Famílias Mafra

Abílio César de Barros Correia

masculino 1879 - 1958  (79 anos)


Gerações:      Padrão    |    Compacta    |    Vertical    |    Textual    |    Formato de Registro    |    Tabelas    |    PDF

Geração: 1

  1. 1.  Abílio César de Barros Correia nasceu em 2 Mai 1879; morreu em 21 Jun 1958 em Pesqueira, PE; foi enterrado em Cemitério de Belo Jardim, Belo Jardim, PE.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Abilio de Barros Correa, Abilio Cezar de Barros Correia, Abílio César de Barros Correia.
    • Profissão: Comerciante

    Notas:

    Barros Correia, Telma de - Havia uma flor no caminho, página 23.

    Abílio César de Barros Correia era filho de Ana César e de Inácio de Barros Correia, um comerciante de tecidos morador de Belo Jardim, que havia sido também proprietário da fazenda de gado Cayana, em São Bento, e viajante de cobrança de casas comerciais do Recife. Abílio nasceu em 1879 na fazenda Tacaeté.

    Barros Correia, Telma de - Havia uma flor no caminho, 2. Belo Jardim, páginas 19 a 38.

    Barros Correia, Abílio César de - Relato Familiar, transcrição de Amaury de Barros Correia, página 11.

    Tendo falecido meu pai a 6 de novembro de 1906, minha mãe ficou morando no sobrado onde se casaram as três filhas que eram solteiras, depois morava ora com Tito e ora comigo, vindo a falecer no dia 5 de novembro de 1937 em minha casa, tendo a seu pedido sido sepultada no Cemitério de São Bento.

    No ano de 1923, por influência do Governador Sérgio Loreto, assumi a chefia política do município do Brejo da Madre de Deus, que compreendia também o distrito de Belo Jardim. Em março de 1924 a Câmara e o Senado do Estado votaram a lei que transferiu a sede do Brejo para Belo Jardim, e o Governador Sérgio Loreto sancionou, sendo aqui instalada a 11 de maio do mesmo ano. A 10 de julho de 1925 fui eleito prefeito do Brejo, com sede em Belo Jardim.

    Copiado do original por Amaury de Barros Correia.

    O relato familiar escrito por Abílio César de Barros Correia, e transcrito, copiado do original, por seu filho Amaury de Barros Correia, é referido por Telma de Barros Correia, neta de Abílio, em seu livro Havia uma flor no caminho, da seguinte forma: CORREIA, Abílio César de Barros. Caderneta de Notas. Belo Jardim, novembro de 1946. (manuscrito).

    Falecimento:
    Belo Jartim, PE, Livro de Óbitos 028, 1957-1959, 147, 16105, FamilySearch imagem 0162.
    A vinte e um de Junho de 1958, em Pesqueira, PE, faleceu, de colapso cardíaco, Abilio Cesar de Barros Correia, de 79 anos, de cor morena, natural deste Estado, proprietário, residente nesta cidade, filho de Inacio Paes de Barros Correia e Ana Cesar de Barros Correia, casado com Dona Clara de Barros Correia. Foi sepultado no cemitério desta cidade. Declarante José Abaeté de Barros Correia, a vinte e dois de Junho de 1958, no Cartório do Registro Civil do Município de Belo Jardim. José Abaeté de Barros Correia.

    Abílio casado Clara Leocádia Vieira em 14 Nov 1905 em Engenho Amolar, Panelas, Quipapá, PE. Clara (Filha de Tenente Agostinho Leocádio Vieira e Francisca Alves da Costa) nasceu cerca de 1879. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos(as):
    1. 2. Maria  Representação gráfica dos descendentes
    2. 3. Inácio Paes de Barros Correia  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 15 Jul 1907 em Engenho Amolar, Panelas, Quipapá, PE.
    3. 4. Coaracy  Representação gráfica dos descendentes
    4. 5. Amaury de Barros Correia  Representação gráfica dos descendentes
    5. 6. José Abaeté de Barros Correia  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 7 Jul 1909 em Casa nº 8 da Rua 4 de Outubro, Vila de Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, PE; morreu em 8 Mar 1977 em Hospital Unicordis, Recife, PE.
    6. 7. Coarcy  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 26 Ago 1910 em Rua da Estação, Vila de Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, PE; foi batizado em 14 Fev 1911 em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Belo Jardim, PE.
    7. 8. Lígia  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 21 Abr 1913.
    8. 9. Jessé  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 11 Fev 1915 em Vila de Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, PE.
    9. 10. Urze do Prado de Barros Correia  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 31 Jul 1920 em Rua da Estação, Vila de Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, PE; foi batizado em 13 Mar 1921 em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Belo Jardim, PE.


Geração: 2

  1. 2.  Maria Representação gráfica dos descendentes (1.Abílio1)

    Notas:

    Batismo:
    Belo Jardim, PE, Nossa Senhora da Conceição, Livro de Batismos 009, 1901-1906, 200, FamilySearch imagem 0209.
    A vinte e nove de Outubro de 1906, na Matriz de Belo Jardim, o Vigário Pedro Paes e Paiva batizou Maria, de dois meses, filha legítima de Abilio Cesar de Barros Correia e Clara de Barros Correia. Padrinhos Ricardo de Barros Correia e Maria Celeste de Barros Correia.


  2. 3.  Inácio Paes de Barros Correia Representação gráfica dos descendentes (1.Abílio1) nasceu em 15 Jul 1907 em Engenho Amolar, Panelas, Quipapá, PE.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Ignacio Paes de Souza, Inacio Barros Correia, Inácio de Barros Correia, Ignacio Paes de Barros Correia, Inácio Paes de Barros Correia.

    Notas:

    Nascimento:
    Belo Jardim, PE, Livro de Nascimentos 002, 1904-1918, 059 a 059v, 203, FamilySearch imagens 0102 e 0103.
    Ignacio Paes de Barros Correia, nascido nesta Vila a quinze de Julho de 1907, filho legítimo de Abilio Cezar de Barros Correia e Clara de Barros Correia. Avós paternos Ignacio Paes de Barros Correia e Anna Cezar de Barros Correia. Avós maternos Agostinho Leocadio Vieira e Francisca da Costa Vieira. Declarante o pai, Abilio Cezar de Barros Correia, a primeiro de Julho de 1910, na Repartição do Registro Civil da Vila de Belo Jardim do Município do Brejo, perante o Capitão Antonio Rodrigues Vilella, Juiz de Distrito em exercício. Antonio Rodrigues Vilella. Abilio Cezar de Barros Correia.

    Inácio casado Maria de Lurdes SoaresRecife, PE. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos(as):
    1. 11. Marta de Barros Correia  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 30 Jul 1846 em Maternidade do Instituto de Obstetrícia, Boa Vista, Recife, PE.
    2. 12. Tânia de Barros Correia  Representação gráfica dos descendentes nasceu em 5 Set 1947 em Maternidade do Instituto de Obstetrícia, Boa Vista, Recife, PE.

  3. 4.  Coaracy Representação gráfica dos descendentes (1.Abílio1)

    Notas:

    Batismo:
    Belo Jardim, PE, Nossa Senhora da Conceição, Livro de Batismos 1906-1912, 121, FamilySearch imagem 0124.
    A quatorze de Fevereiro de 1911, na Matriz, o Vigário Pedro Paes e Paiva batizou Coaracy, de cinco meses, filho legítimo de Abílio Cezar de Barros Corrêa e Clara Leocadia de Barros Corrêa. Padrinhos Mario Lafaiete de Barros Corrêa e Francisca de Mello Leocadia.


  4. 5.  Amaury de Barros Correia Representação gráfica dos descendentes (1.Abílio1)

    Notas:

    Municipalismo por Newton Thaumaturgo - Terça-feira, 27 de Outubro de 2009. História de Belo Jardim - Fragmentos
    http://newtonthaumaturgo.blogspot.com/2009/10/historia-de-belo-jardim-fragmentos.html?m=0 em 4 de Março de 2023.

    No dia 10 de fevereiro de 1981 recebi uma carta de um velho amigo que conheci em Brejo da Madre de Deus, que era proprietário de uma Farmácia ali instalada nos idos da década de 50 do Século passado. Trata-se do Sr. Amaury de Barros Correia, que também era esposo da Professora Laurita de Régis, de quem fui aluno. Nessa carta o Sr. Amaury relata a sua luta para coletar fatos históricos sobre a sua terra Belo Jardim, objetivando publicar um livro sobre a História do seu torrão natal.

    E diz a carta a mim dirigida:

    "Meu prezado amigo Newton Thaumaturgo,

    Abraços.

    Vários são os motivos d'esta, dos quais o primeiro é cumprimentá-lo pela "História de Panelas - Terra dos Cabanos"; segundo é dizer-lhe que recebi notícias suas através de Lourdinha, filha de Laura Amaral, a terceira é o enorme desejo de vê-lo e conversá-lo.

    Estou com material em ordem para a História de minha amada terra Belo Jardim. Há mais de dois anos que venho pesquisando no Museu de Arte Sacra e no Arquivo Público na Rua do Imperador, nas Bibliotecas da Faculdade de Direito, Joaquim Nabuco no 13 de Maio, na Igreja da Penha, etc. etc. com a finalidade não só da história, como corrigir datas que o IBGE e Sebastião Galvão Vasconcelos registram nos seus livros. Muita coisa errada.

    Frequento a FIAM. Por intermédio de Nelson Barbalho soube que você tinha vasto material sobre Belo Jardim.

    O meu arquivo data de 1776, história de Tacaeté e do Cel. Pedro Paes, do Barão de Buíque, que era parente do Cel. Pedro Paes e outros.

    Do Brejo da Madre de Deus, tenho desde quando era dependente de Cimbres, do Senado de Cimbres, transferência para o Brejo --- Transferência da sede do distrito de Mandaçaia para Fazenda Nova em 1924, sua instalação etc.

    Para complementar a História de Belo Jardim, está me faltando a data em que o Frade Cassiano de Comacchio saiu do Brejo para em Missão no "Capim" e batizou com o nome de Belo Jardim em 1881.

    Fernando Pio, do Museu Sacro me disse que era fácil obter no livro de Tombo da igreja do Brejo, pois, foi de lá que o Frade partiu para Belo Jardim junto com o Vigário do Brejo.

    Tenho todo o roteiro da vida missionária do frade fornecido pelos Capuchinhos da Penha, mas, não consta o dia da visita do frade em Belo Jardim.

    Conheci de perto o padre Pedro da Purificação Paes e Paiva, bem como seus filhos e netos--- Padre Pedro faleceu em Belo Jardim, em abril de 1922. Foi Vigário, recebeu a visita de Padre Cícero, em 1906."

    Obs.: Frei Cassiano de Comacchio fez pregações missionárias no Ceará, isto a partir do ano de 1887, assistindo as pessoas flageladas pelo seca. Construiu um açude junto à Serra de Uruburetama, ainda fez edificar uma igreja em Itapipoca e reformou um Santuário de São Francisco de Canidé, isto no ano de 1889, antes porém esteve pregando Missões no Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, e no ano de 1881 se deslocou para um lugarejo chamado Capim onde havia uma Capela, tendo em uma de suas pregações pedido para que àquela localidade passasse a ser chamada de "Belo Jardim", pelo sua beleza natural, e foi atendido, e é hoje a cidade de Belo Jardim, que já foi do Município do Brejo da Madre de Deus. Vale também registrar que no dia 23 de março de 1881, Frei Cassiano de Comacchio estava pregando as Missões na Povoação de Igreja Nova, no vizinho Estado das Alagoas, e nesse mesmo dia lançou a pedra fundamental da igreja dali, hoje Matriz da cidade. Segundo matéria publicada no Diário de Pernambuco sob o título "HÁ UM SÉCULO", edição de 18 de outubro de 1981, Frei Cassiano de Camacchio realizou as Missões no então Povoado do Capim, a quem denominou de Belo Jardim, nos primeiros dias do mês de setembro de 1881.


  5. 6.  José Abaeté de Barros Correia Representação gráfica dos descendentes (1.Abílio1) nasceu em 7 Jul 1909 em Casa nº 8 da Rua 4 de Outubro, Vila de Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, PE; morreu em 8 Mar 1977 em Hospital Unicordis, Recife, PE.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: José de Barros Correia, José Abaeté de Barros Correia.

    Notas:

    Nascimento:
    Belo Jardim, PE, Livro de Nascimentos 002, 1904-1918, 126v a 127, 455, FamilySearch imagem 0172.
    Conforme anotação de quatorze de Janeiro de 1971, Retificação, em virtude de mandado judicial o nome José foi retificado para José Abaeté de Barros Correia e a data do seu nascimento foi retificada de quinze de Fevereiro de 1915 para sete de Agosto de 1913. Tal anotação, embora esteja lavrada no termo de nascimento de Jessé, não se refere a Jessé e sim ao seu irmão José de Barros Correia, nascido a sete de Julho de 1909, cujo termo de nascimento está lavrado neste mesmo livro, folha 59v, 204, FamilySearch imagem 0103.

    Falecimento:
    Recife, PE, 12ª Zona, Poço da Panela, Livro de Óbitos 053, 1976-1979, 106, 483, FamilySearch imagem 0113.
    A oito de Março de 1977, no Unicordis, Recife, faleceu, de acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca, José Abaeté de Barros Correia, de 63 anos, de profissão comerciante, natural de Belo Jardim, onde era residente, filho de Abilio Cézar de Barros Correia e Clara de Barros Correia, falecidos. Era casado com Maria José de Barros Correia, de quem deixa os seguintes filhos: Carmen Dhalea de Barros Correia, Marcia de Barros Correia, Marcos, Paulo e Telma de Barros Correia. Declarante José da Paz de Lima, a nove de Março de 1977, no cartório do Poço da Panela, Recife, PE, mediante exibição de atestado de óbito firmado pelo Dr. Luiz Fernando de Oliveira.

    Família/Cônjuge: Maria José. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]

    Filhos(as):
    1. 13. Cármen Dhalea de Barros Correia  Representação gráfica dos descendentes

  6. 7.  Coarcy Representação gráfica dos descendentes (1.Abílio1) nasceu em 26 Ago 1910 em Rua da Estação, Vila de Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, PE; foi batizado em 14 Fev 1911 em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Belo Jardim, PE.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Coary, Coarcy.

    Notas:

    Batismo:
    Belo Jardim, PE, Nossa Senhora da Conceição, Livro de Batismos 010, 1906-1912, 121, FamilySearch imagem 0124.
    A quatorze de Fevereiro de 1911, na Matriz, o Vigário Pedro Paes e Paiva batizou Coarcy, de cinco meses, filho legítimo de Abílio Cezar de Barros Corrêa e Clara Leocadia de Barros Corrêa. Padrinhos Mario Lafaiete de Barros Corrêa e Francisca de Mello Leocadia.


  7. 8.  Lígia Representação gráfica dos descendentes (1.Abílio1) nasceu em 21 Abr 1913.

    Família/Cônjuge: José Cândido Mergulhão. [Ficha familiar] [Diagrama familiar]


  8. 9.  Jessé Representação gráfica dos descendentes (1.Abílio1) nasceu em 11 Fev 1915 em Vila de Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, PE.

    Notas:

    Nascimento:
    Belo Jardim, PE, Livro de Nascimentos 002, 1904-1918, 126v a 127, 455, FamilySearch imagem 0172.
    Jessé, nascido nesta Vila de Belo Jardim a onze de Fevereiro de 1915, filho legítimo de Abilio Cesar de Barros Correia e Dona Clara de Barros Correia. Avós paternos Ignacio Paes de Barros Correia e Dona Anna Cesar de Barros Correia. Avós maternos Agostinho Leocadio Vieira e Francisca Alves da Costa. Todos pernambucanos. Declarante o pai, Abilio Cesar de Barros Correia, a quatorze de Fevereiro de 1915, na repartição do registro civil da Vila de Belo Jardim do Município do Brejo da Madre de Deus, PE. Abilio Cezar de Barros Correia.
    Conforme anotação de quatorze de Janeiro de 1971, Retificação, em virtude de mandado judicial o nome José foi retificado para José Abaeté de Barros Correia e a data do seu nascimento foi retificada de quinze de Fevereiro de 1915 para sete de Agosto de 1913. Tal anotação, embora esteja lavrada neste termo, não se refere a Jessé e sim ao seu irmão José de Barros Correia, nascido a sete de Julho de 1909, cujo termo de nascimento está lavrado neste mesmo livro, folha 59v, 204, FamilySearch imagem 0103.


  9. 10.  Urze do Prado de Barros Correia Representação gráfica dos descendentes (1.Abílio1) nasceu em 31 Jul 1920 em Rua da Estação, Vila de Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Belo Jardim, PE; foi batizado em 13 Mar 1921 em Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Belo Jardim, PE.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Urzia, Urze, Urze do Prado de Barros Correia.
    • Profissão: Médica

    Notas:

    Batismo:
    Belo Jardim, PE, Nossa Senhora da Conceição, Livro de Batismos 014, 1920-1921, 032v, 158, FamilySearch imagem 0035.
    A treze de Março de 1921, na Matriz de Belo Jardim, o Vigário Padre Jefferson Valgueiro Diniz batizou Urzia, de sete meses e dias, filha legítima de Abilio Cezar de Barros Correia e Clara Vieira de Barros Correia. Padrinhos o Doutor Agricio Brazil e Fausta de Mello Brazil.



Geração: 3

  1. 11.  Marta de Barros Correia Representação gráfica dos descendentes (3.Inácio2, 1.Abílio1) nasceu em 30 Jul 1846 em Maternidade do Instituto de Obstetrícia, Boa Vista, Recife, PE.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Marta de Barros Correia

    Notas:

    Nascimento:
    Recife, PE, Boa Vista, Livro de Nascimentos 101, 1946, 230, 38386, FamilySearch imagem 0460.
    Marta de Barros Correia, de cor branca, nascida na Maternidade do Instituto de Obstetrícia, neste distrito, a trinta do mês findo, filha legítima de Inácio de Barros Correia, industrial e de Dona Maria de Lourdes de Barros Correia, naturais deste Estado, casados nesta cidade, residentes na casa sita à Avenida Manoel Borba, nº 401, neste distrito. Avós paternos Abilio César de Barros Correia e Dona Clara de Barros Correia. Avós maternos Americo da Silva Soares, já falecido e Dona Antônia Pires Soares. Declarante o pai, aos cinco de Agosto de 1946, em cartório da Boa Vista, Recife. Inacio Barros Correia. O nome dos pais foi retificado mediante mandado judicial para Inácio Paes de Barros Correia e Maria de Lourdes Soares Correia.


  2. 12.  Tânia de Barros Correia Representação gráfica dos descendentes (3.Inácio2, 1.Abílio1) nasceu em 5 Set 1947 em Maternidade do Instituto de Obstetrícia, Boa Vista, Recife, PE.

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Tânia de Barros Correia

    Notas:

    Nascimento:
    Recife, PE, Boa Vista, Livro de Nascimentos 104, 1947, 222v, 41332, FamilySearch imagem 0445.
    Tânia de Barros Correia, de cor branca, nascida na Maternidade do Instituto de Obstetrícia, neste distrito, a cinco do corrente, filha legítima de Inácio Paes de Barros Correia, industrial e de sua esposa Dona Maria de Lourdes de Barros Correia, naturais deste Estado, casados nesta cidade, residentes na Avenida Manoel Borba, nº 401. Avós paternos Abilio Cezar de Barros Correia e Dona Clara de Barros Correia. Avós maternos Américo da Silva Soares, já falecido e Dona Antônia Pires Soares. Declarante o pai, aos oito de Setembro de 1947, em cartório da Boa Vista, Recife.


  3. 13.  Cármen Dhalea de Barros Correia Representação gráfica dos descendentes (6.José2, 1.Abílio1)

    Outros atributos/eventos:

    • Grafias do nome: Carmen de Barros Correia Dhalia, Carmen Dhalea de Barros Correia.