da Santa Roza, natural da freguesia de Nossa Senhora do Rosário da Vila da Praia, e pela materna de Francisco Spinola de Bitancur, natural e batizado na dita Matriz de São Mateus, e de sua mulher Maria de Santo Antonio, natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Luz da Ilha Graciosa do dito Bispado. Foram padrinhos Antonio Joze, solteiro, e Jozepha Maria, mulher de Francisco Pereira da Costa, todos fregueses desta Matriz.

    Família/Cônjuge: Felisberta Joaquina de Vargas. Felisberta (Filha de Manoel José de Vargas e Ana Maria) nasceu cerca de 1766 em Rio Pardo, RS; morreu em 4 Nov 1806 em Vila do Desterro, Ilha de Santa Catarina, Florianópolis, SC; foi enterrado em Capela da Ordem Terceira de São Francisco, Florianópolis, SC. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]



Geração: 3

  1. 10.  Maria Representação gráfica dos descendentes (4.Francisco2, 1.Maria1) nasceu em 22 Nov 1790; foi batizado em 30 Nov 1790; e morreu.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1789-1807, 025.
    Aos trinta dias do mês de Novembro de 1790. Maria, filha legítima de Francisco Joze Martins (sic) e de Dona Clara Maria, naturais desta Freguesia, onde foram batizados; neta paterna de Manoel Martins Coelho, natural e batizado na Freguesia de Santa Beatriz das Quatro Ribeiras, Ilha Terceira, e de Maria Paula, natural e batizada na fregue


  2. 11.  Manoel Representação gráfica dos descendentes (4.Francisco2, 1.Maria1) nasceu em 18 Jun 1792; foi batizado em 24 Jun 1792 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1789-1807, 067.
    Aos vinte quatro dias do mês de Junho de 1792. Manoel, filho legítimo de Francisco Joze Martins (sic) e de Dona Clara Maria de Jesus, naturais e batizados nesta mesma Freguesia de Nossa Senhora da Conceição; neto por parte paterna de Manoel Martins Coelho, natural da Ilha Terceira, da Freguesia de Santa Beatriz, e Dona Maria Paula, natural da Ilha Graciosa, da Freguesia de São Sebastião, e pela materna neto do Capitão Manoel Joze de Bitancurt (sic), natural da Ilha Graciosa, Freguesia de São Sebastião, e Dona Rufina de Santo Antonio, natural da Ilha Terceira, freguesia de Santa Beatriz, todas do Bispado de Angra; nasceu aos dezoito dias do corrente mês; foram padrinhos o Capitão Manoel Francisco da Costa e o Alferes Joze Lourenço Dinis. De que constar faz este assento que por verdade assino.


  3. 12.  Ana Representação gráfica dos descendentes (4.Francisco2, 1.Maria1) nasceu em 26 Jul 1794; foi batizado em 10 Ago 1794; e morreu.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Anna

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1789-1807, 117.
    Aos dez dias do mês de Agosto de 1794. Anna, nascida em vinte seis do mês pretérito, filha legítima de Francisco Joze Martins (sic) e de Dona Clara Maria de Jesus, naturais e batizados nesta paróquia e dela fregueses. Neta pela parte paterna de Manoel Martins Coelho, natural e batizado na Freguesia das Quatro Ribeiras da Ilha Terceira, e de sua mulher Dona Maria Paula, natural da Ilha Graciosa, e ignoram a freguesia, ambas do Bispado de Angra; pela materna do Capitão Manoel Joze de Bitancur, natural da dita Ilha Graciosa, e de sua mulher Dona Rofina (sic) de Santo Antonio, natural da dita Ilha Terceira, e ignoram as freguesias, ambas do dito Bispado de Angra. Foram padrinhos Leonardo Joze de Bitancur, solteiro, filho do dito Manoel Martins Coelho, morador na Vila de Nossa Senhora do Desterro, e Florinda de Jesus, solteira, filha de André Machado, morador nesta freguesia. De que para constar faço este assento que assino.


  4. 13.  Rita Representação gráfica dos descendentes (4.Francisco2, 1.Maria1) nasceu em 16 Fev 1800 em Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC; foi batizado em 2 Abr 1800 em Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC; e morreu.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1789-1807, 257.
    Aos 02 Abr 1800. Rita, nascida aos dezesseis dias do mês pretérito, filha legítima de Francisco Joze Martins e de Dona Clara Maria de Jesus, naturais e batizados nesta Paróquia, moradores nesta Freguesia. Neta pela parte paterna de Manoel Martins Coelho , natural e batizado na Freguesia de Santa Beatriz da Ilha Terceira, e de sua mulher Maria Paula, natural e batizada na Freguesia da Vila da Praia da Ilha Graciosa, ambas do Bispado de Angra, pela materna do Capitão Manoel Joze de Bitancur, natural e batizado na dita Freguesia da Vila da Praia, e de sua mulher Dona Rufina de Santo Antonio, natural e batizada na Freguesia de Nossa Senhora Aguadelupe da dita Ilha Terceira. Foram padrinhos o Alferes Leonardo Lourenço Diniz e sua filha Maria de Jesus, solteira.


  5. 14.  Genoveva Martins Representação gráfica dos descendentes (4.Francisco2, 1.Maria1) foi batizado em Nov 1802 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1789-1807, 313.
    ... ? ... ?. Genoveva, filha legítima de Francisco Joze Martins e de Dona Clara Maria de Jesus, naturais e batizados nesta Paróquia. Neta pela parte paterna de Manoel Martins Coelho, natural e batizado na Freguesia de Santa Beatriz da Ilha Terceira, e de sua mulher Maria Paula, natural e batizada na Freguesia da Vila da Praia da Ilha Graciosa, ambas do Bispado de Angra, pela materna do Capitão Manoel Joze de Bitancur, natural e batizado na dita Freguesia da Vila da Praia, e de sua mulher Dona Rufina de Santo Antonio, natural e batizada na Freguesia de Nossa Senhora de Agua Delupe (sic) da dita Ilha Terceira. Foram padrinhos o Tenente Joze Lourenço de Bitancur e sua mãe a dita Dona Rufina de Santo Antonio. (O assento imediatamente anterior é de trinta e um de Outubro de 1802 e o imediatamente posterior de quatorze de Novembro de 1802).


  6. 15.  Francisca Martins Representação gráfica dos descendentes (4.Francisco2, 1.Maria1) nasceu em 17 Set 1805; foi batizado em 4 Ago 1805 em Desterro, Florianópolis, SC; e morreu.

    Notas:

    Batismo:
    Florianópolis, SC, Lagoa da Conceição, Nossa Senhora da Conceição, Batismos 1789-1807, 377.
    Aos quatro dias do mês de Agosto de 1805. Francisca, nascida aos dezessete dias do mês pretérito, filha legítima do Furriel Francisco Joze Martins e de Dona Clara Maria de Jesus, naturais e batizados nesta Paróquia. Neta pela parte paterna de Manoel Martins Coelho, natural e batizado na freguesia de Santa Beatriz da Ilha Terceira, e de sua mulher Dona Maria Paula de Jesus, natural da Ilha Graciosa, ambas do Bispado de Angra, ignoram a Freguesia, pela materna do Capitão Manoel Joze de Bitancur, natural da dita Ilha Graciosa, e de sua mulher Dona Rufina de Santo Antonio, natural da dita Ilha Terceira, ignoram as Freguesias. Foram padrinhos o Tenente Tomaz Cardozo da Costa e sua irmã Dona Francisca Luiza da Costa.