Notas |
- From: Brigitte Brandenburg
To: sc_gen@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, July 15, 2008 1:36 AM
Subject: [sc-gen] a novela do batismo-Boegershausen e Caldeira
Aos Snrs. Dr. Juiz de Direito e Promotor Público - Vai sem comentário,
1-"Illmo. e Rev. Snr. Peço a V.Rev. o favor de batizar hoje às 4 horas e meia da tarde uma criança. Seu criado e respeitador F. Caldeira. Jlle, 8 de fevereiro de 1874."
2 -(resposta-Copia) "Illmo. Snr. F. Caldeira, Em resposta a seu favor, que recebi hoje ao meio dia, comunico a V.Sa. que esta tarde a qualquer hora me achará pronto a fazer o batizado. Não sei quem se apresentará para servir de padrinho, por isso acho bom de lembrar a V.Sa. que, segundo as leis da Igreja, não pode ser padrinho quem pertence à maçonaria. Com toda a estima e consideração. De VSa. Venerador e servo. Padre Boegershausen. Joinville, 8 de fevereiro de 1874."
3- "Illmo e Rev. Snr. Padre Carlos Boegershausen, Respondendo a carta de V.rev. que recebi hoje às e horas da tarde, cumpre me avisar a VRev. que o padrinho seria eu se quisesse esconder de VRev. uma qualidade de que me honro - a de maçon - mas por prudência e para evitar desgosto deixo de comparecer a este ato de religião. VRev. ficará portanto com a consciência tranquila, obedecendo a uma bula não placitada, e eu lamentando que depois dos fatos que se tem dado, queira VRev. chamar a si tal celebridade. De VRev. Criado e Venerador Fernando G. Caldeira de Andrade. Joinville, 8 de fevereiro de 1874."
Para os Snrs. Dr. Juiz de Direito e Promotor Público verem:
Copias.
"Fernando Gomes Caldeira de Andrada, Cavalleiro da Ordem de N.S. de Jesus Cristo, condecorado com as medalhas da rendição de Uruguayana e Campanha do Paraguay, Juiz Comissario dos Municípios de S.Francisco e Joinville, etc, etc, - Por esta minha bastante procuração por mim feita e assinada constituo meu procurador ao Snr. João Eugenio Moreira para levar à igreja, afim de completar o batismo por mim feito na inocente Maria, filha da parda Rita Maria da Maia. Joinville, 10 de fevereiro de 1874.
Fernando Gomes Caldeira de Andrada."
Ilmo e Rev. Snr. Padre Carlos Boegershausen.
João Eugenio Moreira precisa que VRev. se digne certificar a razão por que não aceita a procuração passada pelo Sr. Fernando Gomes Caldeira de Andrada para em nome dele eu apresentar ao batismo a inocente Maria. Pede a VRev. assim se digne deferir e com que E.R.Mcc. Joinville, 11 de Fevereiro de 1874. João Eugenio Moreira.
"A razão é por que não admitiria a quem passou a procuração, se em pessoa comparecesse para servir de padrinho."
Freguesia de S. Francisco Xavier de Joinville, aos 12 de fevereiro de 1874. O Vigario Padre Carlos Boegershausen.
Do Kolonie Zeitung - 1874
Brigitte
|